Governo adota novas normas para controle da frota da Polícia | Fábio Campana

Governo adota novas normas para controle
da frota da Polícia


O governador em exercício Flávio Arns assinou nesta segunda-feira (28/05) um decreto que autoriza a Secretaria da Segurança Pública a publicar uma resolução para estabelecer novas normas para a utilização de veículos da frota da Polícia Civil, em complementação ao decreto 4.453, de 26 de abril de 2012.

Outra medida anunciada é a designação do delegado Walter Baruffi Filho para investigar possíveis irregularidades no uso de carros oficiais por agentes da polícia. Arns pediu que as conclusões sejam apresentadas em no máximo 30 dias.

Durante reunião com diversos secretários e a direção da Polícia Civil, Arns também autorizou a adoção de outras iniciativas (veja abaixo). Entre elas, o retorno de todos os veículos e servidores da Segurança Pública que estejam cedidos para outros órgãos da administração pública, com exceção do Gaeco.

Segundo Flávio Arns, o Governo do Estado está adotando medidas de saneamento e práticas de boa gestão desde o ano passado. De acordo com ele, a partir do lançamento do programa Paraná Seguro está havendo uma reestruturação organizacional das forças de segurança.

Arns disse que foram identificadas anomalias que têm mais de 10 anos e que precisam ser corrigidas. “A tarefa é colocar a casa em ordem e isso já estava sendo feito. Não vamos compactuar com eventuais distorções”, afirmou o governador em exercício.

Veja abaixo as medidas autorizadas pelo Governo do Estado na área de segurança pública.

1 – Designação do delegado Walter Baruffi Filho para investigar possíveis irregularidades no uso de veículos oficiais;

2 – Edição de resolução com novas determinações para controle do uso da frota de veículos das forças de segurança pública, complementar ao decreto 4.453, de 26 de abril de 2012;

3 – Cancelamento de todas as placas reservadas em uso na área da segurança pública. Novas autorizações para uso de placas reservadas vão passar pela avaliação do secretário da Segurança Pública e do chefe da Casa Militar do Governo do Estado;

4 – Contratação de instituição pública de reconhecida capacidade para elaborar projeto de reestruturação da segurança pública, com ênfase na Policia Civil;

5 – Abertura de concurso público para a contratação de novos delegados;

6 – Criação de grupo de trabalho para recolher e dar destino adequado a todos os veículos considerados inservíveis que estão sob a guarda de Delegacias de Polícia;

7 – Recolhimento de todos os veículos e retorno de todos os servidores da Segurança Pública que estejam cedidos para outros órgãos da administração pública, com exceção do Gaeco;

8 – Revisão e reforço dos controles sobre o sistema de diárias de viagem na Segurança Pública;

9 – Adoção de novas medidas para acelerar a transferência de presos de delegacias para o sistema penitenciário;


19 comentários

  1. Tiago Godinho
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 20:42 hs

    Por isso que nas ultimas licitações para o Fornecimento de Combustíveis, foi a Policia Militar que realizou os procedimentos, tanto para a Caserna, quanto para a Co-Irma, Será que o governo já sabia da incopetencia, ou dos desvios..

  2. Manezinho
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 20:59 hs

    É assim tá tudim resurvidu….que maravia…..agora vai te sigurança pa nóis….viva a puliça…..

  3. Total competencia
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 21:11 hs

    Eu li direito …… A secretaria de sguranca vai contratar uma empresa que tenha capacidade de elaborar um projeto pra propria secretaria ??? o q q oscaras tao fazendo la??

  4. Mickey Loco
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 21:14 hs

    Tá… e afastamento, que é bom? Delega de gabinete que vai na zona de vtr vai continuar sendo conselheiro e deliberando sobre as infrações dos outros policiais?

    Delega de gabinete que dá o carro oficial pro filho dirigir e é fotografado fazendo umas comprinhas usando vtr vai continuar sendo conselheiro e deliberando sobre as infrações dos outros policiais?

    A operacionalíssima secretária executiva vai continuar dirigindo vtr nova?

