Com ou sem Samek, PT vai ter candidato próprio em Foz do Iguaçu | Fábio Campana

Com ou sem Samek, PT vai ter candidato próprio em Foz do Iguaçu

O PT decidiu no último sábado, 31, pela candidatura própria na disputa da prefeitura de Foz do Iguaçu. Na reunião, apesar de tensa, a tese de candidato próprio venceu por 14 votos a 12. O PT tem três candidatos para a disputa: Jorge Samek, Gilmar Piolla e Joel de Lima. Os três são trabalhadores da Itaipu Binacional e têm até junho como prazo para desincompatibilizar e disputar as eleições de 7 de outubro.

O próximo passo dos petistas é registro das pré-candidaturas – o que deve ocorrer logo depois da Páscoa, a partir da próxima segunda-feira, 9. Também devem ser registradas as teses e as propostas para o encontro municipal do partido que, a princípio, está marcado para o mês de maio. Até lá, os petistas vão iniciar as reuniões dos setoriais e intensificar as conversas com os partidos que formam a base aliada do Governo Dilma no Congresso Nacional.

Em Foz, o PT espera que seu arco de aliança inclua o PDT, PMDB, PP, PTB, PV, PTN, PSD, PCdoB, mas não fecha a porta para PSB, PSDB, PPS e DEM. O candidato ‘natural’ do PT tem nome é sobrenome: Jorge Samek. Se Samek continuar imprescindível para Dilma no comando da Itaipu Binacional, a escolha se dará entre Gilmar Piolla e Joel de Lima.

“O importante da reunião de sábado é que o PT decidiu que vai de candidatura própria com ou sem o Samek”, diz um petista, árduo defensor de candidato próprio na disputa.

Entre os petistas já circula a tese, com centenas de assinaturas, que se resume em “manifesto pela candidatura própria do PT – o PT deve assumir papel de protagonismo na política iguaçuense”.

“Prestes a completar 100 anos, Foz do Iguaçu vive um processo de grande dinamismo cultural, econômico, político e social. A cidade renova seus conceitos, sua mentalidade, seus paradigmas. Uma gestão do PT na Prefeitura, no centenário da cidade, fomentará ações para sedimentar essa mudança de perspectivas e preparar Foz do Iguaçu para um novo século de prosperidade”, diz trecho da tese/manifesto.

Para levar esse projeto adiante, os petistas signatários da tese defendem que o PT “deve assumir o papel de protagonista e deixar de coadjuvante nas eleições municipais de 2012. E esse protagonismo só é possível com o lançamento de uma candidatura própria do PT”.

“Uma candidatura alicerçada na unidade do partido que ajude a alavancar a eleição de uma expressiva bancada de vereadores petistas e agregue apoios dos partidos aliados, da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais, para que possamos conduzir a cidade a um futuro de progresso e bem-estar social”, completa a tese.


17 comentários

  1. elvis
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 8:17 hs

    O PT de foz é tão fraco que para ter candidatos a prefeito teve que importar lideranças, samek, lima e piolla, nenhum dos tres s e formaram politicamnete em foz, e todos os tres tem o mesmo traçado politico, funcionparios nomeados de itaipu, ao menos fossem de carreira…., é uma lástima a que ponto chegou o pt iguaçuense.

  2. Patricia
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 8:41 hs

    Vereador talvez o Samek se elegesse, mas Prefeito não dá. O custo Samek é muito alto. Na Itaipu ele é rateado por todos os brasileiros, mas em Foz ele seria rateado pelos iguaçuenses e por nós pobres turistas, e isto inviabilizaria nossas férias por lá. Que Deus ilumine o povo de Foz e que eles não façam a mesma besteira de eleger um petista como fez o povo de Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Besteira da qual se arrependem atá hoje. Foz só vai encolher mais com este trio aí.

  3. Socrates
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 9:23 hs

    Ueh Campana, voce nao disse que o Samek ia ser o candidato??????

    Nunca, Sócrates, sempre disse que o Gilmar Piolla era o mais cotado para ser o candidato. Posso estar equivocado, continuo a pensar assim.

  4. Emerson
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 9:56 hs

    “Trabalhadores”??? Menos, muito menos. Com o que ganham, em dolar, tem que ser considerados bacanas, executivos

  5. Gilmar Trento
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 10:03 hs

    Foz precisa de um homen igual ao Jorge Samek ele vai dar um novo rumo a nossa cidade. Estamos juntos Samek

  6. Pedro Neto
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 10:47 hs

    Piolla não faz nem para sindico de prédio.

