Ficha Limpa: Paraná saiu na frente | Fábio Campana

Ficha Limpa: Paraná
saiu na frente

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou, na tarde desta quinta-feira (16), pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação. Com a aprovação, a lei já vale para as eleições municipais desse ano.

Para o deputado Ney Leprevost, um dos autores da lei estadual da Ficha Limpa / Paraná sancionada em dezembro de 2011, a pressão popular foi determinante para a aprovação. “É mais do que hora de banir políticos condenados da vida pública. Aqui no Paraná, conseguimos aprovar a extensão da lei nacional, que barra os funcionários comissionados “fichas sujas” em cargos do Poder Executivo que ordenam despesas. O cerco contra a corrupção está se fechando”, analisa Ney.

O parlamentar, que preside o diretório municipal do PSD em Curitiba, ressalta que todos os 134 pré-candidatos a vereador pelo PSD nas próximas eleições são ficha limpa. “Acordamos em reuniões que só aceitaríamos candidatos ficha limpa, nos antecipando à aprovação de uma lei que a população já exigia”, disse Ney.

Nascida da iniciativa popular através da assinatura de mais de 1,3 milhão de eleitores, a lei da Ficha Limpa veio para barrar candidaturas de políticos cujo passado – recente ou não – apresente condenações judiciais.


9 comentários

  1. ATITUDE
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 18:33 hs

    Pena que a lei paranaense ficou so no papel! pois o Coordenador de Assuntos do Litoral o maior ficha suja do Litoral continua recebendo seus vencimentos em dia. e agora Sr.Governador como fica?

  2. PAULO
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 18:57 hs

    MAS VEREADORES E DEPUTADOS CONTINUAM SOLTOS COMO ANDORINHA!
    PORTANTO A LEI É UMA MERA FIRULA PROS INCAUTOS CAIREM NA REDE DA VIUVA NEGRA!

  3. Pitongo
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 19:07 hs

    Até quando os ficha limpa de hoje permanecerão?

  4. Sidnei Belizário de Melo
    domingo, 19 de fevereiro de 2012 – 20:20 hs

    Parabéns ao Deputado Ney Leprevost que é um homem integro e de palavra.
    Lutou pela Lei da ficha limpa no Paraná e venceu…além de outros projetos, como a Delegacia de Proteção as Minorias.

  5. Osmar Fredi Tavares Krüger
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 8:34 hs

    É preciso que os partidos e, principalmente os dirigentes dos partidos, assumam essa posição. O que temos visto é que ficam esperando o judiciário decidir.

  6. TONHÃO 2012
    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 – 15:46 hs

    NOBRE EDIL: NÃO CONCORDO QUE A LEI DA FICHA LIMPA FOI MÉRITO SÓ SEU. NÃO ESQUEÇA QUE O POVO SIM É GRANDE VENCEDOR. QUEM DEUA CARA PRA BATER ASSINANDO COMPROVADAMENTE O PEDIDOPELA LEI. PROVA DISSO ESTÁ NO FORNECIMENTO DO Nº DE DOCUMENTO INDIVIDUAL. O SENHOR DEVECUIDAR E BEM DE SUA FUNÇÃO DE DEPUTADO, QUE ALIÁS É MUITO BEM , E PELO POVO. TRATE DE TRABALHAR E SER MAIS EFICIENTE E PRODUTIVO. FEITO ISSO NÃO HÁ MÉRITO ALGUM, O SENHOR RECEBE SALÁRIO POR ISSO. É SUA OBRIGAÇÃO…

  7. Adriano Ribeiro
    terça-feira, 21 de fevereiro de 2012 – 0:33 hs

    Mas o ex prefeito sangue suga, que teve suas contas reprovadas pelo TCE por não aplicar o dinheiro corretamente na saúde e na educação João Guilherme Ribas Martins ainda continua nomeado no hospital São Roque em Piraquara.

  8. HERICA CARMO GOMES
    sábado, 3 de março de 2012 – 1:10 hs

    Adriano Ribeiro, creio que o João Guilherme não tenha nenhuma condenação! Você tem provas do que está escrevendo para o público? E sua nomeação no hospital São Roque em Piraquara não tem que ser discutida! Agora o cargo que o Gabão ocupa tem que ser discutido! tanto na prefeitura como na representação dos prefeitos!

  9. HERICA CARMO GOMES
    quinta-feira, 22 de março de 2012 – 22:34 hs

    NO CASO SANGUESSUGA, O JOÃO GUILHERME NÃO TEVE CONDENAÇÃO!! TEM FICHA LIMPA PARA AS ELEIÇÕES DE 2012.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*