Petistas que exigem candidatura própria vão a Lula e Dilma | Fábio Campana

Petistas que exigem candidatura própria
vão a Lula e Dilma

A corrente que defende candidatura própria do PT para disputar a prefeitura de Curitiba acredita que a sua causa não está perdida. Vai à luta para tentar virar o jogo no Encontro Municipal do PT que decidirá, entre os 300 delegados eleitos, o caminho do partido.

A corrente, que se autodenomina “Articulação de Esquerda” emitiu nota explicativa de sua posição e objetivos. É o que segue:

Nota Oficial da Articulação de Esquerda, Tendência Interna do PT/Curitiba

Eleitores esperam orientação de Lula e Dilma e perguntam: “Por que não podemos ter candidatura do PT em Curitiba?”

As prévias do PT de domingo passado mostraram que 43% dos petistas rejeitam a aliança com Fruet no primeiro turno.
A mobilização mostrou a disposição da nossa fiel militância para defender os candidatos do Partido nas eleições municipais, reagindo ao discurso derrotista de alguns de nossos dirigentes.

Mostrou também que, se os “defensores de Fruet” usassem os recursos de que se utilizaram para tentar convencer-nos que “somos fracos demais”, num esforço para mobilizar o partido em torno de uma candidatura, nossas chances de vitória seriam enormes.
Parece até que eles menosprezam o fato de que contaremos com o apoio do companheiro Lula, o grande eleitor de Curitiba, pois 70% dos pesquisados disseram que votariam no candidato que ele indicasse.

