Dilma nomeia Crivella ministro para acalmar evangélicos | Fábio Campana

Dilma nomeia Crivella ministro para acalmar evangélicos

O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta-feira (29) mais uma troca na Esplanada dos Ministérios: Luiz Sérgio de Oliveira (PT-RJ) deixará a pasta da Pesca e Aquicultura e será substituído pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).]

A nota oficial diz ainda que a mudança permitirá incorporar à Esplanada um “importante partido aliado da base do governo” –o texto menciona o fato de que o ex-vice-presidente José Alencar pertencia a essa legenda.

A troca deve acalmar a bancada evangélica no Congresso Nacional, que sofreu atritos recentes com o governo –Crivella é um dos representantes do segmento. No mês passado, em palestra no Fórum Social Mundial, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) declarou que o Estado deve fazer uma disputa ideológica pela “nova classe média”, que estaria sob hegemonia de setores conservadores. O ministro afirmou que foi mal compreendido.

A ministra Ideli Salvatti (Relações Internacionais) evitou fazer relação entre o nome de Crivella e a bancada evangélica. A mudança, segundo ela, “foi no sentido de integrar um partido que durante todo o período do governo do presidente Lula, na pessoa do vice-presidente José Alencar, (…) sempre foi um partido extremamente aliado, firme e atuante na defesa das ações do governo”.

Ideli reforçou ainda que o governo tem “o maior respeito” pela atuação do PRB, um “precioso aliado”.

Antes de assumir o ministério da Pesca, Luiz Sérgio foi ministro da pasta de Relações Institucionais, responsável por fazer a ponte entre o Planalto e o Congresso Nacional. Ele foi alvo de críticas, no entanto, dos próprios aliados, que o consideraram um interlocutor sem grande peso no palácio.

Em junho do ano passado, ele foi trocado por Ideli e assumiu a função da ministra, na pasta da Pesca. Agora, Luiz Sérgio deve retornar à Câmara dos Deputados.


40 comentários

  1. Martinho Lutero
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 14:22 hs

    Sou evangélico e não concordo com a indicação do Crivella, já que ele representa aquilo que há de mais sordido em nosso meio. Há tantos evangélicos sérios. No meio político, os mais sérios são: senador Magno Malta e o deputado federal Roberto de Lucena.

  2. Vigilante do Portão
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 14:28 hs

    PQP.

    Esse cara entende alguma coisa de pesca?

  3. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 14:42 hs

    Nunca, nunca um país será decentemente administrado enquanto perdurar o deletério sistema de toma lá dá cá entre os poderes executivo e legislativo.

    Desanimemo-nos todos.

    Pior quando dirigido por uma presidente enfiada goela abaixo por um farsante, ora refém dum congresso de nível ético e moral bastante duvidoso.

    Desanimemo-nos todos II.

  4. Eleitor CWB
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 14:48 hs

    Agora sim a Universal poderá jogar a rede e pescar muitas bençãos. (em alusão aos programas da TV onde as pessoas levam os pedidos que são colocados na rede).

  5. LOOK
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 14:54 hs

    Alem dos dízimos, ganharam tambem um Ministério. Acalmar???? Porque eles irão fazer uma guerra santa semelhante as do Oriente???

  6. loop
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 14:55 hs

    Respeitosamente, evangélicos proliferam: Adotam a Bíblia escrita por sucessores dos apóstolos, sem próprios feriados, adotam os feriados católicos, adotam o calendário católico…Respeitam as estátuas de: Camões, Getúlio Vargas, Rui Barbosa (…), adotam fotos nas carteiras de identidade, motorista … e criticam (alguns) busto da pessoa de, p.x., de Pedro. Acham que as estatuetas de peixes, de aves … no prórpio comércio – não são imagens … Ora bolas! Eu doido para aprender …
    Será que a “igreja” que será fundada deposi de amanhã, entrará na mesmisse …? Ou haverá novidades? Que aprender!

  7. Ditão
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 16:03 hs

    Se entendem de pesca??? Claro. Vivem em luxuosos iates pescando em alto mar. Além disso, são os maiores especialistas mundiais em pesca de dízimos e ofertas.

  8. CAÇADOR DE PETISTAS
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 16:32 hs

    Este Crivela, envergonha todos os evangélicos do Brasil.

  9. Alessandro
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 17:19 hs

    Loteamento de ministérios à BASE ALUGADA.
    Viram que nada se falou sobre pesca, efetivamente?

    Bom, se até as Agências reguladoras viraram objeto de moeda política nas mãos do PT, o que se dirá dos Ministérios?
    Ou seja, FISIOLOGISMO ESCANCARADO MESMO.

