A Urbs iniciou o cadastramento de veículos particulares que estarão autorizados a fazer o transporte de passageiros até o fim da greve de motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba. Até há pouco, 92 veículos foram vistoriados e liberados para o transporte. Não há por enquanto número limite de veículos a serem cadastrados. Os carros são identificados por um pequeno cartaz colado ao vidro com a informação de que se trata de Lotação autorizada pela Urbs.
No cartaz, além da palavra Lotação constam o valor (R$ 5,00 no máximo por pessoa), o número da placa do carro, o símbolo da Urbs e a linha definida para aquele veículo. Para obter o cadastramento é preciso apresentar documentação do veículo e do condutor. O veículo precisa ter todos os equipamentos e itens de segurança em bom estado, como extintor, estepe, triângulo, cinto de segurança, faróis e luz de freio, entre outros.
O transporte por veículos particulares é uma alternativa ao descumprimento de decisão judicial determinando a manutenção em operação de 80% da frota nos horários de pico e 60% nos demais horários. O horário de pico vai de 6h a 9h e de 16h30 a 20h.
A liminar foi concedida pela juíza Patricia de Fúcio Lages de Lima, às 2h57 da madrugada desta terça-feira, atendendo pedido da Urbs apresentado no plantão judiciário assim que a greve foi oficializada.
A decisão judicial foi encaminhada pela Urbs ainda na madrugada a todas as empresas operadoras e, pela manhã, o Sindicato de Motoristas e Cobradores foi notificado por oficial de Justiça. O despacho da juíza determina multa diária, a ser fixada, em caso de descumprimento da ordem judicial.
3 comentários
Eu quero andar de ônibus e não quero pagar R$ 5,00 para andar numa lotação. Desde quando isso aqui é RJ ou SP?
Tem de botar ônibus amanhã na rua como determina a lei.
Putz tem muito carro na rua, agora o inferno tá mais poluído… o negócio é ir pra praia…
Não pague nada, vá de bicicleta ou com os próprios pés.