Figura de Lula sacralizada no samba | Fábio Campana

Figura de Lula sacralizada no samba

Sabrina Sato exibe seus contornos e seu molejo no culto carnavalesco à biografia de Lula

Do Josias de Souza – A biografia de Lula, já crivada de surpresas e contradições, ganhou na madrugada deste domingo (19) o adorno de um novo paradoxo. Numa celebração mundana, a figura mitológica de Lula foi sacralizada.

O Carnaval, como se sabe, é embalado pelos atributos do Tinhoso: mutações de personalidade, dissimulações, desvario… É nessa época do ano que as pessoas entregam-se a um vale-tudo consentido.

Homem vira mulher, mendigo vira imperador, paulista vira baiana, branco vira índio. Lula já tinha virado mito. No desfile da Gaviões da Fiel, a figura mitológica foi como que canonizada. Lula ganhou halo de santo.

“Verás que um filho teu não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação”, eis o mote do enredo da escola. A trajetória do sertanejo retirante que chegou à Presidência foi equiparada à de milhares de brasileiros que vencem na vida pelo esforço pessoal.

A homenagem chega num instante em que Lula, submetido ao martírio do tratamento contra o câncer, já estava envolto em atmosfera de comoção. A doença potencializou a proximidade com os brasileiros que o veneram.

Reforçaram-se os elos de afeto que ligam o ex-presidente poderoso, agora fragilizado pela doença, ao homem comum, representados na avenida pelos 3.600 integrantes da Gaviões.

Lula deveria ter degustado o espetáculo em que o cultuou do alto de um carro alegórico. Os médicos proibiram. Representou-o a mulher, Marisa. Ela testemunhou in loco as cenas que ele teve de assistir em casa, pela tevê.

Uma cobra humana, louca de entusiasmo, evoluindo em movimentos convulsivos, no ritmo de um samba que sonegou às arquibancadas os pedaços pouco lisonjeiros da história do homenageado.

A apresentação da avenida insere-se no show midiático que está sendo a ex-presidência de Lula. Num instante em que decresce o prestígio dos políticos, o de Lula cresce.

Dono de intuição aguçada, Lula escancarou seu câncer. Num país que teve Tancredo Neves, deu exemplo. Mas caprichou. Não seria tolo de malversar a doença, mantendo-a no recesso asséptico do hospital.

Trata-se em público, certificando-se de estar sempre ao alcance das lentes do fotógrafo que carrega a tiracolo. Extrai do infortúnio todas as emoções que ele é capaz de prover. Tudo isso às portas da disputa municipal de São Paulo.

Lula arrematou seu governo com um triunfo: a eleição do poste Dilma Rousseff. Se tudo correr como planejou, vai repetir em 2012 os comícios de 2010. Agora, carrega Fernando Haddad, outro poste.

O desfile da Gaviões da Fiel ajuda a grudar em Lula sua fantasia predileta. Nos momentos cruciais, ele, como Clark Kent quando vira Superman, abre o paletó e exibe a camiseta de ícone sertanejo, o pobre que venceu o preconceito.

Dedicada a qualquer outro político, a sacralização carnavalesca seria tachada de demagogia. Oferecida a Lula, funciona como beatificação do mito. Isso dá idéia do inimigo que seus antogonistas têm pela frente.

Em São Paulo, o adversário do petismo não é Fernando Haddad. Se fosse, seria fácil. Nao é nem Lula. Se fosse, a luta seria mais complicada, mas não a pior. Os rivais do PT terão de combater o beato, o santo, o dogma, a fé.

O historiador Sérgio Buarque de Holanda definiu o brasileiro como “homem cordial”. Tomado por sua raiz, o vocábulo “cordial” tem origem no coração. Quer dizer: os brasileiros são seres emocionais.

Antes do câncer e do Carnaval, Lula já havia construído uma ponte entre a esfera pública e esse universo privado impregnado de sentimentos difusos. Empurrado pela escola do seu time do coração, aparelhou-se para elevar o número de adeptos do lulismo, a fiel torcida que leva o seu nome.


32 comentários

  1. Ocimar
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 18:02 hs

    “omenajeando” essa figura dantesca,é o mesmo que homenagear o satanás.