Se ao invés de reclamar da “falta de consciência política” do povo de Curitiba, os defensores de Fruet acreditassem na força de nosso programa e da nossa militância, os resultados seriam muito melhores.
E poderíamos ter o PT na prefeitura ou pelo menos um significativo aumento da nossa bancada de vereadores, cujo pequeno numero, ( temos apenas 3 vereadores num total de 38 ) é inaceitável para um partido cuja presidenta tem 77% de popularidade em Curitiba.
Um PT fraco e sem vontade de lutar
Parece até que para alguns, o PT precisa estar sempre estar fraco, para poderem justificar essa irresistível vontade de querer que apoiemos os candidatos das elites que mandam nessa cidade, alegando a nossa própria fraqueza em vez de trabalharem por nosso fortalecimento.
Mas nem tudo está perdido. As prévias apenas indicaram a quantidade de delegados para cada chapa e abandonar a candidatura própria e apoiar Gustavo Fruet já no primeiro turno seria um grave erro. E isso não será difícil de demonstrar aos companheiros no nosso encontro do dia 28 de abril.
Primeiro porque nosso partido deveria lançar uma candidatura no primeiro turno, para medir sua força e, se fosse o caso, ter melhores condições de uma aliança no segundo turno. Porque o PT, o maior partido do Brasil, não pode fazer isso em Curitiba? Haverá alguma proibição que não sabemos?
Segundo porque a eleição de novos vereadores do PT, com numero 13, ficaria muito difícil se fizermos campanha para o prefeito com numero 12. Além disso, devido à nossa posição subalterna, os votos do PT trabalhariam para eleger vereadores do PDT, o partido do candidato a prefeito…Será que é isso, fortalecer o PDT, o que se quer?
Terceiro porque, graças ao seu passado de caluniador do Lula, da Dilma e do PT, sua imagem de apoiador de José Serra e Alkimin, a maior rejeição a Gustavo Fruet já é enorme dentre os filiados e eleitores do PT. Dá para imaginar a vontade da nossa militância em fazer campanha para quem acusou o Lula de todo que é crime?
Quarto, porque todo mundo sabe que Fruet só veio “costear o alambrado” do PT porque Richa, com medo de perder, preferiu apoiar o atual prefeito Ducci, temendo que a força eleitoral do ex-tucano serrista , não conseguisse derrotar um candidato do PT, apoiado pela popularidade de Lula e Dilma.
Acreditar na fidelidade de Fruet ao PT é outra aventura.
Todo mundo sabe que quem virou a casaca, ( não só uma, mas duas vezes) , pode tranquilamente, virar de a casaca de novo.
Quem garante que assim como saiu do PMDB e agora do PSDB, o “bom mocinho”, depois de eleito, não faça como outros já fizeram com o PT e traia seus compromissos?
Onde está a garantia de que, após eleito, Fruet não faria novamente as pazes com os tucanos que governam o Estado e a Prefeitura? Quando terá Fruet se comprometido em impedir a privatização da saúde, da educação, da cultura, que já estão em marcha? Onde isso está escrito? Quando ele disse isso?
E tem mais: Fruet até agora não falou nada contra Beto, contra os tucanos. Fruet nem ao menos se retratou das ofensas que dirigiu a Lula, durante a conspiração do “mensalão”, montada por Demóstenes Torres e Carlinhos Cachoeira para derrubá-lo. Mentiras que ele, Fruet, com a maior “cara-de-santo”, ajudou a propagar no programa do Jô e em várias oportunidades que a mídia, sua fã, sempre lhe proporcionou! Basta entrar na internet e colocar o nome dele para assistir as acusações infundadas que ele levantou.
E isso, nos coloca um grande problema, se o PT fechar com Fruet: como iremos nas vilas e bairros defender quem caluniou Lula, nossa maior liderança? Vai parecer até que “gostamos de apanhar” e que nem ligamos se alguém xingar Lula se ele tiver algum voto para nos dar…
Como faremos se algum eleitor nos disser: “Vocês agora estão apoiando esse Fruet, que xingou o Lula de ladrão? Esse Fruet se arrependeu do que falou do Lula ou o Lula é mesmo um ladrão, como esse sujeito disse na televisão e vocês concordam com ele? Como vocês andam com alguém que xingou o Lula?”
Porque essa aliança com Fruet não foi explicada às claras para a nossa militância? Porque ela já é tida como certa por membros da Direção e pela grande imprensa, que parece, sintomaticamente, atuar de forma consonante com essa estratégia? Porque nossa aliança não pode ser com Ratinho, com Greca, com Fajardo do PPL ou até com o próprio Fruet, mas no segundo turno?
Será que os apoiadores de Fruet no PT não confiam no apoio de Lula nem para ir ao segundo turno?
Como dá para entender que a imprensa local que odeia o PT, a Dilma e o Lula apoie abertamente o Fruet, que pelo jeito é tão querido pela maioria da direção municipal do PT?
A luta pela candidatura própria ainda não terminou.
Perdemos somente de 43% a 57%, enfrentando o poder econômico e a influencia política de dois ministros, alguns deputados e vereadores já eleitos.
Não esqueçamos que o resultado apenas deu a proporção de delegados à Convenção nas duas chapas.
A hora é de manter a argumentação e a estratégia de convencimento dos diversos setores do Partido, principalmente dos delegados que vão participar do Encontro Municipal.
Até lá, por mais que a direita política do Paraná e sua imprensa contem como certa a subjugação do PT aos interesses oligárquicos, devemos manter a luta digna e necessária pelo fortalecimento do PT em Curitiba, defendendo uma candidatura própria.
Porque não?
Se Lula e Dilma estiverem conosco e nosso partido estiver unido, de onde vem esse “medo”, essa “vergonha” de nos apresentarmos ao eleitorado no primeiro turno, com candidato próprio?
Curitiba, 17 de abril de 2012.
André de Souza Vieira/ Coordenador Geral/AE-PR
FORTALEÇA O PT: ATUE DENTRO DELE, NA AE ( Articulação de Esquerda )
Faça contato!
Com seu apoio impediremos que o PT se torne mais um partido eleitoreiro!
http://aeparana-ae.blogspot.com.br/


16 comentários

  1. Helena
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 16:06 hs

    …respondo rapidinho: os eleitores panaenses somos alfabetizados políticos, assim como os eleitores paulistas, já conhecemos bem o PT. Aqui, só dá PSDB… Graças a DEUS.

