Procuradoria investigará Mantega sobre denúncias na Casa da Moeda | Fábio Campana

Procuradoria investigará Mantega sobre denúncias na Casa da Moeda

Procedimento do Ministério Público do Distrito Federal é preliminar. Ex-presidente da estatal é suspeito de comandar esquema de corrupção.

Do G1, em Brasília:

A Procuradoria da República no Distrito Federal informou nesta segunda-feira (2) que foi aberta uma investigação preliminar para apurar se o ministro da Fazenda, Guido Mantega, cometeu improbidade administrativa em relação a denúncias de suposto esquema de corrupção na Casa da Moeda, vinculado ao ministério.

O procedimento é uma investigação preliminar, aberta no dia 29 de março, que deverá ser concluída em 90 dias prorrogáveis por mais 90. Caso a apuração não seja concluída em até 180 dias, a investigação será convertida em inquérito civil, e terá prazo de um ano para ser concluída.

Procurada pelo G1, a assessoria do Ministério da Fazenda ainda não havia se pronunciado oficialmente até a última atualização desta reportagem.

O ex-presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci foi apontado como chefe de um suposto esquema de corrupção no órgão. Segundo reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” ele é suspeito de receber propina de fornecedores do órgão por meio de duas empresas no exterior. Ao jornal ele atribui a denúncia a uma briga partidária dentro do PTB, que indicou seu nome.

Os procuradores vão investigar se houve omissão do ministros da Fazenda em relação às supostas irregularidades ocorridas na Casa da Moeda. Denucci foi demitido em 28 de janeiro deste ano.

“Em tese, o reportado Ministro de Estado admitiu ter sido advertido acerca da conduta ilícita de Denucci; entretanto, permitiu que este continuasse na presidência daquela empresa pública”, afirmou o procurador no despacho de abertura da investigação.

A investigação, que será conduzida pelo titular do 3º Ofício de Patrimônio Público, procurador da República Júlio Carlos Schwonke, foi motivada por representação apresentada à Procuradoria-Geral da República (PGR) por um grupo de parlamentares, entre eles o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que é suspeito de beneficiar o empresário do ramos de jogos ilegais, Carlinhos Cachoeira.

O pedido de investigação foi enviado pelo procurador-geral, Roberto Gurgel, ao MPF no DF no dia 16 de março, por se tratar de uma irregularidade da área cível investigada pelo MP na primeira instância.


13 comentários

  1. VERDADE
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 18:49 hs

    O que eu fico me perguntando é: Na época do FHC a patifaria corria solta e nada acontecia…Agora!!! Quanta preocupação…

  2. Helena
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 18:52 hs

    Será que vão investigar mesmo? Ou vai acontecer como todos os outros casos denunciados e que até agora nada aconteceu… Vou pagar prá ver…

  3. mariana
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 19:31 hs

    A patifaria sempre existiu e aumenta assustadoramente a cada dia por conta da impunidade… E a cada dia os patifes vão descobrindo novas artimanhas : é dinheiro na cueca, é dinheiro entregue nas garagens, é Senador da República de conluio com bicheiro…e ninguém sabe de nada, ninguém viu ou ouviu nada, é tudo “factóide” da imprensa, da oposição, daqueles que não querem que o Brasil dê certo…

    E assim caminha a humanidade (ops, o Brasil)…

  4. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 20:19 hs

    Não da em nada, os brasileiros estão cegos, mudos e surdos e só conseguem acreditar no chefe desta roubalheira toda, no Sr. Lula, o maior mentiroso do Brasil.
    CXADEIA é o mínimo a quadrilha petista.
    Brasileiros, ainda não caiu a ficha sobre quem é o chefe da quadrilha Petista?
    ACORDEM.

    PT, O CÂNCER DO RBASIL, vou ficar aqui por muitos e muitos anos repetindo.
    PT, O CÂNCER DO RBASIL.

  5. segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 20:26 hs

    Acredito que o MP deverá investigar todas as denúncias ministeriais. Seja lá quem for o denunciado. Não se aceita mais esse tipo de procedimento. Não existe cidadão “acima de qualquer suspeita”. Sob suspeição…investiga-se!
    Se o ex-presidente da Casa da Moeda denunciado como chefe de um suposto esquema de corrupção no órgão foi demitido em 28 de janeiro deste ano é porque existe culpa.
    Portanto, Sr. Ministro da Fazenda, Guido Mantega, vá preparando o pão e o cálice! A Semana Santa está aí…é tempo de reflexão!

  6. ivanowski
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 21:53 hs

    . VERDADE: ENTENDA E TENHA CONSCIÊNCIA, QUE ESTE MENSALÃO FOI O MAIOR ESCANDÂDALO QUE SE TEM NOTÍCIA NA HISTÓRIA POLÍTICA DO BRASIL.

    . SE ESTE PAÍS FOSSE SÉRIO, O LULÁBIA DA SILVA, TERIA CAIDO.

    . POR MUITO MENOS, VERDADE, O COLLOR TEVE QUE DEIXAR A PRESIDêNCIA.

  7. Silva Jr
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 22:25 hs

    Mais um factóide para aplacar a fúria do escândaçp da relaçaõ incestuosa entre a Veja e o crime organizado, agora vão atacar o PT de todas as formas, falsas denúncias baseadas no ouvir falar, alguém disse e manipulaçãoes pueris só vão fazer o barco da oposição e da grande mídia sem propostas para o país, não sabem fazer outra coisa, não sabem fazer oposição e representam apenas os 1 porcento da população, são os de sempre que acham que todos os petistas são petralhas e que os políticos da oposição são os áladinos da moral e da ética.
    Deveriam é explicar todos os escândalos do governo FHC, ajuda criminosa do BC ao Acciola e do balcão de negócios para aprovar a emenda da reeleição do divino FHC

  8. Vigilante doi Portão
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 3:01 hs

    Mesmo SABENDO da grave denuncia contra o diretor da Casa da Moleda, Mantega não tomou providências.

    PREVARICOU!

  9. Jeremy Clayton
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 8:30 hs

    Isso aí, investiga, investiga, investiga e……NADA. Se algum dia a investigação terminar, ou vão declará-lo inocente ou o governo já terá terminado.

  10. PEDRÃO
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 9:58 hs

    SR VERDADE, cite pelo menos uma patifaria que envolvesse tanta e contínua roubalheira, já são mais de nove anos de roubalheiras, e escândalos, mal termina um e começa outro, parece que jamais terá um fim, e o zé povão continua anestesiado, até quando pqp?

  11. Ocimar
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 13:09 hs

    PERGUNTAR NÃO OFENDE:PORQUE TODO O PETISTA ALÉM DE CORRÚ-PT-O,É BURRO?

  12. Origem
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 13:47 hs

    O PT ensinou os brasileiros que “o crime compensa”.
    CÂNCER DO RBASIL.

  13. silvajr
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 14:10 hs

    O que os prezados leitores não entendem é que a denúncia do mensalão é que não é séria, pois foi tramada pelo Demóstenes, Cachoeira e revista Veja.
    Transformaram um caixa 2 de campanha no mensalão e agora as gravações estão mostrando a armação.

    Quanto a ser maior escândalo político do Brasil, discordo, não chega nem aos pés da compra da emenda da reeleição por R$200 mil reais por FHC ou do PROER que ajudou o banqueiro Cacciola e que colocou no banco dos reús ex-presidentes do BC e administradores do governo tucano.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*