Lula insiste em minimizar mensalão, diz FHC | Fábio Campana

Lula insiste em minimizar mensalão, diz FHC

Para tucano, ex-presidente tentou ‘tapar o sol com a peneira’ se de fato pressionou Gilmar Mendes para atrasar julgamento de processo.

De Cláudia Trevisan, correspondente de O Estado de S.Paulo:

PEQUIM – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou “tapar o sol com a peneira”, caso tenha realmente pressionado o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes a adiar o julgamento do mensalão, afirmou nessa quinta-feira, 30, seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso.

“[O Lula] tem a tese de que o mensalão foi uma farsa, desde aquela declaração que deu em Paris [em 2005], com a qual tentou minimizar o mensalão. Se ele fez isso, e eu não posso afirmar porque não tenho dados, ele está insistindo na mesma tese”, declarou FHC em Pequim.

Ressaltando não saber o que ocorreu no encontro entre Lula e Mendes, o tucano observou que “tentativas de tumultuar uma decisão dessas, de qualquer dos lados, não ajudam”.

Segundo ele, “o Brasil avançou muito e chegou o momento em que essas coisas [o julgamento] têm que ser encaradas com naturalidade, com normalidade”. O ex-presidente foi responsável pela nomeação de Gilmar Mendes para o STF, em 2002.

Se Lula ainda fosse presidente, a eventual pressão sobre o STF seria ainda mais “ilegítima”, ressaltou. “Como cidadão, ele tem até mais liberdade. Ainda assim, acho que temos que guardar a distância necessária para que as instituições tenham sua respeitabilidade”, afirmou.

“O que é importante é que haja um julgamento. É o que país todo espera, que haja um julgamento e que o julgamento seja correto, que o que está lá nos autos seja objeto de sanção”, ressaltou o ex-presidente. “O país espera que o Tribunal atue com independência e objetivamente nos diga, ‘é verdade’ ou ‘não é verdade’.”

O tucano estava em Pequim para falar a empresários e investidores em encontro promovido pelo banco Itaú. A instituição financeira não informou jornalistas brasileiros baseados na capital chinesa sobre o evento. Representantes do banco chegaram a afirmar que os correspondentes estavam “proibidos” de entrevistar o ex-presidente, o que se mostrou inócuo quando o próprio se dispôs a falar.


6 comentários

  1. sergio silvestre
    quinta-feira, 31 de maio de 2012 – 12:27 hs

    qUE É QUE O FHC TÁ FAZENDO NA CHINA,ENSINAR CHINES PRIVATIZAR?

  2. Francisco
    quinta-feira, 31 de maio de 2012 – 13:15 hs

    deveria supervalorizar a compra da Reeleição

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 31 de maio de 2012 – 16:59 hs

    Agora a Petezada, inimiga do Real e da inflação, cai de pau em cima do FHC popis, não admitem que o Brasil somente esta dando certo porque o Plano Real deu certo , diminuindo a inflação para os números que ai estão.
    LULA DA SILVA, não é afinado com a DEMOCRACIA e quer mesmo se perpetura no poder a exemplo de Chaves, Fidel e outros DITADORES, eis o desespero de abafar o “SEU MENSALÃO”.
    Muitos podres ainda virão, AGUARDEM.

  4. KAREN
    quinta-feira, 31 de maio de 2012 – 20:05 hs

    sergio silvestre. Claro. Privatizar é tão bom que foi copiado pelo PT.
    Não fale besteira homem, trate te se envergonhar da atitude do seu chefe, o DITADOR MALACO LULA DA SILVA.

  5. Rock
    quinta-feira, 31 de maio de 2012 – 21:38 hs

    O FHC não tem nada com o plano real so estava no lugar certo na hora certa Itamar Franco cansou de dizer isso que so pegou ele por consideração a Mario Covas.

  6. CAÇADOR DE PETISTAS
    sexta-feira, 1 de junho de 2012 – 10:57 hs

    Rock

    E em relação ao Lula, o que falar?
    Tem alguma coisa a ver com o Plano Rea^l além de ter sido contra e agora se beneficiar dele?

    Aceitem Peteada, engualam o Plano Real. Ademais, FHC tem sim pois ele foi o Presidente que comandou por 08 anos o Plano Real.

    Lula é a maior farça já vista neste pais. Expliquem aos brasileiros nascidos na década de 90, as crises econômicas que o Brasil enfrentou antes do Plano Real e expliquem também como é que o Lula pegou a Presidência do Brasil, fazendo comparativos dos índices inflacionários antes e depois do Real.

    Lula, além de mentiroso, cinompetente é um DITADOR POPULISTA que não assinou a Constituinte de 1988, e votou contra tudo que ai esta porém, desfruta de tudo e não aceita que a oposição teve tais vitórias aliás, sem oposição seu Lula, não ha DEMOCRACIA, palavra esta que te arrepia.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*