Zeca Dirceu não assinou CPI do Cachoeira | Fábio Campana

Zeca Dirceu não assinou CPI do Cachoeira

De Eduardo Bresciani, do estadão.com.br:

BRASÍLIA – A Mesa do Congresso Nacional divulgou nesta sexta-feira, 20, a lista dos parlamentares que assinaram o requerimento de criação da CPI mista do Cachoeira. Foram 72 dos 81 senadores e 396 dos 513 deputados. Em uma investigação com tanto apoio, chama mais atenção quem não rubricou o requerimento. Neste grupo que não respaldou o pedido de investigação estão alguns personagens de outros escândalos.

Dois réus no processo do mensalão em andamento no Supremo Tribunal Federal não assinaram o pedido: Valdemar da Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). O deputado paranaense Zeca Dirceu (PT-PR), filho de outro réu, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, foi outro que não assinou. O ex-ministro prestou consultoria à empresa Delta, uma das envolvidas no escândalo que levou à prisão do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

A última deputada a ser salva pelos colegas foi outra a não apoiar a investigação. Jaqueline Roriz (PMN-DF) foi absolvida em plenário mesmo depois de um vídeo no qual aparecia recebendo um pacote de dinheiro de Durval Barbosa, o operador do chamado mensalão do DEM.

Um parlamentar envolvido em outro mensalão, o mineiro, não rubricou o requerimento. O tucano Eduardo Azeredo (PSDB-MG) não deu sua assinatura. Réu em algumas ações no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-governador Paulo Maluf (PP-SP) também não apoiou a investigação.

Entre os que ficaram de fora da lista está ainda o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS). Ele ganhou fama ao dizer que “se lixa” para a opinião pública quando era relator do processo contra o ex-colega Edmar Moreira, o deputado do castelo que gastava recursos da Câmara com uma empresa de sua propriedade.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, também não assinou.

Parentes de ministros também não rubricaram: Garibaldi Alves (PMDB-RN), pai de Garibaldi Alves Filho (Previdência), e Lobão Filho e Nice Lobão, filho e esposa de Edison Lobão (Minas e Energia).

Na Câmara, o presidente Marco Maia (PT-RS) e o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), já tinham avisado que não assinariam o requerimento devido aos cargos que exercem. O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PSD-BA), e o presidente da CCJ do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foram outros a não assinar.

Dos parlamentares citados no escândalo que levou a prisão de Carlinhos Cachoeira apenas o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) não rubricou o requerimento. Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), Jovair Arantes (PTB-GO), Rubens Otoni (PT-GO), Sandes Júnior (PP-GO) e Stepan Necerssian (PPS-RJ) apoiaram a abertura da investigação.

Na “bancada dos famosos” apenas o deputado Acelino Popó (PRB-BA) ficou de fora. Romário (PSB-RJ) e Tiririca (PR-SP) deram apoio à investigação.


19 comentários

  1. sergio silvestre
    sábado, 21 de abril de 2012 – 9:40 hs

    Nove não assinou,a maioria do psdb e pmdb.
    Só o zeca dirceu do pt por motivos obvios(pilantra)

  2. Indignaldo
    sábado, 21 de abril de 2012 – 10:06 hs

    É preciso divulgar quem mais da bancada do Paraná não assinou o requerimento. O povo quer saber quem são os parlamentares paranaenses omissos, quando o assunto é corrupção.

  3. sergio silvestre
    sábado, 21 de abril de 2012 – 10:14 hs

    Entendi mal o post ,desculpe,pois se tivesse assinado seria uma traiçãoao pt,retiro o pilantra,e coloque esperto.

  4. Ita-mar
    sábado, 21 de abril de 2012 – 10:25 hs

    A turma do Pt está envolvida até o pescoço, digo corpo e alma.

  5. Silva Jr.
    sábado, 21 de abril de 2012 – 10:43 hs

    Eduardo Azeredo do PSDB, o pai de todos os mensalões, também não assinou.

  6. ANTI-CORRÚ-PT-OS
    sábado, 21 de abril de 2012 – 10:59 hs

    É CLARO QUE ESSE VIGARISTA,NÃO IRIA POR EM RISCO O PRÓPRIO PAI, JÁ QUE ELE É CONSIDERADO UM DOS MAIORES CANALHAS DO PAÍS.

