Do Aroldo Murá:
Belmiro Valverde Jobim Castor tem tudo a ver com a Universidade Federal do Paraná, a velha senhora que está fazendo 100 anos de fundação. O papel e a importância de Belmiro na vida paranaense marcam-se profundamente pela presença dele na UFPR, preparando gerações. E dele a coluna recebeu a mensagem que segue, a propósito das manifestações contra a tibieza (para dizer o mínimo) com que vão sendo celebrados os 100 anos da UFPR.
Para ele, a grande questão não é a da decomposição material da universidade e da falta de equipamento para que exerça seu papel. Diz que é preciso questionar a própria falta de relevância da universidade – no sentido amplo – e o seu aparelhamento político.
Leia no
Belmiro Valverde Jobim Castor: universidade descolada da Sociedade
TEMPO PARA MANIFESTO
“Caríssimo Aroldo: Como diz o Eclesiastes, há tempo para tudo e para todas as coisas: fazer manifesto falando de rede que cobre um prédio e de pastilhas que caem sobre carros não está à altura do centenário da Universidade Federal.Vai-se falar também dos elevadores pré-históricos, da falta de giz e de papel sulfite, dos salários dos docentes brasileiros e das mazelas burocráticas da velha senhora?
Se alguém quiser mesmo falar dos problemas da universidade pública brasileira , deveria mirar em problemas como seu aparelhamento político, sua visível perda de relevância social e seu descolamento da sociedade, mas isso infelizmente não é uma mazela só nossa.”
REPARAR O ERRO
Prossegue Belmiro: “Concordo totalmente com o comentário/crítica sobre a timidez das comemorações do Centenário, mas acredito que , construtivamente, todos nós que amamos a Federal, devemos é auxiliar a alertar para o erro e procurar repará-lo o mais cedo possível e não aproveitar o momento para desfiar velhas queixas e “dizer verdades”. Ainda há tempo para isso.Abraço, Belmiro”.
/blockquote>
16 comentários
É triste mas é verdade, ainda bem que existe pessoas comprometidas e com coragem para focar a realidade.Vamos torcer que os dirigentes maximnos deste pais se cocientise da necessidade de se manter uma Instituição que tem um papel instituicional imensuravel junto a sociedade brasileira, adequadamente, de forma que atenda as reais necessidade do mercado competitivo, parabens mestre Belmiro Valverde Jobim.Pensar que isto não é priviilégio nosso é no pais inteiro.
Já está mais que provado, pelo próprio mercado, que a UFPR não é sinômino de sucesso profissional. As boas universidades particulares (FAE, PUC e UniCuritiba) tem conseguido colocar seus alunos em melhores oportunidades de carreira.
Enquanto a UFPR continuar com seu conteudo programático engessado e arcaico, continuarão a formar alunos pesquisadores.
NÃO CONCORDO, SOU FORMADO NA UFPR, MEUS 5 FILHOS FORAM,
E TODOS FORAM COLOCADOS NO MERCADO DE TRABALHO ,
PRATICAMENTE À EPOCA DAS FORMATURAS, DOIS DELES ATÉ
RECUSARAM OUTRAS OPORTUNIDADES. É UMA INSTITUIÇÃO
NOBRE. SEM SER “””WALLITTA”””
Uma universidade cccccomo a UFPR que tem no seu histório um caso tão grave como o DESVIO DE 25 MILHÕES da Edução, cujos responsáveis, ALÍPIO LEAL e outros, acabam de ser condenados de ser CONDENADOS PELO TCU, não deixa dúvidas que perde muito do seu prestígio. O mais triste é que o condenado ALÍPIO LEAL NETO é Secreteario de Ensnino Superior do governo Richa – PSDB. Pelo fatos relatados, o risco de contaminação no Ensino Suerior do Paraná só aumenta. Quem tiver dúvidas pode conferir aqui:
Justiça para o Ensino Superior do Paraná!
Luis Nassif ONLINE : http://www.advivo.com.br/node/826849
Re: Clipping do dia
seg, 19/03/2012 – 01:14
…Ver mais
Brasilianas.Org
http://www.advivo.com.br
Tribunal de contas da União condena secretário de C&T do governador Beto Richa (PSDB) por desvio de dinheiro da Educação. O secretário é também reitor (auto-nomeado!) da UNESPAR. A quadrilha deverá devolver, em valores atuais, aproximadamente 25 milhões de reais.