  10. Luciano
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 17:33 hs

    Eu tb quero ser ministro da pesca acredito que entendo o tanto que o Crivela disso NADA . Mas já que colocaram ele sem saber nada do assunto acho que mereço tb .

    Isso é uma vergonha isso sim.

    Ai vemos aqui no Paraná o Luiz Carlos Hauly que sempre foi oposição ferenha aos Belinati estão se unindo no projeto do Belinati filho por essas e outras coisas que digo tinha que ter pena de morte aos politicos…

  11. quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 18:04 hs


    Quando se fala em evangélicos sempre vem algum engraçadinho querendo carimbar a religião como promotora de guerras, Sr Look

    100 MILHÕES DE MORTOS, ateus mataram mais em 50 anos do que em todas as guerras “religiosas” nos dez séculos anteriores:

    Joseph Stalin, mais de 25 milhões de mortos;

    Mao Tse Tung, mais de 75 milhões de mortos

    Qualquer morte é dolorosa, mas creditar a evangélicos no Brasil o problema de guerras no Oriente é demais, vá estudar as guerras no Oriente e na África decorrem de questões tribais desde sempre, em alguns casos a religião pode até ser um instrumento, mas sempre é uma questão POLÍTICA

    2º O Senador Marcelo Crivella é um bom político, porém no meio evangélico temos inúmeros quadros e não se iludam que esta nomeação não acalma a membresia das várias denominações evangélicos o que todo evangélico como eu quer é respeito.

    3º AOS FATOS
    LEIAM o que o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho teria dito sobre os evangélicos no Fórum Mundial Social realizado na cidade de Porto Alegre:

    “a próxima batalha ideológica será com os evangélicos;

    “conservadores que têm uma visão do mundo controlada por pastores de televisão”;

    Os evangélicos são algo a ser combatido, e um ministro sugerir que eles sejam manipulados por pastores com programa de televisão e que por serem conservadores são “inimigos”.

    Ora é sabido que temos evangélicos que são: cientistas e professores de todos os níveis e disciplinas; grandes artistas da música, poesia, etc; oficiais militares de alta patentes, juízes, desembargadores, políticos que são e foram: prefeitos, governadores e ministros de estado, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, será que são manipulados?

    Todos defendemos a democracia e quando uma autoridade declara afirmações como estas e fica por isso mesmo, dá a impressão que no fundo o que se disse é a posição do governo e deu partido o PT, portanto ele não estaria errado pois esta defendendo o que eles efetivamente pensam.

    Não será com nomeações, será com atitudes de respeito e com um GOVERNO que lute por melhorias para o povo.

    UMA AÇÃO DA DILMA EM FAVOR DO PR YOSSEF QUE ESTA CONDENADO A MORTE NO IRÃ, SOMENTE POR SER CRISTÃO JÁ SERIA UM BOM COMEÇO,

    Abços, Fabio

  12. Wilson Catupirai
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 18:41 hs

    O critério para nomeação é alguém que “acalme” os evangélicos? É o fim dos tempos.

  13. Pricila Marina Koch
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 19:31 hs

    Ele parece ter muito experiência em pesca … de almas !!!

  14. José Andrade
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 19:43 hs

    No mar nem peixe tem mais; tem é muito petróleo, lixo e cocô…

  15. Jairo
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 19:50 hs

    É O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DO PEIXES…ha ha ha ha

  16. PARANÁ
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 20:15 hs

    SERIA UM BOM MINISTRO DA DEFESA. JÁ FOI MILITAR R2.

  17. jeferson pires
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 20:52 hs

    Vai ser o milagre da multiplicação dos peixe$$$…

  18. Alexandre
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 21:11 hs

    Acredito que poderia ter sido nomeada outra pessoa do meio evangélico…

  19. Jc Pitanga
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 21:19 hs

    Há uma igreja evangélica, que os seus membros não precisam pagar dízimos, somente coletas voluntárias sem estipular valores,essas são para atender as necessidades como: manutenção, atender pessoas necessitadas, as despezas de viagens das pessoas que atendem e quem atende os cultos não recebem salários.

  20. bidu
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 21:24 hs

    vai cobrar o dizimo..he…he..he

  21. Cajucy Cajuman
    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – 22:25 hs

    Eu sempre fui contra misturar política com religião. Mas, isso é outra história.

    A ida de Crivella para o ministério é, sem mistério nenhum, um cala-boca na bancada evangélica que estava, até então, pegando pesado no governo.

    Ou seja, no cangote do ministro Gilberto Carvalho que se faz de morto, mas está sempre vivo nos lances da República e da conveniência dos interesses ocultos do xadrez político federal.

