Irritada, Dilma troca Jucá por Eduardo Braga | Fábio Campana

Irritada, Dilma troca Jucá por Eduardo Braga

O Globo

Numa jogada considerada arriscada, a presidente Dilma Rousseff resolveu nesta segunda-feira bater de frente com o grupo do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e do presidente do Senado, José Sarney (AP), e pôs fim à longa permanência de Romero Jucá (PMDB-RR) no poder.

Após a derrota imposta por Renan e o PMDB – com a rejeição de Bernardo Figueiredo para a diretoria geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) -, Dilma tirou Jucá da liderança do governo no Senado e, em seu lugar, indicou o maior adversário do grupo renanzista: o senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Braga, ex-governador do Amazonas, lidera o chamado Grupo dos Oito (G-8), crítico do grupo Renan/Sarney, e poderá se cacifar para disputar com Renan a presidência do Senado.

A mexida não deve parar por aí. Fontes do governo informam que nesta terça-feira pode cair também o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que vem colecionando episódios de insatisfação no Planalto nos últimos meses. O nome mais cotado é do ex-líder do PT Paulo Teixeira (SP). O deputado José Guimarães (PT-CE), envolvido no escândalo dos dólares na cueca, também está no páreo.

A “era Jucá” começou em 1986, quando o então presidente da República, José Sarney, o nomeou presidente da Funai e, dois anos depois, governador de Roraima. No governo de Fernando Collor, não teve cargos.

Mas no governo de Itamar Franco foi diretor-geral da Conab e secretário nacional de Habitação. Em 1994, foi eleito senador pelo PSDB de Roraima. Ocupava o papel de líder do governo desde a gestão de Fernando Henrique Cardoso. Para o governo Lula foi um pulo.


3 comentários

  1. Gilmar Trento
    terça-feira, 13 de março de 2012 – 12:06 hs

    A Dilma é forte e tem o apoio do povo

  2. Anônimo
    terça-feira, 13 de março de 2012 – 14:46 hs

    kkkkk
    ISSO É O CHAMADO, INÍCIO DO FIM.

    briguem cachorrada, voces vão se matar, uns aos outros.

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 13 de março de 2012 – 21:23 hs

    Quando os otários (tem que usar este termo pois os brasileiros na maioria são otários), elegeram o metalúrgico preguiçoso Lula, não se sabia muito bem o que seria o governo petista. Claro que o malaco Lula fez promessas tentadoras durante a campanha, mas nós não sabíamos quem, de fato, era o político Lula. Imaginavam um Governo de esquerda, por todas as ideias disseminadas nas campanhas, mas, na prática, precisavam pagar para ver. Quando criticam o fato de a população colocar no poder uma desconhecida, me lembro muito claramente de que com co “o verme Lula” fizemos a mesma coisa. Em 2002, assumiram o risco de ter um Governo que prometia muito, mas que nunca havia assumido o poder. Até porque o primeiro cargo político do bebum e baderneiro Lula fora a Presidência da República. Mas, o que quero dizer com toda essa discussão é que o voto em Dilma significa a vontade de um monte de pelegos Lulistas de manter uma situação ou melhor, um projeto canalha de tornar o PT, um partido único nbo Brasil, do qual, significa que o povo, de alguma maneira, aprovou a forma de condução gerenciada pelo preguiçoso Lula. Mesmo com o escândalo do mensalão estourando no governo dele, mesmo com o caso Erenice, só para exemplificar, a população admitiu, nas urnas, preferir a esquerda no poder. Votar na “cumpanheira”, desqulificada Dilma, no meu entendimento, tem a ver com a vontade de que a liderança do País continua na linha desenvolvida pelo fascista Lula ou seja, a opção foi correr mais um risco, votando e acreditando que quadrilheira desqualificada Dilma vai manter, na essência, o modelo de Governo de Lula.(fasicsta, falsa DEMOCRACIA, votando assim em uma ideologia, fragilizada, tudo porque o verme Lula mandou.

    PT, CÂNCER DO BRASIL

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*