  2. Luciano
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 18:12 hs

    Parabéns a Gaviões por ter homenageado o LULA, com certeza mas a classe mais pobre Lula sempre será o melhor presidente de todos e para os ricos que no governo dele ficaram mais rico não admite isso mas no fundo eles gostam do barbudo também.Com diz tivemos um Brasil antes de Lula assumir e hoje temos outro Brasil respeitado mundialmente uma das maiores economias do mundo e não mais sendo mandado pelos americanos igual eramos antes.

    Parabéns Gaviões Parabéns Lula e Parabéns ao povo Brasileiro por ter dado a chance de um trabalhador virar presidente e mudar o ritmo de nossa nação…

  3. Ocimar
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 18:48 hs

    ESSE É O PAIS DOS OTÁRIOS,VAI FUNDO “SEO” LUCIANO.

  4. PAULO
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 18:55 hs

    E O FHC SE COME DE INVEJA, ESCONDIDO EM PARIS!!!!!

  5. Parreiras Rodrigues
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 19:03 hs

    Falta sensatez, coerência e humildade aos adoradores de Lula, desconhecer os méritos do Plano Real como provocadores da situação sócio-econômica atual.

    Dá a impressão que ele assumiu o governo e criou tudo isso num estalar de dedos.

    Menas, Luciano, menas.

  6. Ivo
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 19:12 hs

    ÔO Ocimar.O que o homem te fez.?

  7. TUPINIQUM
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 20:06 hs

    LUCIANO, você está com gozação não é?

  8. walter
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 20:41 hs

    sacrilégio é a igreja comendo criancinhas

  9. salete cesconeto de arruda
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 20:55 hs

    LULA merece todas as homenagens do mundo!
    E quem escreveu que ele usa a DOENÇA é louco ou já morreu e não sabe. Tem no cérebro apenas merda e CRUELDADE!
    Só um idiota Fábio – feito esse tal Josias que mais parece uma SERPENTE sempre pronta a atacar os representantes mais queridos do POVO BRASILEIRO para agradar as velhas CASCAS que tentam vender o Brasil para o estrangeiro poderia dizer tanta merda num só texto. Desculpe o desabafo. Mas esse Josias não merece que lhe tratem com respeito.

  10. Brasil
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 21:06 hs

    Sinto uma enorme vergonha.
    Como é triste um povo sem a verdadeira cultura…

  11. Mirian Waleska
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 21:09 hs

    Mas que falta de imaginação, homenagem a umbandido desses, então que homenageassem o Fernandinho Beira Mar, pelo menos esse já está preso e não ta se parando de santo.
    pelo menos teve uma ala caracterizando seus atos de corrupção??? Se não, então… como diz a menina da praça ” Nada a ver “

  12. salete cesconeto de arruda
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 21:15 hs

    Em tempo:
    Segundo Josias – lendo bem entre – as linhas – LULA SÓ PODE SER DEUS!
    O que mais poderia SER alguém que tirou MILHÕES da miséria sem ter tido a oportunidade de cursar uma faculdade?
    E qual PUBLICITÁRIO teria TAMANHA INTELIGÊNCIA para se projetar ou projetar alguém no PIG – sem ter a história do Lula?
    Demônio JAMAIS faria pelo BRASIL e SEU POVO o que Lula fez e FAZ todos os dias pois DEVOLVE aos pobres a AUTO ESTIMA!
    Assim sendo: LULA É DEUS!
    Josias não sabe.
    Alias: Josias com SUA MENTE DISTORCIDA jamais vai saber que todos SOMOS DEUSES. Menos os nossos DEFEITOS é claro! Como bem disse Jesus e tantos MESTRES. Josias não sabe que nosso corpo é TEMPLO SAGRADO e que nossa MENTE não deveria ser habitada pelo MACACO LOUCO que habita a de gente que não SUPORTA que HOMENS COMO LULA e tantos outros sejam homenageados!
    Simples assim.

  13. Parreiras Rodrigues
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 21:20 hs

    Mês passado, dez anos do assassinato do prefeito de Santo André, o Celso Daniel.

    Nos oito anos de Lula, uma sequência de gatunagens envolvendo gente de sala e copa dum presidente que se fez de cego. Nunca, na história desse país, se roubou tanto, tão descarada e impunemente.

    No primeiro ano de dona Dilma, uma penca de ministros rola morro abaixo.

    E o povo faz festa pro quadrilheiro que se aproveitou de projetos alheios.

    É o ânus da tapir, como diria um cruzadista.