  2. Lulla Mensaleiro
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 16:31 hs

    Poxa, quanta incoerência dos petralhas.

    O Fruept só desceu o sarrafo no Lulla Mensaleiro e na bancada petralha.

    Agora estão dando beijo na boca.

    Que troço mais ridículo.
    Os eleitores vão dar uma camaçada de pau no Fruept na eleição.

  3. antonio
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 17:03 hs

    Pois é. Como esse pessoal disse em pronunciamento anterior: FAZ 32 ANOS QUE O PT TEM CANDIDATO A PREFEITO EM CURITIBA. Sim e em quantos ganharam? Nenhum.
    A não ser que arranjem um candidato novo (que sabemos, não existe), com o Dr. Rosinha e ou o Tadeu Veneri vão chegar a 50 anos disputando sem ganhar nenhuma vez. E choradeira de profissionais da política mas que não fazem sucesso.

  4. Diego
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 17:14 hs

    O PT ta virando bagunça. O processo existiu e foi democrático tendo um lado vencedor.

    O problema são os vencidos que não sabem lidar com a democracia e a derrota. Se não sabem lidar com a democracia e a derrota, não tem moral alguma para governar nada, muito menos a prefeitura. Se comportando desse jeito, só comprova que os vencedores escolheram bem seus representantes.

  5. Ponpeo
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 17:17 hs

    O Pt esta cada vez mais morto no Paraná,acabou a coragem de candidatura própria.
    Ficam,a reboque de outros partidos,amilitancia já não vale mais nada,quem manda é o casal de ministros.
    Mas eles merecem isto, afinal é um partido que só cresceu fazendo arruaça sendo sempre oposição sem nenhuma responsabilidade real com o pais, sem plano de governo!!

  6. Mario
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 17:31 hs

    Isso aí ainda vai dar muita confusão. O resultado mostrou que quase cinquenta por cento não ficou satisfeito e essa história de que, mesmo assim, todos vão marchar junto é conversa mole prá boi dormir. A coisa está realmente rachada e não tem poderosos internos que resolvam aé porque muitos não lhes são simpáticos. Vai ser bonito de ver o pau comendo internamente.

  7. João Antonio
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 18:15 hs

    O documento deve ter sido escrito no gabinete do Tadeu Veneri. A minoria deveria ter mais respeito com aqueles que votaram na chapa 1. Poderia também, e é fácil, fazer ilações sobre interesse do Tadeu e rosinha nesse processo, mas não vou me rebaixar.
    Agora, não dá prá aceitar a ditadura da minoria sobre a grande maioria que aprovou que a aliança seja feita.

  8. Jorge Singelo
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 19:41 hs

    Será que corrente do PT pró Ducci consegue virar o jogo? Isso seria bom. Facilitaria a vida do atual prefeito e do Beto Richa.

  9. Mírian Waleska
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 21:18 hs

    Quer que eu responda? Ta na ponta da lingua.

    Porque o PT ta mais sujo que pau de galinheiro, e precisa se encostar em alguem para que o pau nas eleições não seja tão arrasador.

    Só por isso bem.

  10. Galego
    terça-feira, 17 de abril de 2012 – 22:00 hs

    A nota do pessoal do contra está certa. O resultado foi apertado e apenas definiu a percentagem de delegados entre cada chapa. A votação mesmo será nas prévias. De qualquer maneira, chorem adversários do nosso PT: os partidos de vocês não tem prévias. Quem escolhe os candidatos são os chefões e ninguém pergunta o que vocês do baixo clero querem. No PT, mesmo havendo divergência, há disputa democrática e há espaço para discussão. Já no PMDB por exemplo, há só traição em cima de traição. Na tucanalha, só há privatizadores, de olho em que parte do governo vão transformar em negócio próprio. E no DEM, bem , aí é caso de polícia federal…

  11. Fabio
    quarta-feira, 18 de abril de 2012 – 9:07 hs

    no lugar de inscrever os delegados para o encontro municipal perderam tempo com babozeria, a chapa “Ducci Já” não tem delegados ao encontro municipal pq perdeu o tempo habil de inscrição dos nomes como delegados !!! e FruePT neles !!!

