Paraná alcança liderança na produção industral em março | Fábio Campana

Paraná alcança liderança na produção industral em março

O setor de veículos automotores no Paraná contribuiu com crescimento de  14,0% (Foto: Divulgação/AENotícias)

Produção cresceu 9,8% quando comparada ao mesmo período de 2011. Edição e reprodução de gravações foi o setor com maior participação.

Do G1 PR:

A produção industrial do Paraná no mês de março foi a maior registrada no país, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10). A produção aumentou 9,8% quando comparada a fevereiro e 15% ao se analisar os números de março de 2011. A média nacional foi de recuo de 0,5%, sendo que 14 regiões participam da pesquisa. O dado representa uma recuperação, já que nos últimos dois meses o estado havia apresentado queda na produção industrial.

Segundo o IBGE, o setor que mais influenciou para este crescimento foi de edição, impressão e reprodução de gravações com 89,2% do total. Isso não só pelo aumento no volume de fabricação, mas também porque, em março de 2011, o ramo havia registrado retração de 49,5%.

Os setores de veículos automotores, com 14,0%, e refino de petróleo e produção de álcool, com 17,7%, também pressionaram o índice. Na via oposta, as áreas de máquinas e equipamentos foram as responsáveis pela maior influência negativa, puxadas pela queda na fabricação para o setor de celulose e têxtil.

Quando se avalia os números trimestrais, percebe-se que o estado diminuiu a produção nos primeiros três meses deste ano em relação aos últimos 90 dias de 2011. Houve redução no ritmo de 15,2% para 7,4%, ambas as comparações contra igual período do ano anterior.

Depois do Paraná, o estado que apresentou melhor produção no mês de março foi Goiás, com crescimento de 6,7%, seguido pelo estado do Amazonas com 6,5%. Apenas cinco localidades registraram queda na produção, Bahia (-1,3%), Minas Gerais (-0,7%), Santa Catarina (-0,7%), São Paulo (-0,3%), e na região Nordeste (-0,5%).

Foto: O setor de veículos automotores no Paraná contribuiu com crescimento de 14,0% (Divulgação/AENotícias)


2 comentários

  1. Gilmar Trento
    sexta-feira, 11 de maio de 2012 – 11:30 hs

    Eta governo bom essa Dilma é forte ,voces tão pensando que isso ai é ciosa do Beto Richa esse nao faz nada.

  2. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 11 de maio de 2012 – 14:40 hs

    O Gilmar Trento não lê a postagem inteira e dana falar babozeira:

    Não leu que a média nacional foi de recuo de 0,5…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*