Richa anuncia unidades policiais em regiões de alta criminalidade | Fábio Campana

Richa anuncia unidades policiais em regiões de alta criminalidade

Levantamento divulgado ontem pela Segurança Pública mostra queda de 12,5% nos homicídios dolosos em Curitiba e região metropolitana, no ano passado, em comparação com 2010. Essa região é responsável por mais da metade dos homicídios cometidos no Estado. A taxa ficou em 58,8 mortes por 100 mil habitantes.

O governador cobra uma redução muito maior deste tipo de crime e estabeleceu como meta reduzir o índice de homicídios para 21,36 por 100 mil habitantes até 2014. Um dos instrumentos para isso deve ser a Unidades Paraná Seguro (UPS), que guardam semelhança com a UPP´s cariocas.

Em entrevista, o governador afirmou que as primeiras bases serão instaladas na capital ainda no primeiro semestre. Além de policiamento reforçado, terão serviços de saúde e de assistência social. A idéia é ocupar regiões de alta criminalidade. “Vamos fazer isso para que as pessoas de bem tenham tranqüilidade”, disse Richa.


20 comentários

  1. Observador
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 11:40 hs

    Excelente iniciativa, é a presença do Estado nas áreas menos favorecidas para a população. Assim e que se faz, ao inves de jogar a culpa só na polícia.

  2. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 12:05 hs

    Será como investigar os crimes contra a homofobia?
    Quantos?
    Será como investigar e terminar os inquéritos do jovens quase todos pobres, quase todos negros, quase todos mortos em ‘confronto’?
    Quantos?
    Será como impor na cabeça de comunidades que sofrem todas as formas de abuso que sem o exército isso pode dar certo?
    Onde?
    Será de verdade com esses salários dos policiais que arriscam a vida e que jamais se igual aos dos políticos que de terno e gravata, no ar condicionado sorriem felizes?
    90 milhões sobravam?
    Será como as árvores trocadas por reforma de jaula que não existe e docas a céu aberto provando todo o tipo de barulho que gera violência pois
    CIDADE BARULHENTA É CIDADE VIOLENTA!
    Onde?
    Por todos os lados.
    Será que finalmente a Curitiba partida será UNIDA e os pobres não serão mais jogados para os fundos de vale onde quem manda é o tráfico?
    Sei.
    Pobre não tem direito de morar no meio de classe média e rica.
    Não na Curitiba ecológica de primeiro mundo não é verdade?
    Já os MACACOS…
    Esses continuam sorrindo com suas gravatas – INSTRUMENTOS DE GUERRA – apertando seus pescoços e dificultando a respiração fundamental para o uso da MENTE que NÃO MENTE!
    Veremos…
    Mas dar voto de confiança outra vez JAMAIS pois seria assinar um ATESTADO DE BURRICE depois que o compromisso com nossa comunidade foi jogado no lixo.
    Freud explica.

  3. Rodrigo
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 12:18 hs

    A primeira base será instalada no Centro Cívico?

  4. Chico
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 12:52 hs

    Circula com sucesso na internet uma mensagem de apoio à ministra Eliana Calmon.
    , mostrando que a sociedade não está omissa em relação à podridão do Judiciário.

    ***

    A toga neste país sempre foi intocável; acima de tudo e todos, sobretudo acima da lei. Mesmo os magistrados honestos, em sua maioria, tratam o cidadão comum com extrema arrogância e desdém. Agora, quando o Conselho Nacional de Justiça, principalmente na pessoa dessa heroína Eliana Calmon, resolve apertar o nó, essas associações de juízes corporativistas, morrendo de medo porque muitos têm os rabos presos, resolvem tirar os poderes do CNJ e linchar a Eliana Calmon.

    Será que o STF vai fazer esse jogo sujo, legislando em causa própria? Mas nós não podemos e não vamos deixá-la só. Vamos apoiá-la. Afinal, esta nação – que ela defende – pertence à grande maioria do povo que trabalha honestamente e paga seus impostos ou pertence a essa canalha de políticos e magistrados corruptos?

    Ressalvo que entre eles há muitíssimas exceções, felizmente. Estamos falando da banda podre que é quem dá as cartas. Relembro que a nossa justiça é paquidérmica e lenta: isso é crime de lesa-pátria. Ganham salários altos e têm mordomias. Mas na hora de distribuir a justiça, que é o seu dever de ofício, fazem corpo mole; estão mais tempo descansando em casa do que laborando em seus gabinetes.

    Quem nunca ouviu falar de pessoas que morreram esperando em vão que um juiz ou tribunal finalmente prolatasse uma sentença? Quem não se indignar estará contribuindo para a bancarrota deste país.

    Trava-se uma verdadeira batalha no Judiciário, pois pela primeira vez alguém ousa investigar toda a sujeira que há por debaixo deste tapete chamado Judiciário. Este poder que sempre foi, dos três que temos, o intocável.

