Estado incorpora 3.120 novos policiais às forças de segurança | Fábio Campana

Estado incorpora 3.120 novos policiais às forças de segurança

O governador Beto Richa autorizou nesta quinta-feira (17/05) a incorporação de um grupo de 3.120 policiais militares, civis e bombeiros que passam a integrar às forças de segurança pública do Paraná. A solenidade foi realizada no Palácio Iguaçu.

“Estamos trabalhando na busca da tranqüilidade almejada no Paraná e esta é a maior contratação de policiais da história deste Estado”, disse Richa. “Nossa meta é abrir ainda neste semestre novo concurso público, para chegarmos a 10 mil novos integrantes para a Polícia Militar e 2.200 para a Polícia Civil”, afirmou.

A incorporação dos policiais faz parte das ações do programa Paraná Seguro. O grupo é formado por 1.967 policiais militares, 481 bombeiros militares e 672 policiais civis. “Não estamos medindo esforços para cumprir com as obrigações na área da segurança, para dar respostas à angústia e à intranqüilidade das famílias paranaenses”, disse Richa, ressaltando que a área é prioridade absoluta do governo.

O governador afirmou que as contratações fazem parte de um processo que inclui a modernização de estruturas, implantação dos módulos policiais e Unidades Paraná Seguro (UPS), construção de novas delegacias e aquisição de 3.000 viaturas com tecnologia embarcada. “Não tenho dúvida que com esses investimentos, somado ao bom planejamento e o ataque à criminalidade, estaremos garantindo a segurança que todos desejam”, afirmou.

Os novos militares começarão o curso de formação a partir de 21 de maio, na Academia Policial Militar do Guatupê e em outros 36 núcleos de formação no estado. Em seis meses eles estarão aptos para atuar nas ruas, no policiamento preventivo. O treinamento dos policiais civis está sendo feito pela Escola Superior de Polícia Civil desde o ano passado em grupos de 200 alunos.

O governador afirmou estão sendo investidos R$ 160 milhões em parceria com o governo federal para construção de novos presídios e ampliação de vagas para acabar com a superlotação em delegacias.

Nesta sexta-feira será entregue a ampliação da cadeia Laudemir Neves, de Foz do Iguaçu, com mais 770 vagas. “Vamos fazer construções como estas em todo Estado, para tirar os presos das delegacias e resolver esta situação lamentável que herdamos”, disse.

Richa lembrou que o Paraná está implantando o pagamento por subsídio para os policiais, respeitando Emenda Constitucional 29, e passa a ter o melhor vencimento de todo o país, o que representa a valorização dos profissionais que tem a responsabilidade de garantir a segurança da população.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, disse que os novos policiais representam o início de uma grande revolução que será feita para recuperar a capacidade operacional das polícias no Paraná, que estava desmantelada, e que por isso é importante manter a regularidade das contratações.

O secretário informou que estão em curso os processos para aumentar de 21 para 30 o número de batalhões da PM e de 13 para 18 os distritos policiais na capital, além da instalação de outras oito UPS. “Vamos restabelecer às famílias paranaenses o direito de não ter medo”, disse.

O prefeito Luciano Ducci disse que o esforço do governo já começa a dar resultados na redução dos índices de criminalidade, com a queda dos homicídios. “Estamos vivendo dias melhores e em breve esperamos estar em um patamar de conforto para as pessoas na área de segurança pública”, disse Ducci.

A solenidade marcou as comemorações do Dia do Patrono da Polícia Militar, o coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. No evento, personalidades que se destacam no apoio às causas da segurança pública foram condecoradas com a medalha Coronel Sarmento.


27 comentários

  1. jose luis silva
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 15:43 hs

    BETO RICHA EXPLICA PARA O POVO DO PARANA QUANTOS FORAM PARA RESERVA ,, BEM MAIS QUE ISSO

    DESTES POLICIAIS 60% FICA EM CURITIBA PORQUE VC. QUER GANHAR A ELEIÇÃO A QUALQUER CUSTO

    O INTERIOR ABANDONADO E A CAPITAL PROTEGIDA

  2. J Pilotto
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 15:55 hs

    É o Novo Paraná em ação !!!! Parabéns Governador.

