O governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci participam na manhã deste sábado (17) no Parque Passaúna, em Curitiba, do Festival de Esportes Náuticos. O festival, que marca a abertura dos lagos das represas públicas para a prática de esportes aquáticos, é promovido pela Secretaria Estadual de Esporte com apoio da Sanepar. O festival terá apresentações de canoagem, remo, vela, iatismo, windsurf, kitesurf e standup paddle surf.
Participarão alguns dos principais atletas paranaenses nessas modalidades. A nova legislação estadual permite o uso esportivo de lagos, lagoas e represas públicas destinadas à captação de água, desde que não seja usado motor de combustão. Podem ser praticados esportes como canoagem, maratona aquática, vela e natação. Os pedidos devem ser encaminhados ao IAP e intermediados por associações, agremiações e instituições que reúnam atletas. A aprovação dos pedidos estará sujeita ao Plano de Uso de cada local, a ser feito pela Sanepar, com aprovação do IAP.
Localizada no Parque do Passaúna, a Represa do Passaúna foi construída entre 1982 e 1985. Seu lago ocupa área de 8,4 quilômetros quadrados, nos municípios de Curitiba, Araucária e Campo Largo, e armazena 48 bilhões de litros de água.
A cada segundo, 1.800 litros dessa água são tratados na Estação de Tratamento de Água do Passaúna, que abastece 750 mil pessoas na região.
Um comentário
O Lago do Iraí tem uma área bem maior que a do Passaúna.
Esta nova legislação estadual abrirá uma porta excepcional para que os municípios lindeiros do Iraí possam organizar eventos iguais a este.