    Mas, pelo tamanho do imbróglio, acredito que os evangélicos saíram perdendo. Afinal, o Ministério da Pesca, entre os demais ministérios, é um zero à esquerda. Não tem representatividade nenhuma.

    Será que foram levados no bico ou em se falando de cargos ministeriais, estão aceitando qualquer coisa? Outra oportunidade como essa que tinha em mãos, nunca mais…

  22. sergio silvestre
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 0:23 hs

    Bom,só não vale para o zé serra né gente.
    Misturar politica e relligião.o pt não pode,mas adotar o malafaia
    e a canção nova pode.
    Seu caçador parreiras e mais algum ai,se baterem na sua porta
    com uma mala de dinheiro,te oferecer um bom cargo ou empre
    gar algum parente seu.
    Quem não aceitar isso que atire a primeira pedra!,
    Aposto que não vão apedrejar ninguem,falácias e rompantes
    é só para encher linguiça né´.
    Mas vamos tacar o pau nos outros,por que nós somos puros,

  23. Mirian Waleska
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 3:16 hs

    KKKKKK E KKK

    Será que tem ministro prá acalmar católicos?
    e ministro prá acalmar macumbeiros ?
    mas, acalmar evangélicos? Eles não são totalmente imúnes á esses tipos de reações terrenas? São os únicos que tem o céu garantido… sei lá campana, agora só falta voce me dizer que papai noel não existe. Voce ta conseguindo quebrar muitos conceitos meus…

    bom… falando em línguas esse pessoal da Dilma já ta falando faz tempo.

  24. SAMURAI
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 5:06 hs

    Dá nojo da política por este tipo de atitudes. Nomeações de cargos
    sem nenhum critério técnico. Isto porque na política todos tem rabo
    preso e portanto os cargos são ocupados por incompetentes !!!

  25. porrete de lapacho
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 8:04 hs

    esse crivella é o suprasumo da hipocrisia, acompanho os pronunciamentos dele há muitooo tempo, sempre defendendo os corruptos do lula e da dilma, um ícone da era da mediocridade,

    o que o cabra entende de pesca e peixes????nada, e o ministério da terrorrista continua afundando em incompetentes e corruptos de todos os naipes

  26. BIDU
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 8:27 hs

    O PARREIRAS CRITICANDO DEPUTADOS???GOVERNO???O BOM É O DEPUTADO QUE ELE TRABALHA NÉ. UMA PERGUNTINHA???O QUE ELE FEZ DE BOM PARA O PARANA ATÉ AGORA? ALGUEM SABE??

  27. politico
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 8:44 hs

    O BRASIL E PARANA TEM DE TUDO E O .SIMPLES GOVERNO NEGOCIA COM AS IGREJAS.PARA TER VOTOS DOS EVANGELICOS,JUIZES NEGOCIA CENTENÇA.DESEMBARGADORES SE VENDE,COMPRA MAIS DE 90 CARROS.VARAS DO TRABALHO SEGURAS PROCESSOS PARA NÃO SER JUGADAS,PARA BENEFICIAR ALGUEM MAIS PODEROSO. ESSE E NOSSO PAIS E ESTADO DO PARANA QUE VIVEMOS.CORRUPIÇÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO.COMO ACABAR COM ISSO.

  28. Marcos
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 9:01 hs

    Será que ele paga o dízimo?

  29. ivanowski
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 11:27 hs

    . Os evangelistas da Igreja do Edir estão em estado de graça.
    . Tio do ‘Cravella’ Ministro da Pesca …
    . Ñ entende nda disso … mas será pescador de devotos da universal …

    . Por isso que se diz “TEMPLO é DINHEIRO “.

    . E VIVA A DIUMA – 1a. ‘MUIÉ PRESIDENTE’.

  30. Martinho Lutero
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 13:40 hs

    O Loop e o Look estão mais por fora que braço de afogado. Desde quando os evangélicos são responsáveis pelas guerras no Oriente. Não tem nenhum conhecimento da história. As famosas Cruzadas foram organizadas pelo “santo papa” e causou a morte de milhões de pessoas. A Santa Inquisição, que mandou milhões de “hereges” para a fogueira, também é obra do “santo e infalível papa”. Portanto, srs Loop e Look estudem melhor antes de qualquer informação, caso contrário vão plantar batatas….kkkkk Ao demais, lembro que ser evangélico não é só pagar dizimo, há algo muito mais profundo que isto. Mas não vou aqui “lançar pérola aos porcos”.