  14. Mirian Waleska
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 0:27 hs

    Perdoe Fábio, mas eu preciso dizer mais. Quem meu Deus consegue ver alguma “santidade” nesse homen? As veses acho que o povo brasileiro, na sua grande maioria é composto de imbecís, levam na cara todo dia e mesmo assim nãao conseguem enchergar o verdadeiro causador de tudo, apodrecem nas filas mendigando uma consulta médica e, não entendem que o grande patrocinador da miséria humana no país é esse cara, que descaradamente a GAVIÕES DA FIEL resolveu prestar homenagem, já não gostava do corinthians, agora menos ainda, e pode crer, tem muito corinthiano que não concorda com o tema da escola esse ano. Acho que agora ta liberado, o próximo homenageado poderá ser Zé Dirceu, ou qualquer um outro ladrão, corrupto e safado que compõe o alto escalão desse partido comunista camuflado. O que mais me enoja é ter a quase certeza que a GAVIÕES leva o titulo por causa desse verme.
    Já que tô com a noite estragada mesmo (devido á essa materia) vou tomar uma latinha prá ver se me dá sono

  15. DENEZ
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 9:33 hs

    Vida longa ao Lula!!!
    Não adianta Campana, sabemos dos vicios do Lula e das suas virdutes, o problema e que conhecemos as dos seus adversários tb! Um exemplo é o primeiro comentário representa bem o que pensa os adversários do Lulismo.

  16. A Máfia da libertinagem
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 11:46 hs

    Sr.Fábio

    Vai divulgar o vídeo?

    http://static.livestream.com/grid/LSPlayer.swf?hash=8mkv8%22

  17. ODORICO SILVA
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 12:00 hs

    DEIXA ELES LÁ COM ESTE MALANDRÃO,

    AGORA MAIS DOQUE NUNCA O SUL TEM QUE SE SEPARAR DESTA GENTE DO BOLSA-CABRESTO.
    http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1224998&tit=Apos-20-anos-movimento-O-Sul-e-o-Meu-Pais-volta-a-se-organizar

  18. Luiz
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 12:48 hs

    O Lula mudou os rumos do Brasil, só não entende quem não quer!

  19. Crow
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 13:17 hs

    Parabéns LULA.
    Como presidente agradou a muitos e é justa essa e muitas outras homenagens que virão.
    Se essa foi mundana e as “honoris causa” do velho mundo, o que são?

  20. Pedro Rocha
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 13:56 hs

    Pra quem já elegeu Juruna; Cacareco; Macaco Tião; Agnaldo Timóteo; Erundina; Clodovil; Marta Suplicy; Genuino; Zé Dirceu; Lulla, e o resto da cambada, fica fácil dobrar-se até o chão, reverenciando essa figura mítica, porém grotesca, dissimulada, que jamais trabalhou, acostumada a colher onde não semeou, e usurpar lauréis e feitos alheios como fez com os aplausos ao Presidente da ONU; omissa e irresponsável quando a vergonha própria ou de seus cupinchas chega lhe chega às barbas! Falo do maior erro político que o Brasil já incorreu, do qual não se livrou, e não se livrará facilmente.
    Todo plano criminoso perpretado por elle e Fidel, através do Foro S.Paulo, está em franco desenvolvimento.
    O bando está que só aumenta na Américas Latina, formado pelo lixo político de paisécos dominados por bandidos, vassalos de Cuba, liderados por elle, e Chávez.
    O Brasil está perdido nas garras desse homem.

  21. juca@gmail.com
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 14:38 hs

    Vale a pena checar quem patrocinou..

  22. José Andrade
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 14:47 hs

    O Ocimar também escreve errado.

    Pois saiba que após vírgula, tem que dar um espaço.

    Preconceito besta, Lula fala e escreve melhor que muito crítico de meia pataca por aí…