  7. ivanowski
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 11:20 hs

    . Estão sonhando com essa ‘história do Samek’ ser cand à Pref de FOZ …
    . Neste Cargo, sonhado por muitos, de D Geral de Itaipú, deixaria ELE P/ SER CAND ????

    . QUER FICAR ATÉ O RESTO DOS DIAS ….

  8. CLOVIS PENA -
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 11:30 hs

    Se não for Samek o candidato, vamos ver como fica a adesão de outros partidos na coligação.
    .

  9. IGUASUENSE ANTENADO
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 11:38 hs

    Os tres pré-candidatos do PT são importados. nenhum se formou politicamente em Foz do Iguaçu. Vieram para cá nas garras da Itaipu, sem passarem em concurso, mas nomeados, e como tal, querem ser nomeados prefeito. Itaipu es´ta em foz e não o contrário. O PT que isntituir aqui em foz uma rapúlica de itaipu, mas o povo não vai deixar. Cade as lideranças locais petistas?

  10. Jeremy Clayton
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 12:43 hs

    Sem Samek, com certeza. Ninguém em sã consciência largaria ITAIPU para se aventurar a ser prefeito de cidadezinha do interior.

  11. segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 21:48 hs

    SAMEK, COMEÇOU A FAZER AS CONTAS FINANCEIRAS DE DEIXAR UM CARGO Q SE NÃO FIZER NADINHA DE ERRADO, FICARÁ PELO MENOS MAIS 3 OU 7 ANOS ATÉ ACABAR O MANDO DO “PT” NO BRASIL, E OS BRASILEIROS ACABAREM COM A BUÍA, CHEGA DESTA GENTE DO “PT”, ACORDA BRASIL, ACORDA FOZ, O CARA NÃO VAI LARGAR O SUPER SALARIO DE ITAIPU, PARA VER SE GANHA A PREFEITURA DE FOZ, ELE NÃO VAI LARGAR A TETA DE JEITO NENHUM. SÓ NÓS BRASILEIROS É Q PODEMOS ACABAR COM A MAMATA, E NÃO VOTAR NO PT NEM PARA SÍNDICO DE PRÉDIO, FORA PT. FORA LULA, E FORA ETC…

  12. Aline
    segunda-feira, 2 de abril de 2012 – 23:08 hs

    Impressionante, as ESTATAIS estão todas PRIVATIZADAS pelo PT, só têm PETISTAS. Entederam porque eles não querem privatizações??????? Já privatizaram para o partido PT.

  13. Elton
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 8:30 hs

    Das duas uma: ou o Samek está esperando para anunciar a candidatura no ultimo minuto para não antecipar o fogo cruzado ou não vai ser bobo de deixar o cargo de Dir. Pres. da Itaipú (mamata dessas até eu, que sou mais bobo, quero)

  14. Antenor Retardado
    terça-feira, 3 de abril de 2012 – 10:02 hs

    O melhor nome hoje para administrar FOZ DO IGUAÇÚ chama-se
    RENI PEREIRA (PSB), este sim vale a pena apesar de nascido em Santo Anotnio do Sudoeste, mas é morador da cidade e conhece como poucos os problemas que hoje enfrentamos no município cuja a administração é pífia e suspeita.

  15. Direita Iguaçuense
    sexta-feira, 6 de abril de 2012 – 17:41 hs

    O mais incrivel, é que infelizmente o Spada acabou com a Direita de Foz. Cade o PSDB e o DEM se coligando em torno de um nome plausivel e de respeito?? Mas nao falo de Sergio e Familia Silva (dombrandino e samis) Falo de um nome diferente que venha para acabar com a esquerda que amaldiçoa esta cidade!!

  16. domingo, 8 de abril de 2012 – 10:24 hs

    acho que sem o samek não teremos chances , sou petista a 25 anos mas tenho que ser realista, o nome seria o vitorassi o qual incorporava o espírito petista que era de luta, não sei ao certo até hj o pq excluiram ele do pt se foi ele próprio quem ajudou expandir esse partido que já me deu mais alegrias do que vem dando ultimamente, mas vamos em frente mesmo sem acreditar tanto no partido ainda acho que em terra de cegos quem tem um olho só é Rei, mas coligação com o reni que gastou em combustível o equivalente a dar 5 voltas ao mundo não acho uma idéia nada boa, vamos nessa samek precisamos de vc aqui meu amigo…

  17. Seu João
    terça-feira, 10 de abril de 2012 – 16:43 hs

    O Reni Pereira gastou em combustível o equivalente a dar 5 voltar ao redor do mundo. Está juntando dinheiro para bancar a campanha. Está juntando o NOSSO dinheiro, o dinheiro do POVO. Acorda, gente!!!!!!!!! Já mataram o irmão dele. É tudo bandido!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*