Governador e vice (foto) ficarão de fora do novo código de conduta do estado do Rio.
De Cássio Bruno, para O Globo:
RIO – O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e o vice Luiz Fernando Pezão serão os únicos integrantes do primeiro escalão da administração fluminense a não serem investigados pelo novo código de conduta publicado na segunda-feira no Diário Oficial. Na versão anterior do código, o governador não estava excluído das investigações. Os processos abertos por desvios éticos poderão incluir secretários e subsecretários, mas, mesmo assim, tanto o nome do investigado quanto o conteúdo das infrações serão mantidos em sigilo.
Nas últimas semanas, Cabral e alguns secretários apareceram em fotos com o ex-presidente da Delta Construções Fernando Cavendish em passeios e em restaurantes de Paris. A construtora é um dos focos da CPI mista do Congresso que investiga as atividades do contraventor Carlinhos Cachoeira.
— As regras do novo código se aplicam ao governador. Mas ele não pode ser investigado por integrantes de comissões que ele mesmo nomeou. O controle deve ser feito pela sociedade ou pelos parlamentares — justificou o chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, que também aparece nas imagens com Cabral e Cavendish na capital francesa.
A fiscalização dos servidores do Rio é realizada por duas comissões que compõem o Sistema de Gestão de Ética do Executivo. Uma delas é formada por integrantes do próprio governo (Ética da Alta Administração) e presidida por Fichtner; a outra (Ética Pública Estadual) é comandada pelo ex-presidente do Tribunal de Justiça Marcus Faver.
Na semana passada, integrantes da comissão formada por Faver ameaçaram deixar o órgão. Eles alegaram que os decretos 43.057 e 43.058, que regulamentam o código de conduta do governo do Rio, eram confusos e não definiam claramente a atribuição da comissão e os poderes para apurar casos envolvendo Cabral. O grupo, então, enviou a Fichtner e à procuradora-geral do Estado, Lúcia Léa Guimarães Tavares, um conjunto de sugestões de mudanças nos decretos.
— As modificações no código foram acolhidas pela comissão externa (Ética Pública Estadual) — ressaltou Fichtner.
Procurado pelo GLOBO, Faver não retornou as ligações. A desembargadora aposentada Doris Castro Neves e o procurador estadual Geraldo Arruda Guerreiro, que também são integrantes da Comissão Ética Pública Estadual, não quiseram falar sobre o caso.
Além de não investigar Cabral e Pezão, o decreto 53.058 determina o sigilo dos processos, com chancela de “reservado” até a decisão final, cabendo a uma comissão do governo “deliberar sobre a permanência dessas restrições”. Já o artigo 11 diz que as decisões serão publicadas “sem qualquer dado que possa identificar pessoas submetidas à investigação”.
Nesta terça-feira indagado pelo GLOBO sobre o sigilo das investigações, Fichtner prometeu rever o decreto e alterá-lo novamente.
— Posso até complementar o decreto. Vou sugerir isso ao governador (para a publicação dos nomes dos servidores e das infrações após o fim das investigações). Queremos deixar tudo muito transparente.
Segundo a assessoria de imprensa de Cabral, essa mudança seria publicada nesta quarta-feira no DO.
Cabral decidiu criar o código de ética e as duas comissões no ano passado, depois da queda de um helicóptero e da morte de sete pessoas, entre elas Jordana Kfouri, mulher de Cavendish, no Sul da Bahia. Na ocasião, Cabral reconheceu ter usado jato do empresário Eike Batista para ir do Rio à Bahia, onde participaria do aniversário de Cavendish, cuja empreiteira tem contratos com o governo de R$ 1,4 bilhão.
14 comentários
Um dos dois deve ter comido uma daquelas trufas estragadas lá de Paris e soltou um daqueles puns que…
Se esse tal Cabral for do PSDB tem que investigar porque ta todo mundo envolvido.
Tem cheiro ruim no pedaço.
Será que só foi um peido, ou estão se cagando de medo da CPI?
O Rio de Janeiro continua lindo…
O Rio de Janeiro continua sendo….
Estão sentindo o cheiro da titica em que transformaram o RJ. O filho do Pingução e o Pezão.
Como sempre, “os seus comparsas”, o PT, protege, independentemente dos crimes praticados afinal, o importante é manter em prática o compromisso de se perpetuar no poder.
Aamos acabar com o PT, já nas próximas eleições de outrubro ou o PT acaba com o Brasil.
SERÁ QUE O GOVERNO DELES É TÃO PODRE, QUEM NEM ELES AGUENTAM O FEDOR???
É, porque se mexer na M&rd@, vai feder
É, a coisa tá fedendo, tá na cara !
Nada,estão tapando a boca para não os ver rindo da justiça.
Pois é, na versão anterior o Executivo , teria que dar explicação mas em sendo da Base Nacional, pode mudar a lei a seu bel prazer e não precisa mostrar o “malfeito”.
Eles estão bem escolados e protegidos pelo petê,dão sempre um jeitinho para escaparem, são intocáveis!!! è o ínício de que tudo vai terminar em pizza.
Ah! mas se fossem do PSDB, seria uma guerra total….
Essa “proteção” é como deixar o crime prosperar.
Eita Brasil de meu Deus.