  5. raul sampaio
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 21:36 hs

    O governador tem que colocar em ordem o IML de Curitiba..Mandando esses tres militares ..herança da antiga intervençao militar dois SUBs tenentes,aposentados Lemos e Valdir esses dois alem de ja serem aposentados ganham salarios com o cargo de confiança vivem viajando ganhando diarias a role.. chegaram a ganhar diarias na operaçao verao inteira sem nunca terem removido um corpo..O tenente da força verde Moises Alves Nunes fica no IML achando que manda em tudo..humilhando servidores..Entao começa mandando esse tenente para o QUARTEL>

  6. Flávius
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 21:56 hs

    Escuta, e afastar, exonerar, tirar, fazer vazar TODOS esses que foram fotografados e filmados, nada???? Investigar “possíveis” irregularidades no uso de carros oficiais? “Possiveis irregularidades” Sr.Governador??? Quanto a frequentar bordel trata-se de um caso pessoal, mas Delegado responsável pelo Patrimônio da PC usar o meu dinheiro (viatura oficial, combustivel, manutenção) para isso NÃO!!!! Que moral tem qualquer uma dessas pessoas denunciadas, retratadas e estampadas na Gazeta do Povo para continuar comandando, sendo responsável por setores e chefias na PC? Governador, manter essa turma é o mesmo que pregar moral de cuéca!!!

  7. Flávius
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 22:03 hs

    Outra coisa Sr.Governador, se esse pessoal permanecer em cargos de chefia, aguarde uma pesada e incansável perseguição aos “chefiados”, pois a desconfiança de que foram denúncias de dentro da própria PC é o zum-zum corrente entre eles. Ai sim, vai ser o caos na PC.

  8. sgt Lucas
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 22:06 hs

    EM PLENO ACORDO COM SEU COMENTÁRIO RAUL, POIS ESSE TENENTE MOISÉS ALÉM DE BOSSAL É INCOMPETENTE SÓ FICAM ACHACANDO FUNERÁRIAS E GANHANDO DIÁRIAS. O BETO RICHA É CEGO OU SE FAZ DE CEGO, POIS TEM MAIS CARGO DE COMISSÃO QUE NOS OUTROS GOVERNOS ANTERIORES, KD O MP QUE SÓ SERVE PRA INVESTIGAR POLÍTICOS DE LONDRINA. FABIO POSTA ESTE COMENTÁRIO POR FAVOR OK. NO BPRv TAMBÉM TEM MUITOS DESOCUPADOS GANHANDO DIÁRIAS. EU NUNCA RECEBI UMA DIÁRIA SE QUER, OLHA QUE FAÇO JUS AO SALÁRIO. MAS NÃO FAÇO PARTE DA MAFIA DA MAÇONARIA PMPR.

  9. loop
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 22:12 hs

    Seria possível um site onde possamos elogiar os bons policiais e denunciar os maus policiais?
    Aqui fica meu registro “ad quem¨ de direito.

  10. Wilson Catupirai
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 22:39 hs

    Pronto! Resolveu tudo!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

  11. TCHUTCHUCA
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 22:41 hs

    NAO DA PRA ACREDITAR O QUE O PROPRIO GOVERNO ACHA DA SECRETARIA DE SEGURANCA E DA POLICIA CIVIL

    “4-Contratação de instituição pública de reconhecida capacidade para elaborar projeto de reestruturação da segurança pública, com ênfase na Policia Civil;

    O QUE QUE É ISSO ????? PAGAR ALGUEM DE FORA ????? É ASSUMIR A TOTAL E ABSOLUTA INCOMPETENCIA DOS DIRIGENTES !!!!

    TÁ CERTO QUE TÁ NA CARA DESDE O INÍCIO QUE O “PENTIADINHO FEDERAL” NAO SABE NADA DE NADA DE POLICIA….., MAS PERAE, CONTRATAR ALGUEM PRA FAZER O QUE ELES DEVERIAM ESTAR FAZENDO, NAO SERIA MELHOR BOTAR ALGUEM QUE ENTENDA PELO O MENOS UM POUCO DE SEGURANÇA. É PAKABÁ !!!!!!