  12. adão
    quarta-feira, 18 de abril de 2012 – 11:50 hs

    O direito ao esperneio é legítimo. Agora, vamos discutir as coisas seriamente.
    1. Num partido democrático qualquer um tem o direito à opinião e de defendê-la abertamente, de formar grupos, chapas e participar de qualquer disputa.
    2. Foi o que aconteceu no último domingo. A chapa 1, pró-aliança, obteve 57% dos votos e elegeu a maioria dos delegados q

  13. adão
    quarta-feira, 18 de abril de 2012 – 12:17 hs

    O direito ao esperneio é legítimo. Agora, vamos discutir as coisas seriamente.
    1. Num partido democrático qualquer um tem o direito à opinião e de defendê-la abertamente, de formar grupos, chapas e participar de qualquer disputa.
    2. Foi o que aconteceu no último domingo. A chapa 1, pró-aliança, obteve 57% dos votos e elegeu a maioria dos delegados ao Encontro Municipal que vai decidir os rumos do PT nas eleições deste ano.
    3. A chapa pró-candidatura própria tem todo o direito de continuar defendendo sua tese e tentar angariar os votos de uma parte dos aliancistas. Agora, se virem com argumentos do nível do documento da Articulação de Esquerda, vão perder mais votos. Além de mal escrito, é fraco, confuso e revela desespero.
    4. Apesar de defender que candidatura própria não é princípio partidário – ela pode acontecer ou não com base em vários fatores, entre eles um programa consistente, candidatura forte e conjuntura favorável -, acho que o partido poderia, sim, ter se preparado melhor para essas eleições e até disputar com candidato próprio. Diante do processo em andamento, todavia, acho que agora é tarde demais para isso. Infelizmente.
    5. Não acho também que o Fruet seja uma opção ruim. Ao contrário. Nem o fato dele ter sido opositor ferrenho ao Governo Lula o descredencia a uma aliança com o PT. À época ele estava num partido de oposição ao governo e fez seu papel. Melhor que ele tenha chegado à conclusão de que Lula e Dilma, apesar dos percalços, realizam um governo que está fazendo o país avançar e que os brasileiros estão tendo melhor qualidade de vida.
    6. . Por fim, cabe a pergunta: se o PT tiver candidato a prefeito aceitará, esse grupo aceitaria eventuais apoios do Fruet, do Ratinho Jr. e de outros? Não é incoerência e oportunismo rejeitar aliança com Fruet no primeiro turno, com os ferozes argumentos da recente atuação dele na CPI do “Mensalão”, e apontar que ele seria bem vindo no segundo turno?
    Insisto: os aliancista precisam melhorar seus argumentos para conquistar mais adeptos às suas teses. No jeito que está não dá.

  14. adão
    quarta-feira, 18 de abril de 2012 – 12:20 hs

    corrigir o último parágrafo:

    Insisto: os defensores da candidatura própria precisam melhorar seus argumentos para conquistar mais adeptos às suas teses. Do jeto que está não dá.

  15. sergio silvestre
    quarta-feira, 18 de abril de 2012 – 21:53 hs

    O pt é mais sujo que pau de galinheiro porque a walesca dorme
    nele.

  16. eugenio da raga
    quarta-feira, 4 de julho de 2012 – 22:31 hs

    quem deita a lenha no pt só deve ser do psdb ou do dem ,eu acho que é isto mesmo,cada um defende o seu galinheiro.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*