O governador Beto Richa decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-governador João Mansur, ocorrido na quinta-feira, em Curitiba. Mansur, que era presidente da Assembleia Legislativa, governou o Paraná durante um período transitório, entre 4 de julho a 11 de agosto de 1973, após a morte do então governador Pedro Viriato Parigot de Souza e a indicação de Emílio Gomes para o cargo.
João Mansur tinha 88 anos e iniciou a vida pública como vereador em Irati, onde também foi prefeito. Em 1958, elegeu-se deputado estadual e cumpriu cinco mandatos na Assembleia Legislativa. O sepultamento acontece nesta sexta-feira, às 17 horas, no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.
4 comentários
Pesames a familia Mansur…
A lembrança que tenho do João Mansur é a dum camarada de bem com a vida, simples como o hábito de fumar um palheiro.
A gente tava no MDB, ele, na Arena, mas o relacionamento chegava a ser fraterno.
Nunca o vi de nariz empinado e se dava bem com todos os funcionários da Alep, da mulher do cafezinho aos engravatados diretores.
Em 96, dei a ele, uma dúzia de cigarros de palha que trouxe de uma viagem a Garça, Sp, onde fui ver umas roças de coco. A palha, bem fininha e delicada, era curtida no leite. O fumo, amarelinho de Minas, embrulhado por máquina, deixava redondinho o cigarro. Numa das pontas, um chumacinho do algodão para funcionar como filtro. Ganhei o homem.
E, dentre muitas piadas envolvendo o bom deputado JM, acho uma que bem define o caboclo de Irati: Estava ele vendo televisão na sala da casa da fazenda quando entra um amigo e o saúda: Firme, cumpadi?
_____Futebór, responde o fazendeiro-deputado-caipira-ficha limpa.
Primeira vez que vi João Mansur, foi numa reunião de lideranças em Paiçandu na sua campanha para o Senado. quando perdeu pro meu candidato, o Leite Chaves. Tava acompanhando o roteiro dele para O Diário.
Sem nenhuma dúvida JOÃO MANSUR foi um político que honrou os seus mandatos como homem público. Foi representante de Prudentópolis como deputado estadual por várias legislaturas. Sempre mostrou a que veio, não era de enrolar. Tenho apenas lembranças boas desse ilustre político que conheci de perto. O seu nome entra naturalmente na história do Paraná, pelo que representou e pelo que fez. Uma grande perda para o Paraná e o país. Meus sentidos pêsames à família.
Um dos raros politicos sérios desse Pais. Conviví com ele durante todo o tempo de sua vida pública e dou o meu testemunho de sua probidade. Homem desgarrado dos bens materiais, valorizava sobremaneira os amigos sinceros e a honestidade. Representou com dignidade o Estado do Parana como homem público, nunca permitindo que se lhe achegasse as improbidades tão costumeiras nos dias de hoje. João foi um exemplo de vida e a sua passagem por entre nós enriqueceu as nossas vidas. Deus lhe acolherá tenho certeza, com todas as suas bençãos. Adeus meu amigo