Ele é o 2º homem de confiança do governador Beto Richa a entrar no TC. Eleição foi realizada nesta segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa.
Do G1 PR:
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) elegeu nesta segunda-feira (21) José Durval Amaral como o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TC) com 54 votos, ou seja, ele recebeu o voto de todos os parlamentares.
Logo após o anúncio do resultado, Amaral agradeceu aos deputados, aos familiares e disse que desde 1998 sonhava com esta eleição. Segundo ele, desde aquele ano ele se prepara para o cargo.
Amaral afirmou também que como conselheiro do TC vai procurar de maneira franca, com isenção e equilíbrio atender a todos os deputados nos pedidos da Assembleia, como órgão fiscalizador do Executivo.
Durante o discurso, o novo conselheiro declarou que pediu para que nenhum secretário estadual comparecesse à Alep nesta segunda e que o governador não ligasse para nenhum deputado. Ele ainda pediu sabedoria à Deus para saber discernir possíveis erros técnicos de uma ação de má fé dos gestores políticos.
Além de Amaral, concorria ao cargo Cláudio Augusto Canha, auditor do órgão. A vaga foi aberta com a aposentadoria compulsória de Heinz Georg Hering.
TC é o órgão responsável pela fiscalização da administração pública, seja ela estadual ou municipal e cabe ao conselheiro emitir relatório e aprovar as prestações de contas realizadas pelos gestores públicos. O cargo é vitalício e a remuneração é de R$ 24.117,62.
Durval Amaral é o atual secretário chefe da Casa Civil do Governo do Paraná. ele deixa o cargo às 11h, desta terça-feira (21). Quem assume a vaga é o atual secretário de Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani.
Amaral é o segundo homem de confiança do governado, Beto Richa (PSDB), a ingressar no TC. O primeiro foi Ivan Lellis Bonilha, que em julho de 2011 foi nomeado para a vaga aberta com a aposentadoria de Henrique Neighboren. A cadeira chegou a ser ocupada por Maurício Requião, indicado pelo irmão e então governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB). Contudo, Maurício perdeu o posto por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu a indicação como nepotismo.
Durante a sessão especial para a eleição, cada candidato teve dez minutos para falar aos parlamentares. Por sorteio, foi definido que Canha seria o primeiro. Segundo Canha, ele concorreu ao cargo porque teve toda a vida profissional dedicada a administração pública. O auditor também defendeu a escolha de um técnico e não de um político para o cargo.
(Foto: Divulgação/AENotícias)
17 comentários
Bom nome, boa escolha, pessoa reta, dignificará o nome do Tribunal de Contas do Estado, parabens.
E depois a corte de contas vai julgar as contas dos padrinhos…
Aí vemos a vergonha que fazem naquela corte, deixando passar coisas q até uma pessoa sem o mínimo de conhecimento técnico vê.
Quando nosso estado será sério??? Será que esta peste é endêmica????
Coitada de nossa Corte de Contas que clama por pessoas ilibadas, com currículum e que não sejam meramente políticos e politiqueiros.
Queremos técnicos para análise das contas de nossos governantes e não cupinchas.
Que surpresa, hein???
Concordo com o Zangado. O Heinz, Ex-secretário dos Transportes, salvo engano, sentou em cima das contas do governo Jaime Lerner, especialmente das do pedágio, e só as abandona agora… Por que para ser membro de um tribunal a eleição tem que ser feita pela assembléia?… Por que não fazer um concurso e nomear o melhor colocado?… Geraria maior confiança, com certeza…. Por isso é que os portugueses dever rir tando dos brasileiros.
Eleições diretas já para conselheiros do TCE, senão é por a rapoza para cuidar das galinhas, até quando vamos ficar assistindo a esse desreipeito ao cidadão, visto que quem elege, é meia duzia de mandantes.
A minha preocupação, é a troca de favores.
Bom para o senhor Beto Richa
Grande Durval!!!!
Excelente escolha, Amaral é um homem ético e não é de favorecer nem A e nem B sempre muito consciente e sério em suas decisões.
Parabéns !
É com muita surpresa que recebemos a notícia! Poderiam deixar o bandido nomear o juiz e por aí vai….
Ué?? deu zebra de Assembléia….
Vai que é tua, Clodovil das Araucárias!!!!
VAI FISCALIZAR O QUE, SE ESTA COMPROMETIDO COM OS DEPUTADOS , GOVERNADOR, PREFEITOS QUE O ELEGERAM..
COMEÇA FISCALIZAR AS ESTRADAS RURAIS, AS TVS. LARANJAS, DESVIO NA SEGURANÇA, AUMENTO DA SANEPAR,
Alinho-me aos que não criticam o escolhido, mas o processo.
Podem ver que todo ano, as contas são aprovadas – com ressalvas.
Mas quando é prá empipinar um prefeitim do interior, porque pegou a grana da reforma duma ponte e comprou remédios pro posto de saúde, o fumo é certo.
É tá dominado, saiu um condenado por improbidade e entra outro pra quê mesmo?
Qual os critérios para pleitear a vaga? Qualquer mortal pode concorrer ou é indicação política?
De que raça é o pet mau azar em tress,de que coqueiro o cara caiu.
Porque a materia e’ exatamente a mesma materia que o Site da Globo noticias ?
R: Prezada Ana, conforme está apontado no post, a matéria foi extraída do site G1 PR, da Globo. Indicamos, inclusive, o link para a matéria que estamos divulgando.