  12. Carlos
    segunda-feira, 28 de maio de 2012 – 23:26 hs

    Perfeito a adoção. Os PCs são policiais 24hs. Então tem direito sim de fazerem uso da vtr qd vão pra casa. Parabéns ao governador de nao se curvar a materia, mas sim mandar apura-lãs e ver qual q justificativa de cada um. Muito bom. Sem injustiça e precipitação. Um novo governo, novas ações.

  13. A verdade
    terça-feira, 29 de maio de 2012 – 6:40 hs

    Pune-se policiais honestos que entraram numa mansao do Parolin que dizem pertencer a um graduado dirigente da PC, nao se retira as pessoas que se locupletaram de 22 milhoes do Fundo Rotativo, trata-se numa normalidade das pessoas indo a bordel e padaria com viatura. Inversão total de valores.

  14. Pedro de Jesus Colaço
    terça-feira, 29 de maio de 2012 – 8:38 hs

    “Contratação de instituição pública de reconhecida capacidade para elaborar projeto de reestruturação da segurança pública, com ênfase na Policia Civil”. Pergunto: que instituição será esta? Seria de São Paulo ou do Ro de Janeiro? Por que onerar o Estado se temos aqui um Secretário de Segurança Pública que é Delegado Federal, um Delegado Geral que é Delegado de Polícia Civil do Paraná e um Comandante da PMPR que é Coronel PM?. Por que esses órgãos não podem fazer isto? Se não tem condições para tal, não devem ocupar os cargos e respectivas funções. Talvez esteja-se pensando em contratar as empresas daqueles comentaristas de segurança da Globo, da Band, da Record, etc. A solução tem que ser buscada em casa (no Paraná) e entre os órgãos de segurança pública. Temos policiais civis e militares aposentados ou na reserva que podem e devem fazer parte dessa reestruturação. Pessoas que fizeram muito pelas respectivas instituições e que hoje, pelas notícias veículadas pela imprensa, certamente estão envergonhados. Observa-se comentários muito depreciativos a essas instituições centenárias, que fazem parte da história do Paraná, e o trabalho dos bons policiais do passado e do presente não podem ser conspurcados por atos isolados e que devem ser rigidamente apurados e os responsáveis punidos na forma da lei, para que isto sirva de exemplo e transparência.

  15. policial civil
    terça-feira, 29 de maio de 2012 – 9:37 hs

    Com certeza, concordo com o Sr Carlos, o governo assim demonstra que todos tem direito a defesa prévia, se até o bandido tem direito ao não uso de sua imagem e direito ao princípio da inocência porque policiais não podem ter???????? Cada caso é um caso, e polícia é polícia 24horas.

  16. Street
    terça-feira, 29 de maio de 2012 – 10:34 hs

    É por isso que só sobra 5,1% para o Servidor Publico Estadual principalmente para aqueles que não fazem parte de nenhum quadro especial.

  17. PITUCHA
    terça-feira, 29 de maio de 2012 – 11:33 hs

    ESTOU ACHANDO TUDO ENGRAÇADO, PELO MENOS DURANTE ALGUMAS SEMANAS ” OS CARDEAIS” E OS PUXA SACOS , VÃO PARA SUAS CASAS DE CARONA OU DE BUZÃO,(POIS NEM CARROS PARTICULARES TEM ,PORQUE AS VTR ELES ACHAM QUE SÃO DELES), E PASSADO O FURAÇÃO, VOLTA TUDO AOS NORMAL. KKKKKK