ACÓRDÃO Nº 1257/2012 – TCU – 2ª Câmara – http://www.jusbrasil.com.br/diarios/35200860/dou-secao-1-13-03-2012-pg-175
ACORDAM os Ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em sessão da 2ª Câmara, com fundamento nos arts. 1º, inciso I; 16, inciso III, alínea a , b e c e § 2º; 23, inciso III; 28, inciso II; e 57 da Lei 8.443/1992, c/c o art. 202, § 6º, do Regimento Interno/TCU art. 214, inciso III, alínea a , do Regimento Interno, em:
9.1 julgar irregulares estas contas;
9.2 condenar os responsáveis Alipio Santos Leal Neto; Carlos Alberto de Ávila; Carlos Augusto Moreira Junior; Fundação da Universidade Federal do Paraná – Funpar; Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional- ITDE; Marcos Aurélio Paterno a recolher solidariamente aos cofres da Universidade Federal do Paraná a importância de R$ R$ 8.421.464,28 (oito milhões quatrocentos e vinte e um mil quatrocentos e sessenta e quatro reais e vinte e oito centavos), atualizada monetariamente e acrescida de juros de mora, calculados a partir de 18/6/2004 até a data da efetiva quitação do débito, fixando-lhes o prazo de 15 (quinze) dias a partir da notificação para que comprovem perante o Tribunal seu recolhimento, nos termos da legislação em vigor;
e o ‘canteiro de obras’ – … obras superestimadas;
e os contratos de prestação de serv iços – ….vigilancia, limpeza…
uma vergonha. ACORDA UFPR.
e as vagas de professor … somente para o setor do reitor;
os outros continuam improvisando professores…olha , tem
muita coisa, os colegas da PRA e da FUNPAR contam horrores!
aqui, o ‘canteiro de obras’ fica nu…obras superestimadas…contratos de proestadores de serviço-
como vigilancia e limpeza são vergonhosos…ACORDA UFPR
e as viagens de turismo dos professores doutores…contam milhagem para eles mesmos…é todo dia…o mundo é pequeno
]para eles….pobre centenária universidade…usam a titulação e
o regime sem-vergonha da dedicação exclusiva para se
locupletarem…onde está o MP, TCU, PF,…todos omissos…
Hoje, dá nojo de ver o que se tornou a UFPR com a passagem de Moreira e sua turma, conforme já citado aqui.
Esse pessoal desviou dinheiro de todas as áreas!
Uma vergonha.
E a penalidade pra isso: uma mísera multa de 600 mil reais.
Não demora muito teremos q fechar a UFPR.
Lá o aluno não paga. Mas também, não leva.
A mais de 30 anos o PT e a esquerda mandam e desmandam nas Universidades públicas e no ensino de um modo geral, com seus Libanios de Cristo et caeterva. Junte a tudo isso a corrupção e temos o descalabro atual em todos os setores da educação. Apenas em um fator eles conseguiram sucesso: o aparelhamento chifrim com tudo o que não presta da politica de baixo nivel.
HOJE A UFPR vive das lembranças do seu passado.l
Os estacionamentos da UFPr mostram o que até o Homem Nú da praça XIX de XI sabe.
A maioria dos seus alunos são de famílias bem situadas financeiramente, que fizeram caros cursinhos.
A instituição é custeada pelo poder público, isto é, sustentada pelos contribuintes do erário nacional que não recebem o retorno dos seus investimentos.
Algo precisa mudar.
Concordo com o Belmiro. O aparelhamento político deteriorou a nossa universidade.
Incrível mesmo, estão com saudades dos anos de “fartura” dos tempos do FHC, onde fartava tudo, fartava recursos, fartava concursos, fartava pessoal … esse Lula foi um irresponsável mesmo ao criar mais 13 universidades federais, como ousou esse apedeuta fazer tal coisa?
Grande coisa esse Belmiro, com que autoridade se arvora para fazer tal crítica? É a típica arrogância de quem se julga superior e dono da verdade …
Há tempos, sugeri que o Belmiro seja candidato a governador do Paraná. Disse isto a ele. Acho que não levou a sério.
Não é político mas pode correr por fora e mesmo que não seja eleito, deixará um grande legado de contribuições. A começar, quem sabe, pelo despertar para a necessidade de que, apontando para o futuro, os governantes eleitos digam à que vieram.
Se eu fosse prefeito de Curitiba convidaria Belmiro e outros valores para liderar e coordenar a instalação de uma instituição universitária própria do município e região metropolitana. Instituição aberta, com enfoque no desenvolvimento regional, calcada em processo da educação continuada e profissionalizante.
Clovis Pena