PMDB na Justiça para exigir dados do Ibope | Fábio Campana

PMDB na Justiça para exigir dados do Ibope

O ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMDB) informa que o PMDB-Curitiba pediu o juízo da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba para ordenar ao Ibope a fornecer o acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da pesquisa eleitoral veiculada na última segunda-feira (9) na capital paranaense. A ordem judicial, segundo Greca, foi concedida pelo juiz dr. Marcelo Wallbach Silva, na sexta-feira (13).

Mesmo de posse do mandado, o advogado do PMDB, dr. Marcelo W. Marcengo, ao chegar na sede da empresa de pesquisa, teve o acesso negado ao sistema de análise eleitoral. Segundo informou Rafael Greca, sob a argumentação de que as pesquisas só ficam armazenadas na sede da multinacional, a advogada do Ibope, em São Paulo, dra. Natalia Lima de Santana frisou que, por “questão se segurança”, tais pesquisas não ficam arquivadas fora das instalações da empresa na Capital paulista.

“Como é possível uma pesquisa eleitoral ou pré-eleitoral não permanecer na praça onde ela foi realizada. Isso é inadmissível e, no mínimo, contraditório ao senso de democracia e de respeitabilidade ao cidadão, aos eleitores e aos partidos políticos”, disse Rafael Greca. E completou: “O que o Ibope quer esconder?”.

Infração

Para o advogado do PMDB, Marcelo W. Marcengo, o caso trata de clara infração do art. 14 da resolução 23.364/2011 do TSE, que determina que as empresas de pesquisa devem deixar disponíveis tais dados, para a fiscalização pelos partidos políticos.
Marcengo explica ainda que ao não armazenar a pesquisa na praça onde ela foi conduzida, o processo de análise da pesquisa torna-se dificultoso, além de retardar ou até mesmo impossibilitar a conferência dos dados.
Vale lembrar que dificultar ou retardar a fiscalização por parte dos partidos, diz o advogado do PMDB, constitui crime punível até com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa que pode chegar a quase 22 mil reais.


10 comentários

  1. Nhengo
    segunda-feira, 16 de abril de 2012 – 15:50 hs

    com 7 % faz alguma diferença?

  2. zangado
    segunda-feira, 16 de abril de 2012 – 15:54 hs

    Fazem e atravessam a lei porque sabem que, quando muito, causa celeuma, irrisignação, notíca e nada mais …

  3. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 16 de abril de 2012 – 15:57 hs

    Greca está mais para cônego do que para prefeito.

  4. ivanowski
    segunda-feira, 16 de abril de 2012 – 16:38 hs

    . O QUE O ‘Sancho Pança’ quer saber de pesquisas … ???

    . Vá conversar com o Bufão …

  5. Geraldo
    segunda-feira, 16 de abril de 2012 – 20:57 hs

    Tá um bucho o Fiapo!!!…

  6. Beto Buraco e Luciano Cratera
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 1:41 hs

    PARECE O PINGUIM DO BATMAN!!!
    kkkkkkkkkkkkk

  7. Maria do Rocio Dalacosta
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 8:38 hs

    Gostei de ver que o “velho ” e bom Rafael Grecca esta na ativa movamente. Continue assim e vamos mostrar ao povo curitibano que os poderosos não querem um prefeito que tenha a sensebilidade de entender o povo como voce sempre teve. Conte sempre com sua eleitora. Boa sorte nesse batalha contra os poderesos da GP.

  8. eloy giraldi
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 9:17 hs

    Qual o objetivo do candidato “roliço”, deve ser aparecer na mídia, pois não existe praticidade alguma no seu pedido.
    Deve ser o Sr. mamona que está nervoso com o seu índice nas pesquisas.

  9. HENRY
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 10:07 hs

    TÁ FEIO O “gordaxo greca” NESTA FOTO HEIN? IGUAL AO SEU PERCENTUAL DE POSSÍVEIS votinhos.

  10. terça-feira, 17 de abril de 2012 – 10:53 hs

    O Greca vc tem que ser preocupar e com sua campanha e não com Ibope não vai mudar nada corra Greca a coisa ta feia pro seu lado, e ainda vai ficar pior quando seu queridinho Requião te abandonar com o seu sobrinho Jõao Arruda aguarde e verá.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*