Medo de perder o foro privilegiado do Supremo retarda renúncia de Demóstenes | Fábio Campana

Medo de perder o foro privilegiado do Supremo retarda renúncia de Demóstenes

Do :

Em privado, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) discutia na noite passada a hipótese de renunciar ao mandato de senador. Trocou ideias sobre o tema com amigos e com Antonio Carlos de Almeida Castro, o advogado que o defende no processo que apura suas relações com o contraventor Carlinhos Cachoeira.

Com a corda no pescoço, Demóstenes retarda sua decisão por receio de perder a prerrogativa de foro. Renunciando à cadeira no Senado, o inquérito em que arde sua reputação não seria mais julgado pelo STF.

Demóstenes é promotor de Justiça licenciado do Estado de Goiás. Teria de reassumir suas funções. Em tese, como o escândalo envolve crimes federais, o foro passaria a ser o Tribunal Regional Federal –no caso, o TRF da primeira região, sediado em Brasília.

Porém, o STF já decidiu em episódios anteriores que os promotores devem ser julgados pelos tribunais estaduais mesmo quando chamados a responder por delitos federais. Prevalecendo esse entendimento, Demóstenes iria à grelha do Tribunal de Justiça de Goiás.

A eventual renúncia sujeitaria Demóstenes a riscos adicionais. Não são negligenciáveis as chances de que venha a responder a processo disciplinar no Ministério Público goiano. No limite, pode ser expulso da carreira de promotor.

Nesse caso, perderia também o foro do Tribunal de Justiça. Ficaria ao alcance de um juiz de primeiro grau, o mesmo que mandou para a cadeia o “amigo” Cachoeira e o bando dele. Em meio a tantas variáveis, Demóstenes hesita.

Sabe que se tornou uma cassação esperando para acontecer. Não desconhece que terá de se desfiliar do DEM caso não queira ser expulso da legenda. Mas tenta administrar a derrocada política de olho nas consequências jurídicas. Consolidado o terremoto, Demóstenes busca o mal menor.

Na melhor das hipóteses, o caso seria mantido no STF por envolver outros congressistas. Algo parecido com o que ocorre no processo do mensalão. Gente como José Dirceu permanece no banco de réus do Supremo mesmo sem dispor mais de mandato parlamentar. Na pior das hipóteses, Demóstenes seria submetido aos humores do primeiro grau.


11 comentários

  1. Denise
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 15:25 hs

    Já acreditei no demóstenes!!! burrrrrrraaaaaaaaaaaaa.

  2. jaferrer
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 16:55 hs

    Demóstenes, a face da hipocrisia!

  3. Silva Jr
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 18:19 hs

    Num tó falando enquanto que a oposição está se lascando cada dia um cai na cachoeira, o Lula está recebendo do Mundo o reconhecimento de tirar o Brasil da Miséria e pobreza? Deus é mesmo Brasileiro e do P.T.né! Parece o Mundo querem mostrar pro Brasil quem está certo,olha só que Época para ele receber um premio?A MENTIRA TÉM PERNA CURTA, E RABO COMPRIDO,A OPOSIÇÃO ESTÁ PISOTEANDO O RABO.

  4. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 18:22 hs

    Lamento pelos que ingenuamente não percebiam que na OPOSIÇAO que batia no LULA/DILMA usando o tal mensalão nem comprovado se escondiam e se escondem os PIORES BANDIDOS que pretendiam entregar o Brasil para os Estados Unidos do Iraque.
    Salve LULA/DILMA! Foi preciso esses anos de governo da MAIORIA para arrancar as máscaras dos bandidos que se escondem no ninho do Serra junto com os PIJAMAS SUJOS DE SANGUE.
    De longe da para ver tão legal…
    O que acontece aí na nossa capital…
    Hoje aqui em Nova York só se fala da LIBERDADE DE MATAR depois de mais um massacre.
    E pensar que Serra queria um Brasil igual a está coisa louca que está se formando por aqui.
    E lá no mapa do PHA do CONVERSA AFIADA percebi que deu MACACO no Paraná. Faz sentido.
    Abraços SAUDOSOS a todos!

  5. sergio silvestre
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 18:24 hs

    Voces ainda acreditam em muita gente.
    Acreditam no serra! VAI FALA O QUE

  6. Silva Jr
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 18:30 hs

    Lula recebe Prêmio Internacional da Catalunh.
    Ex-presidente venceu por unanimidade o prêmio, que tinha a concorrência de 177 personalidades; motivo foi a luta de Lula pelo crescimento econômico do Brasil e para “erradicar a pobreza e a miséria” durante seus dois mandatos

  7. PEDRÃO
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 10:21 hs

    Salete vai chupar manga e pare de falar asneiras.

  8. Mauro
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 14:04 hs

    http://historiaspraboiacordar.wordpress.com/2012/04/01/aecio-neves-psdb-mg-declara-sua-admiracao-pelo-senador-demostenes-torres-dem-go-acusado-de-colocar-seu-mandato-a-servico-de-um-bicheiro/

    E agora, Aécio, vai continuar defendendo o menestrel?

  9. SOLANGE LOPES
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 22:19 hs

    Salete, um pedido do fundo do coração. Fica por aí mesmo.

  10. sem fronteiraas
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 23:49 hs

    engraçado a pessoa falar mal de um país e depois vem toda meladinha a falar “ah! hoje aqui em NY”, pô vai lavar os pratos donde trabalha. quanto aos “dodóizinhos dela Lularápio e Dilma esses , vão à Fedentina do Passado p/ “justificar” a Carniça do Presente!

  11. sem fronteiraas
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 23:50 hs

    PS: não defendo partido ladrão nenhum, quero que todos os P, acabem na cadeia.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*