  31. quinta-feira, 1 de março de 2012 – 14:50 hs

    Sou evangélico, e acho estremamente preconceituoso, desreipeitoso, achar que uma figura respeitável, ética, formador de opinião, eleito democraticamente pelo voto popular, ou ele é senador biônico? Ao que me consta eles acabaram a muito tempo, muito tempo mesmo!… o Bispo Marcelo Crivela é um dos grandes quadros da politica nacional, e olha que eu nem sou da mesma igreja dele, sou da Assembléia de Deus aqui de Curitiba-PR, porque ele não pode ser ministro? Porque?!… Pode sim!… Um País começa a ser sério, ético, e democratico, quando respeita a todos os segmentos da sociedade, TODOS!!!… Fazem barulho os reacionários, totalitários, racistas religiosos, que não respeitam quem pensa diferente deles!… Aprendam a aceitar o crescimento dos evangélicos no Brasil, aprendam, porque ele é IRREVERSÍVEL!!!…

    Celso Bonfim / Gestor Tributário / Pós-Graduado, MBA em Gestão Pública, MBA em Administração Tributária, MBA em Administração Pública e Governo, Especialista em Metodologia da Educação no Ensino Superior / Palestrante de Planejamento Tributário, Prática Processual Fiscal, Tributos Municipais, Gestão Pública, Direitos e Garantias Individuais e Coletivas. / Professor Universitário / Funcionário Público a 34 anos.

  32. quinta-feira, 1 de março de 2012 – 14:54 hs

    A bancada evangélica tem muito poder.
    É inegável que eles têm uma massa altamente manipulável em suas mãos.
    Vide o que fazem com a renda do povão, principalmente as que tem programa na TV.

    Enfim, o fato é que os evangélicos tem muito poder e este poder só tem aumentado.
    Eles conseguem metade do governo precisa, votos.
    A outra parte, que é o dinheiro, vem dos empresários e banqueiros.

    Detalhe, esses dias me perguntaram quem estava mais desmoralizado: políticos ou pastores evangélicos?

    O que se diz de um pastor evangélico que é deputado ou vereador então?

  33. fred
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 15:04 hs

    bom, ninguém se torna evangélico, ao menos que não tenha sido batizado… todos depois do batismo nos tornamos evangélicos, não precisa deixar de ser católico p virar evangélico, alvo de piadas e chacotas!

  34. creso campos
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 16:52 hs

    gente séria tem é claro,muito joio para pouco trigo.escandalo das ambulançias esquema dos sangue -sugas não saiu alguma coisa mattada nisso.

  35. Helena
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 19:44 hs

    “O tiro pode sair pela culatra”, pois, quem é evangélico mesmo, vai ficar ainda mais enfurecido. hurhhurhurhurhurhurrrrrrrrrrrr.

  36. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 1 de março de 2012 – 21:22 hs

    Velho velhaco, cria de Lula e Dilma, câncer do Brasil.
    Acordem evangélicos, acordem.

  37. Mirian Waleska
    sexta-feira, 2 de março de 2012 – 1:26 hs

    Sergio Silvestre,

    Não acredito no que eu li.
    Ninguém bate na porta de alguém com uma mala de dinheiro, oferecendo emprego prá parente, a menos que esse alguém conheça algum fato que não deva ser divulgado,ou então, a menos que esse alguém póssa servir para algum tipo de esquema ilícito.

    Aprendeu isso com quem Sergio? Voce aceitaría a mala de dinheiro e os ônus também ?

    De acordo com a linha de conduta que vivo e que criei meus filhos, eu chamaría a polícia.

    Isso me faz pensar que assim começou o mensalão.

    coisa de PT mesmo!

  38. sergio silvestre
    sexta-feira, 2 de março de 2012 – 22:33 hs

    Hiiii walesca,dá umas baforadas no arguile com um pouco de fumo tiete prá ver se clareia suas ideias.
    Ou então,pegue a languida karen e vão para um convento.

  39. Alessandro
    sábado, 3 de março de 2012 – 21:06 hs

    Mirian Waleska, não jogue pérolas aos porcos.
    Perceba que os comentários dos petralhas e seu bando nunca discutem os fatos, só relincham e relincham. Não espere que alguma moral seja discernida da retórica nesse caso.
    Abraço!

  40. Mirian Waleska
    domingo, 4 de março de 2012 – 23:33 hs

    Alessandro,

    Voce está certo, eles usam uma viseira tipo cavalo e não enchergam mais nada além daquilo que o PT os permite enchergar. Foi assim que o PT conquistou seus fanáticos adeptos. Tão fanáticos que conseguem achar normal visitas com mala de dinheiro á nossa porta.

    grande abraço,

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*