  23. Eleitor CWB
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 15:43 hs

    Lula prometeu governar para os pobres e governou junto com os ricos. Só começou a ganhar popularidade entre os ricos quando obteve apoio de grandes empresas e principalmente bancos (o que teria prometido para ter apoio?), e foi com a ajuda deles que ganhou as eleições. Sempre governou para os bancos mantendo juros altos, facilitando o crédito, fazendo o povo dar lucros recordes aos bancos através dos juros altos. Isso mesmo, o povo é que mantém os recordes de lucros dos bancos sob o “manto sagrado” do governo que determina os juros. O mundo ficou melhor durante a gestão do Lula. Foi graças à economia mundial que o Brasil foi prá frente e não graças ao Lula que nada fez, só propaganda. Continuou tudo que o FHC estava fazendo, continuou tudo o que criticava. Lula é o FHC de barbas, só o povo não enxerga isso. A corrupção aumentou muito, a prova está nos vários ministros que saíram por corrupção, e mais sairão. Mas a “festa” do Carnaval é feita proncipalmente por pessoas simples, que acreditam em qualquer coisa, acreditam que o Bolsa Família é a salvação e não o emprego, saúde e educação. São pessoas simples que passam fome prá poder desfilar numa festa “popular” que dura poucos dias. São pessoas simples que precisam tanto de saúde e educação, pagam tanto imposto como qualquer outro, mas não tem suas necessidades básicas atendidas, só um monte de carnês como se fosse chique ter dívidas. Eita povinho…

  24. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 21 de fevereiro de 2012 – 9:55 hs

    Não demora, o povo vais saber quem é este Lucifer pintado como Santo.
    Lula, o verme populista, o mentiroso, este lixo que com sua lábia mentiru e enganou o povo simples assim como Chaves, esta com os dias contados.

  25. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 21 de fevereiro de 2012 – 12:02 hs

    Pois é, este malaco sem vergonha esta nadando até a presente data nas ondas mansas do Plano Real não é Saletinha?

    http://youtu.be/ymtxOyD-TQU

  26. KAREM
    terça-feira, 21 de fevereiro de 2012 – 17:03 hs

    por mim, este canalha já estaria no paredão aguardando fuzilamento há muito tempo.

    Chefe do mensalão do PT:
    pai de todos os corruptos criados em 08 anos;
    Crime de leza pátria.

    Criem vergonha na cara brasileiros, Lula da Silva é o maior vigarista brasileiro, este é o cara.

    Lula, aguarde o carnaval no fogo o inferno, dançando com o capeta.

  27. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 21 de fevereiro de 2012 – 18:28 hs

    Caçador
    Estou viajando tanto para AJUDAR A SALVAR crianças e jovens POBRES que não consigo sentir NADA quando por acaso leio um comentário seu. Desculpe. Assim sendo só me resta te DESEJAR O MELHOR DOS FERIADOS pois passei pela capital e percebi que a coisa não está boa não. De qualquer forma DESEJO QUE VOCE E SUA FAMILIA TENHAM UM ÓTIMO FERIADO!

  28. Pedro Rocha
    terça-feira, 21 de fevereiro de 2012 – 20:04 hs

    E a maldição lullista ainda persiste! Os maloqueiros corinthianos, que como qualquer petista nao sabem perder, cometeram mais uma de suas proezas marginais ao avacalhar o resultado do desfile em SP.
    Agora além de ficar lá na metade da tabela, certamente sofrerão severa punição da Associação das Escolas de SP.
    Bem feito! Bandido tem que estar é na cadeia, e não em campo de futebol, muito menos em desfile popular!
    E, a exemplo do “Filho do Brasil”, filmeco horroroso, bancado com dinheiro público mais tremenda mídia, penúltima bilheteria de todos os lançamentos daquele ano, a tal Gavião deve ir pra segunda divisão!

  29. sergio silvestre
    quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 – 0:03 hs

    Puxa parreiras,voce está preocupado de quem está por tráz da
    morte do celso daniel?
    Tambem deve estar preocupado com a morte do kenedy.
    Quem será que está por tráz hein
    Agora,pros caras das suásticas ai em cima,já fizeram um estudo que a esquerda e mais educada que a ultra direita do
    pessoal acima.
    Tanto que jamais chamamos o fhc de bandido,bundão sim
    mas bandido não né.
    Não teve capacidade para melhorar a vida dos brasileiros em oito anos,não ia se dar bem sendo bandido.
    Ia faltar competencia.

  30. VLemainski -Cascavel-PR
    quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 – 11:17 hs

    Uma escola de samba homageou os cangaceiros (bandidos travestidos de gente). Nada custaria outra homagear quem, ao longo do tempo, destinado bilhões em promoção pessoal no mundo inteiro…

  31. KAREM
    quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 – 21:07 hs

    LULA, você é o maior canalha dos últimos 100 anos a passar pela política brasileira.

  32. Mirian Waleska
    sábado, 25 de fevereiro de 2012 – 16:50 hs

    SALETE C. ARRUDA.

    QUE VOCE ESTÁ VIAJANDO BASTANTE, FAZ TEMPO QUE A GENTE JÁ PERCEBEU….KKKK

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*