  7. ana paula
    sábado, 21 de abril de 2012 – 11:17 hs

    O portal Uol, do Grupo Folha, faz um um tipo jornalismo que é mais sujo que a fossa de Cachoeira.Comentando sobre os deputados que não assinaram a CPI do Cachoeira, diz Uol em sua primeira chamada:”Réus do mensalão não assinam criação de CPI”. A jornalista Gabriela Guerreiro, que assina a matéria, só não é mais desonesta porque não há mais espaço na terra.Mentira! Dos rotulados de mensaleiros pelo PiG, só Pedro Henry, ex-PSDB, e Valdemar Costa Neto não assinaram o requerimento da CPI.Os demais réus assinaram.A desonestidade intelectual dessa tal Gabriela é tão sem limite que a vagabunda(isso mesmo!) colocou Zeca Dirceu, filho de José Dirceu, na lista dos réus do mensalão.Isso é má-fé pura.Sacanagem! A bem da verdade, Zeca Dirceu não assinou a CPI do Cachoeira porque é burro até dizer basta!Se ele fosse um pouco sabido faria como fez os demotucanos, que só assinaram a CPI quando viram que havia número para a abertura da CPI. Não é porque os demotucanos são honestos que assinaram a CPI, até porque são os partidos mais corruptos do Brasil, conforme registro no TSE, eles assinaram porque são espertos, queeriam sair bem na fita.E sairam no Estadão.É o que eu sempre digo:é esse tipo de jornalismo que deve ser varrido do mapa.A nenhum jornalista é dado o direito de destruir reputações.E é isso que o PiG costuma fazer.Como disse o dantesco Leonardo Atuch: essa é uma ótima oportunidade para a CPI do Cachoeira chamar o PiG às falas.O PiG não pode, de forma alguma, sair ileso dessa CPI.

  8. Silva Jr.
    sábado, 21 de abril de 2012 – 11:26 hs

    A título de melhor informar e de não parecer imparcial, veja abaixo a lista dos DEPUTADOS PARANAENSES, além do Zeca Dirceu, que não assinaram o requerimento de criação da CPI:

    Alex Canziani – PTB PR
    André Zacharow – PMDB PR
    Cida Borghetti – PP PR
    Giacobo – PR PR
    Hermes Parcianello – PMDB PR
    Nelson Meurer – PP PR

    Do PSDB nacional chama a atenção o pai de todos os mensalões não ter assinado (AZEREDO):

    Bruna Furlan – PSDB SP
    Eduardo Azeredo – PSDB MG
    Luiz Carlos – PSDB AP
    Luiz Nishimori – PSDB PR

  9. Gonçalves
    sábado, 21 de abril de 2012 – 12:46 hs

    Nesta CPMI se apertar espana. É sábido que muitos políticos foram favoráveis a criação da CPMI para desviar o foto do julgamento do mensalão que deverá ocorrer em breve. Alguém tem dúvidas de que o ex-Presidente Lula esta por trás de tudo o que está acontecendo?

  10. Diego
    sábado, 21 de abril de 2012 – 13:18 hs

    É bom comentar também que 9 parlamentares paranaenses não assinaram a instalação da comissão, entre eles:

    Alex Canziani, do PTB; André Zacharow, do PMDB; Cida Borghetti, do PP; Fernando Giacobo, do PR; Hermes Parcianello, do PMDB; Luiz Nishimori, do PSDB; Nelson Meurer, do PP; Sandro Alex, do PPS; e Zeca Dirceu, do PT.

  11. lalanja45
    sábado, 21 de abril de 2012 – 13:44 hs

    alex@canziani ptb que se diz da educaçao tb nao assinou assim com luiz nashimori

  12. sábado, 21 de abril de 2012 – 14:07 hs

    Qual bandido não é ligado ao Zé Dirceu ?… Tal pai, tal filho

  13. Palpiteiro
    sábado, 21 de abril de 2012 – 14:16 hs

    Essa notícia é uma besteira gritante. Pai é pai, ainda que seja uma merda, como esse é.

  14. anonimo
    sábado, 21 de abril de 2012 – 18:53 hs

    Ué, cadê o pessoal do pt????

    Vamos lá, pressionam o zequinha dirceu!!!!

    Ou será que tem angu neste caroço????

  15. Luis Carlos
    sábado, 21 de abril de 2012 – 20:01 hs

    ta devendo? Tem de pagar Deputado.

  16. Paraná mais limpo
    sábado, 21 de abril de 2012 – 21:58 hs

    A lei é clara, você não é obrigado a prodizir provas contra si próprio… Entendeu o porque do Zeca não assinar!?

  17. João Hansen
    domingo, 22 de abril de 2012 – 19:45 hs

    Fabio, é lamentável observar que ainda existem deputados que deixam de manifestar-se a favor da moralidade. Percebe-se que o ambiente do CONGRESSO está poder e está contaminando os ainda novos deputados, livres e inexperientes. Atenciosamente.

  18. Decepcionado
    segunda-feira, 23 de abril de 2012 – 15:38 hs

    Nao vejo mais como novidade essa passividade do Zeca quando se fala de CPI, afinal, esta sigla deve dar arrepios na familia.
    Esta ano aquela CPI que ainda nao caiu no esquecimento pode dar muita dor de cabeça. Eu achava que ele ainda seria uma esperança, mas tambem neh, vai saber se nao tem dinheiro do bicho na campanha milionária que ele fez. Parecia que disputava cargo de senador ou governador.

  19. FERNANDO
    segunda-feira, 23 de abril de 2012 – 15:52 hs

    Como vcs sao maldosos!!!!!!!
    Eu dou Razao ao Zeca Dirceu , se fosse meu pai que estivesse envolvido ate o pescosso como esta o tal do Ze Dirceu(preste a ser julgado e com certeza condenado) eu tambem nao assinaria.
    Mas nao esquenta a cabeça nao Zeca Dirceu , quando papai for condenado use sua influencia para trase-lo para pagar sua pena nas confortaveis e luxuosas instalaçoes da Penitenciaria De Cruzeiro Do Oeste.
    Pertinnnn de Casa!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*