  3. Borduna
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 16:22 hs

    Essa foto me lembra as paradas de 1º de maio no Kremilin e os acenos de Brechnev.

  4. Policial do Paraná
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 16:25 hs

    A maioria destes policiais civis já estão trabalhando nas delegacias sem a formação, que vergonha em nome da política.

  5. Marcos
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 16:40 hs

    Parabéns Governador! A população agradece!

  6. quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 16:58 hs

    PQP..MAS NUNCA ESTÃO CONTENTES NÉEEEEEEEEE

  7. quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 16:58 hs

    PARABÉMS GOVERNADOR O POVO PRECISA DE PROTEÇÃO SIM..VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  8. tortato
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 17:03 hs

    Nossa o homem é falso até quando cumprimemta

  9. marcelo
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 17:20 hs

    O povo precisa de proteção, não de demagogia

  10. BETO RICHA NUNCA MAIS.......
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 17:23 hs

    Quem tá dentro tem autoridade pra falar: engodo, o mais puro engodo!

  11. Roberto
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 17:54 hs

    Estes Policiais Civis já estão trabalhando há algum tempo já nas delegacias e estes PMs que vão entrar não vai recompor os que já foram embora e ainda estão por ir…………….Falar o que né……………

  12. LuAtena
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 18:16 hs

    É verdade, muitos policiais civis já estão nos distritos trabalhando sem curso e formação, colocando em risco a própria vida e a vida alheia, apenas para cobrir o sol com a peneira dos distritos policiais que andam à mingua na RMC. Sobre a Polícia Militar, vide delcarações recentes do senhor governador. Esqueceram de mencionar o sistema penitenciário, que hoje em dia trabalha com efetivo PSS pois não realizam concurso público e não oferecem condições dignas de trabalho aos servidores. É tanta coisa, tem que reclamar sim, paga-se altos índices de impostos para receber esse tipo de serviço, se eu pudesse escolher, não contrataria o Estado nem para limpar minha latrina.
    Só vejo serviço ineficaz, ineficiente, superfaturado por parte dele.
    Tenho que pagar por tudo novamente, e o que o Governo não leva, banqueiros e empresário terminam de levar.. somos todos escravos!

  13. fiscalde realeza
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 18:32 hs

    COVERSA PARA BOI DORMIR

    BETO JÁ SABIA QUE ERA DIFICIL

    ENTÂO FAZER POLITICA DE MENTIRA É BEM MAIS FACIL

    E OS PALHAÇOS ACREDITAM

    O QUE FAZER

  14. quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 18:58 hs

    Nossa o ano eleitoral faz.

  15. Ana Rosa
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 19:06 hs

    O povo nunca ta bom coloquem a mao na cabeca, fazem 888888 ou mais anos que paramos no tempo ,agora que andou ,que a renovacao chegou criticam/ .Vamos ver aonde este estado caminha como agora ,nao veem porque o lema de voces e CRITICAR ,Beto faz nao ta bom ,nao faz metem a boca o que querem?

  16. TUPINIQUIM
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 20:19 hs

    O governador trata seus eleitores com o cinismo que lhe é próprio, em clima de franca campanha eleitoral (antecipada).
    O governador que se elegeu graças ao nome de seu estimado genitor, trata a família miliciana como uma TROPA DE BURROS, os quais precisam apenas repetir “SIM SENHOR”, sem qualificação adequada, o que resulta em um serviço ineficaz, apenas fazendo de conta (cobrindo o sol com peneira).
    Uns aplaudem as demagogias do Governador, outras dizem que acreditam nele “porque ele é lindo” (vou cortar meus pulsos…), enquanto isso temos o governo que merecemos, aguardando para dar a resposta nas urnas.

  17. Francisco Santos
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 21:10 hs

    Prezado governador
    Gostaria que me informa-se qula é o atual contingente de policiais militares na PM PR, não vale contar os aposentados só os que estão na ativa.
    Pois aqui no meu Municipio de Fazenda Rio Grande, não tem PM para proteger a população.

  18. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 21:27 hs

    Nintendo…não faz, leva pau, faz, leva fumo.