  18. gilson
    terça-feira, 29 de maio de 2012 – 12:39 hs

    Parabéns Governador Beto, governador Flavio Arns, Secretario Reinaldo pela posição sábia e ponderada de acatar as denúncias a maioria sabidas infundadas e “plantadas” e numa atitude de sabedoria comum em grandes estadistas não fazer o corte desnecessário de cabeças como muitos queriam numa atitude de revanchismo e inveja. A nossa Policia Civil de 150 anos é considerada pelas pesquizas como a melhor do Brasil, uma das maiores ações até hoje efetuada em passado não distante uma equipe de 30 policiais de elite do Cope na madrugada “invadiram S. Paulo e Campinas” com um trabalho de inteligência e prenderam uma quadrilha que clonava telefones celulares dando despesas de vários milhões de dólares – era uma organização bandida internacional e a ação foi matéria principal do Fantástico e capa da Folha de S. Paulo e todos os órgãos de imprensa. A picuinha dos invejosos em ficar se atendo a fundo rotativo ( nada de errado ) , viaturas da policia mal utilizada, etc.etc……poderiam na ação em Sampa ter fotografado viaturas em frente de restaurante, posto de gasolina, etc……….etc………..são maldosos e estão infartando em saber que após tudo que fizeram para ferrar a instituição a cúpula da P. Civil está mais forte do que nunca. Os nossos dirigentes não são imbecis de se ater a simples informações capciosas e já sabidas de origem leviana. Parabéns aos governadores e secretário Reinaldo que agora com os braços unidos vão ter mais força para que nossa policia que já teve aumento de salários, contratação de novos policiais, novas viaturas, implantação de UPCs, seja ainda a mais competente do Brasil; orgulho-me de ser policial e de ser subordinado a pessoas competentes e corajosos que enfrentaram de peito aberto as denúcias que macularam a instituição.

  19. TIGRAO
    terça-feira, 29 de maio de 2012 – 13:41 hs

    VAMOSAS MEDIDAS RESOLUTIVAS :
    1 – Designação do delegado Walter Baruffi Filho para investigar possíveis irregularidades no uso de veículos oficiais; ENTÃO É MELHOR EXONERAR O CORREGEDOR E BOTAR OUTRO NO LUGAR !!!!!!!!!!!!!!!!

    2 – Edição de resolução com novas determinações para controle do uso da frota de veículos das forças de segurança pública, complementar ao decreto 4.453, de 26 de abril de 2012; OK, SERÁ QUE JÁ NÃO EXISTE UM “PAPEL” QUE PROIBE AS “VIATURAS PARTICULARES” ???????????????

    3 – Cancelamento de todas as placas reservadas em uso na área da segurança pública. Novas autorizações para uso de placas reservadas vão passar pela avaliação do secretário da Segurança Pública e do chefe da Casa Militar do Governo do Estado;
    ENTÃO VAMOS DE VEZ PARAR COM A POLÍCIA, OK,A VIOL~ENCIA ESTÁ CONTROLADA NOPARANÁ…..
    4 – Contratação de instituição pública de reconhecida capacidade para elaborar projeto de reestruturação da segurança pública, com ênfase na Policia Civil; SEM COMENTÁRIOS …………………

    5 – Abertura de concurso público para a contratação de novos delegados; TUDO BEM MAS SE CONTRATARMOS UM MILHAO DE DELEGADOS PRA POLICIA DO PARANÁ VAI RESOLVER O QUE????

    6 – Criação de grupo de trabalho para recolher e dar destino adequado a todos os veículos considerados inservíveis que estão sob a guarda de Delegacias de Polícia; SEM COMENTÁRIOS …..

    7 – Recolhimento de todos os veículos e retorno de todos os servidores da Segurança Pública que estejam cedidos para outros órgãos da administração pública, com exceção do Gaeco; TEM VIATURA DA POLÍCIA FORA DAPOLÍCIA, É ISSO MESMO QUE EU ENTENDI ??????/

    8 – Revisão e reforço dos controles sobre o sistema de diárias de viagem na Segurança Pública; NÃO EXISTE CONTROLE DE DIÁRIAS ATUALMENTE???????

    9 – Adoção de novas medidas para acelerar a transferência de presos de delegacias para o sistema penitenciário;
    VAI FAZER OS DIRETORES DE PRESIDIOS LEVAREM OS PRESOS PRA CASA ????????? NAO EXISTE VAGAS NO SISTEMA.

    E ASSIM ESTARÃO TODOS OS PROBLEMAS SOLUCIONADOS.
    SINCERAMENTE NUNCA VI TANTO AMADORISMO E INCOMPETENCIA JUNTOS. É TRÁGICO DEMAIS …..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*