Rossoni pede medidas contra 83 aposentadorias irregulares | Fábio Campana

Rossoni pede medidas contra 83 aposentadorias irregulares

A Paranaprevidência apontou irregularidades em 83 isenções de desconto de imposto de renda verificadas entre as aposentadorias de servidores da Assembléia Legislativa. De 91 casos investigados desde 26 de outubro do ano passado, quando da edição da Portaria nº 57/2011, da Mesa Executiva, apurou-se que apenas oito preenchem integralmente os requisitos definidos por lei, representando um prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão anuais aos cofres públicos. O presidente Valdir Rossoni (PSDB), diante das conclusões, remeteu os dados à Procuradoria Geral da Casa, para definição das responsabilidades e sanções aplicáveis, inclusive com a possível remessa do material ao Ministério Público do Paraná.

Em fins de 2011 o Legislativo enviou 73 protocolos para exame do organismo previdenciário estadual. Isto porque os 18 casos restantes não tinham sequer documentação registrada no Departamento de Pessoal da Assembleia. Segundo Rossoni, os funcionários afetados pela medida serão notificados ainda antes da elaboração da folha de pagamentos de janeiro, que já deverá registrar os cortes do benefício em situação irregular.

O 1° secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró (DEM), acrescenta que mesmo os processos regulares de aposentadorias de servidores deverão ter seus laudos revalidados anualmente. O controle rigoroso, portanto, agora faz parte da rotina administrativa do Legislativo.

Desde sua posse, no ano passado, a atual Mesa Executiva vem desenvolvendo um amplo programa de regularização dos processos de aposentadorias, que passaram por uma minuciosa auditoria e pela análise do Tribunal de Contas do Estado, além da própria Paranaprevidência. Sob a atual gestão já foram concedidas três aposentadorias obedecendo aos critérios definidos em convênio firmado pelo Poder com o órgão previdenciário do Estado, sempre com o objetivo de assegurar lisura, eficiência e transparência aos procedimentos. O diretor de Pessoal, Bruno Garofani, observa ainda que a organização dos documentos e dos dados cadastrais permite um contrôle antes inexistente sobre o funcionamento da Casa, garantindo transparência, moralização e economia.


14 comentários

  1. Apedeuta
    segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 – 23:19 hs

    Campana, vc lembra do Cel. Anselmo (amigao do Requião) que concorreu com o Dr. Ivan Bonilha pela vaga no TCE?

    O sogro e a sogra dele sao aposentados pela ALEP.

    Será que terão suas aposentadorias verificadas?

  2. segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 – 23:39 hs

    pare de ficar cuidando de quem e aposentado vai cuidar das coisas q….e salario baixo pro povooooo……viuuuuuuuuuuu cara.gostouuuuuu??????

  3. segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 – 23:40 hs

    vc , sempre querendo faser nomeeeeeeeee ne …….

  4. Vigilante do Portão
    terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 2:30 hs

    Nomes,
    Cadê os nomes, inclusive dos Médicos que assinaram os atestados fraudulentos.

    Espero que o CRM PUNA severamente os Doutores.

  5. SAMURAI
    terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 5:45 hs

    Como este volume imenso de aposentadorias (83) foram concedidas
    com o aval dos médicos da Assembleia !?

  6. Vigilante do Portão
    terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 7:34 hs

    Ele que comece divulgando os nomes dos fraudadores, principalmente dos médicos que deram os atetados frios.

  7. Carlos Toledo
    terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 9:22 hs

    Pontos fundamentais das adesões. A saída para uma revolução positiva , seria sairmos as principais praças das grandes capitais país a fora, e colocar comitês para assinaturas até ultrapassar de 10 a 30 milhões de adesões para a revolução de cidadania de verdade.
    Primeiro— acabar com fórum privilegiados em todos os poderes do pais.
    Segundo— acabar com a imunidade para todos os cidadãos de todos os poderes, salve se no caso dos parlamentares quando este estiver no exercício de suas funções nos locais trabalhos em exercício da função em tribunas.
    Terceiro— que as nomeações de ministros do STF sejam eleitos pelos votos do povo conjuntamente com as entidades dos meios jurídicos etc.
    Quarto—- acabar com reeleição em todos os poderes públicos, sindicatos e associações elevando para cinco ou seis anos de mandatos em uma só eleição no pais, no caso legislativo escalonado degrau em degrau. ainda que para ser candidato tenha pelo menos curso segundo grau mínimo seja qual for pleito.
    Quinto— acabar com votos secretos no congresso nacional, Senado Federal, assembléias estaduais , câmara municipais , salve se para derrubada de veto dos poderes executivos
    Sexto—– acabar com o nepotismo de verdade, criando uma lei para que parentes de primeiro grau só possa se candidatar após um ou dois anos em que o parente com mandato ter deixado o cargo.
    Sétimo— acabar com a farra daqueles que usam se dos meios de comunicações para levar vantagem sobre outros nas disputas eleitorais, podendo estes se candidatar após terem deixado as funções de um a dois anos antes das convenções.
    Oitavo— criação de uma lei para que pesquisas eleitorais só possa ser realizadas após os registros dos Candidatos em geral –

    Nono -Acabar com o caus no pais que é a tal estabilidade de emprego a desgraça da maioria do povo épor esta situação vergonhosa aonde só se ve gente querendo se empregar no serviço publico para mamar na teta, esta lei foi encabeçada por ex politicos do Parana estado em que nasci porem ando envergonhado do atraso deste estado.
    A tempo venho tentando chamar atenção dos blogueiros que na maioria só divulga a corrupção mas não entenderam que movimentos tem que ser propositivos , não adiante fazer agitações para fazer alegria de alguns políticos que se aproveitam destas manifestações para se promoverem.

  8. Kibinho
    terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 9:32 hs

    Rossoni desconhecia estas aposentadorias, mesmo quando foi 1 Secretário da Mesa da ALEP ?

  9. JOSE LUIZ LIMA
    terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 9:53 hs

    CADE OS NOMES,

    INCLUSIVE DEPUTADOS DE UMA MANDATO SÓ

    TRANSPARENCIA BRASIL

  10. namiro piacentino
    terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 12:45 hs

    ROSSONI, CADÊ A LISTA DE QUEM RECEBEU ILEGALMENTE

    COM CERTEZA EX DEPUTADOS, CUPINCHAS DOS KURI,

    CUPINCHAS DOS BIBINHOS, CUPINCHAS DO HERMAS,,´

    E O POVO DO PARANA PAGA A CONTA DESTE INÚTEIS.

  11. Zeca
    terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 13:02 hs

    Boa! Deviam fazer uma limpa em todos os poderes. Ia sobrar muito dinheiro para ajudar quem precisa!

  12. ANTONIO
    terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 13:25 hs

    MAS NÃO FAZ NADA CONTRA OS FANTASMAS EFETIVOS LOTADOS NA MESA DIRETIVA

  13. terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 16:44 hs

    ´QUE BARBARIDADE///////////////////////////////////

  14. lAS
    terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 21:17 hs

    Concordo plenamente com Carlos Toledo, precisamos urgentemente fazer essa revolução, apanhar assinaturas e resolver de ves essas maracutaias que fazem em todos os poderes, vamos as assinaturas.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*