Chávez fará tratamento psicológico, diz jornalista | Fábio Campana

Chávez fará tratamento psicológico, diz jornalista

A radioterapia à qual o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem se submetido teria provocado fratura no fêmur e o deixado com mobilidade reduzida. A afirmação foi feita pelo jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, um dos críticos do governo.

Chávez retornou a Cuba na segunda-feira, para o último ciclo de radioterapia, mas, de acordo com Bocaranda, não receberá o tratamento devido às complicações que foram registradas.

“Os médicos concordaram que a radioterapia não poderá continuar sendo aplicada na pélvis, pois as anteriores fraturaram o fêmur, e ali é onde se originam as dores”, afirmou.

Segundo Bocaranda, o mandatário tem muitas dificuldades para se movimentar por conta própria e, por isso, “deve ser acompanhado para subir ou descer escadas”. “A foto com Raúl Castro (presidente de Cuba) foi cuidadosamente preparada para que por minutos não tivesse nem a bengala nem a cadeira de rodas. Todos em seu entorno sabem que virão momentos difíceis”, afirmou ele.

Ainda de acordo com o colunista do jornal El Universal, Chávez passará por “tratamento psicológico” em Cuba, diante da suposta gravidade de seu câncer. “A partir desta semana, ele começará a receber sessões de terapia para enfrentar qualquer fatalidade, caso o milagre que pediu em público na segunda-feira não ocorra”.

“Mais que a doença, que se espalha, o que mais o afeta é se afundar em depressão acompanhada das dores provocadas pelas lesões orgânicas e especialmente nos ossos do quadril”, disse.

Chávez combate o câncer desde junho de 2011 e, além das sessões de radioterapia às quais têm se submetido atualmente, recebeu quatro sessões de quimioterapia. Ele assegurou não ter metástase e mantém sua candidatura presidencial para as eleições deste ano, quando enfrentará Henrique Capriles, da oposição.

(Foto: Marcelo García/EFE)


10 comentários

  1. quinta-feira, 3 de maio de 2012 – 22:47 hs

    AINDA BEM Q A JUSTIÇA DIVINA TARDA MAIS NÃO FALHA, LULA, KHICHINNER, CHAVES, SÓ FALTA O EVO MORALES PEGAR UM CANCER NO RETO, Q NEM O CHAVEZ. PARA COMPLETAR O CICLO DE RENOVAÇÃO DOS CADILHOS SULAMERICANOS.

  2. justino bonifacio martins
    sexta-feira, 4 de maio de 2012 – 7:34 hs

    Manifestações fascistizantes como a do Sobieray nos alertam sobre os perigos da ideologia e das práticas das torturas e crimes praticados por gente com essas idéias odiosas.

  3. Pedro Rocha
    sexta-feira, 4 de maio de 2012 – 9:49 hs

    Algo tem que ser feito urgente sobre essa superlotação no inferno! Enquanto isso aumenta a fila aqui do lado de fora! Gente que já devia ter ido há muito tempo, continua por aí enchendo o saco!

  4. alvaro
    sexta-feira, 4 de maio de 2012 – 10:07 hs

    Está se desmanchando o f.d.p.

  5. antonio
    sexta-feira, 4 de maio de 2012 – 10:29 hs

    Sobieray, você tem todo o direito de gostar ou não de certas pessoas, por ideologia ou por problemas pessoais. Mas desejar o que você está desejando provavelmente vai te trazer muito mais malefício do que para eles. Palavras não se perdem e existe a lei do retorno. Tome cuidade para que o que você deseja para os outros não caiam sobre você.
    Também não gosto deles, mas não vou ser eu que vou desejar a morte. Cada povo escolhe os seus governantes e eles estão lá por maioria. E porque essa maioria os apoia. Porque apoiaram outros anteriormente, que também não prestaram e colocaram esses que estão aí por tentativa de que as coisas melhorassem. Te cuida Sobieray para que você não pegue um cancer. Não merece. Ou você já tem.

  6. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 4 de maio de 2012 – 10:38 hs

    O avião presidencial do além está na pista, esperando Lula e Chávez.

  7. PARANÁ
    sexta-feira, 4 de maio de 2012 – 11:32 hs

    JUSTINO QUEM FAZ ISSO É ESSA GENTE REFERENCIADA PELO JUSTINO. TUDO PELA IDEOLOGIA .

  8. Cajucy Cajuman
    sexta-feira, 4 de maio de 2012 – 11:39 hs

    Que o mandatário da Venezuela se recupere – com a força do Sagrado – e possa responder pelos seus atos no presente e no futuro.

  9. CAÇADOR DE PETISTAS
    sexta-feira, 4 de maio de 2012 – 12:16 hs

    Melhor ir se preparando psicológicamente para acertar as contas com o capeta seu miserável, espere que Lula vai logo também..

  10. Operario
    sábado, 5 de maio de 2012 – 12:01 hs

    CADEIRA ELÉTRICA PARA ESSE BANDIDO,JUNTAMENTE COM O VERME lula.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*