  19. amita
    quinta-feira, 17 de maio de 2012 – 22:48 hs

    Governador:
    Se o senhor investisse mais em educação não precisaria gastar tanto em segurança pública.

  20. M.A.S
    sexta-feira, 18 de maio de 2012 – 1:34 hs

    Em todo lugar, sempre tem os puxa sacos.
    Não sabem o que é dar a vida pela população e ficam a puxar o saco do Beto.
    Alguém se habilita a ganhar o que ganha um policial e sair de casa sem ter a certeza que voltará vivo.
    Fizemos uma pergunta a um Juíz, e ele disse,
    Estão loucos é.

  21. ALEXANDRE
    sexta-feira, 18 de maio de 2012 – 8:08 hs

    porque governador ficou tão longe – tem que ficar perto para mostrar confiança e lealdade

  22. Questionador
    sexta-feira, 18 de maio de 2012 – 8:26 hs

    -Para a grande maioria do leitores nada está bom. Se o governador não faz reclamam, se faz também reclamam. Afinal o que importa???
    -Quando o Paraná foi governado por oito anos de incompetência do senhor das falácias, ninguém falava nada, todos tinham medo.
    -Agora estamos com um governador, que se não é um dos melhores, pelo menos, é aberto ao diálogo e democrata. Foi um dos poucos governadores do Paraná que tomou a iniciativa de tentar melhorar a situação do Estado. A maioria acha que o governador não faz nada, mas vejam a situação lamentável em que o Beto Richa assumiu o governo, levará mais algum tempo para colocar a casa em dia. Sou a favor de uma possível reeleição…afinal deram mais quatro anos para Bob Req fazer suas besteiras, porque não avalizar mais quatro anos para Beto Richa?

  23. Rudnei
    sexta-feira, 18 de maio de 2012 – 10:02 hs

    Esta cena de imposição da mão não é agradável aos olhos pois todos os ditadores sempre tiveram isto como prática, mas claro que o senhor governador não é um ditador, aliás parece que não é nada , eu nunca vi um estado estaguinado, parado , dormente e tantas mentiras como vemos, onde estão os projtos de campanha , aliás onde estão os elicópteros , que coisa feia governador, seu pai era bem diferente parece que vossa excelência não aprendeu nada.

  24. AfonsoFrido
    sexta-feira, 18 de maio de 2012 – 10:23 hs

    Não tem dinheiro para dar bom aumento para os funcionarios já existentes mas tem dinheiro para receber mais funcionarios?? Não entendi!!

  25. ZIDANE
    sexta-feira, 18 de maio de 2012 – 10:46 hs

    Pura demagogia de ano eleitoral, porque o Governador e seu grande Secretário de Segurança não divulgam o grande número de Policiais que se aposentam a cada ano, e pior, depois de serem chamados de BURROS, esse número tende a aumentar. Governador divulgue também quantos Policiais ficam a disposição exclusiva de sua família, ganhando mais que aqueles que arriscam suas vidas usando a farda nas ocorrências do dia a dia, com certeza grandes municípios da região metropolitana de Curitiba não tem o contingente de Policiais que ficam a sua disposição e de sua família (parece uma monarquia), chega de mentiras, outubro está perto e a resposta será nas urnas..

  26. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 18 de maio de 2012 – 11:02 hs

    Se o Paraná viesse sendo gerido de forma correta e satisfatória ao longo dos anos, e cada governante desse sequência as boas obras e ações herdadas do antecessor, teriam razão os reclamantes ai de riba.

    Mas acontece que houve uma ruptura administrativa e é penoso e demorado a normalização da gestão.

    Construir uma casa é bem menos penoso que reformá-la. E é mais cara e demorada a reforma.

    Os saudosistas do (des) governo anterior pretendem que a caneta do governador se transforme em varinha mágica.

    Não é assim não, rapaziada…

    Um pouco de sensatez não faz mal a ninguém.

  27. sexta-feira, 18 de maio de 2012 – 11:40 hs

    Esse é manipulador, dissimulado!!!!!!!

    Não somos insubordinados!

    Mas formadores de opinião!!!

    Ducci nem pensar!

    BETO NUNCA MAIS!!!

    somos formiguinhas trabalhando nos bastidores !!!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*