    O Conselho Nacional de Justiça, através de sua corajosa corregedora, ministra Eliana Calmon, vem descobrindo as históricas sujeiras deste poder, em todas as suas esferas, inclusive dos mais altos magistrados da mais alta corte do país, e a reação vem então de forma avassaladora.

    Quando o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) começa a tornar público o resultado de suas investigações das diversas instancias do Judiciário, a mais alta corte, o Supremo, e as associações de juízes, reagem e querem calar a boca desta, que representa até então, a mais inteligente iniciativa para extirpar este Cancer de nossa sociedade, a corrupção, os abusos de poder, a impunidade, e a morosidade do Judiciário deste país.

    Não há dúvidas de que a Educação e a Justiça, ambas com os piores predicados que poderiam ter, são a fonte primeira de todos os demais males neste país. Um povo, uma sociedade que tem sua Educação deficitária e sua Justiça lenta e corrupta, jamais, repita-se, jamais, alcançará a democracia plena e o desenvolvimento social e econômico.

    Não adianta ter Copa do Mundo, Olimpíada, Pré-Sal, balança comercial forte, nada disso, pois pelo contrário, ao ficar mais rico, ficaremos mais desigualitários, claro, pois esta riqueza adicional será acumulada por poucos. Simples assim: Sem Educação e Justiça plenas, não há desenvolvimento social sustentável.

    Será que ainda temos dúvidas sobre isto? E mais, não adianta ir às ruas, como vimos fazendo, para combater a corrupção, combater o excesso de carga tributária, combater a falta de segurança, porque estes problemas são sintomas, são consequências, são efeitos do mal maior, dos “cânceres” da Educação e da Justiça deficitárias.

    Logo, propomos uma verdadeira enxurrada de mensagens e posts para APOIAR A CORAGEM DO CNJ, através da ministra ELIANA CALMON e sua equipe, pois ela representa a nossa voz para iniciarmos a eliminação deste câncer, JUDICIÁRIO LENTO E CORRUPTO.

    Se você concorda com isto, replique este texto e envie aos seus amigos. Estamos tentando fazer nossa parte, faça a sua!!!

  5. Policial do Interior
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 13:43 hs

    Muito valida a iniciativo do Sr. Governador, mas fica uma pergunta….
    Quando ele vai olhar para as cidades do interior, onde trabalhamos sozinhos na viatura, numa escala de 24 horas, peça ao Sr. Governador para separar uma briga envolvendo cinco ou seis pessoas, estando sozinho na viatura. Trabalho numa cidade do interior com 10.000 habitantes, sozinho na viatura. Meu reforço, fica na cidade mais proxima a 14 Km.
    Os policiais do interior pedem ajuda ao governo, não aguentamos mais escravidão e falta de efetivo.

  6. Policial do Interior
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 13:45 hs

    Complemantando o outro comentário, onde estão os 2.000 policiais que seriam contratados em carater de emergencia, já se passaram quase 5 meses do anuncio desta contratação e os candidatos nem foram convocados para exames de saude e fisicos ainda.

  7. quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 14:53 hs

    Infelizmente o Governo do Paraná esta atrasado nesta matéria, ja deveriam ter tomado uma atitude dessa, brilhante, a aaproximadamente 10 anos, tem que prender e manter preso estes matadores, traficantes etc. A Justiça deve ser severa, não adianta a Policia prender e o Judiciário colocar estes bandidos na C.P.A. vamos mudar Curitiba, que infelizmente ganha de São Paulo e outros estados em criminalidade, parem de pensar em Copa do Mundo que nada vai trazer de bom ao Estado do Paraná, so vai vir paraCuritiba Italianos e Espanhois atráz de sexo.

  8. quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 15:45 hs

    E na hora de falar do aumento dos Policiais ele enrolou de novo! já tem dinheiro em caixa pra isso, e não cumpre o q determina a lei ele já deveria ter pago em abril, depois quer cobrar resultados!!!

  9. Ricardo de Almeida
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 17:01 hs

    Campana, ouvi falar em greve da Policia Militar dia 17 deste mês. Sabe alguma coisa? Falam que Oficiais de alta patente estão descontentes com o “des” governo do Beto. Muita conversa e nada de concreto. O motivo seria a Emenda 29 que foi aprovada por unanimidade inclusive todos os deputados do PSDB e coligados votaram a favor, porém, agora que controlam a máquina, não querem pagar o subsidio aos policiais. Abraços. Ricardo de Almeida

  10. quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 20:17 hs

    PARABÉNS SR GOVERNADOR….O POVO PRECISA QUE ESTAS MEDIDAS SEJAM IMPLANTADAS COM URGENCIA….PARA O BEM ESTAR DAS PESSOAS DE BEM….E EU FAÇO UM PEDIDO ESPECIAL AO SR E AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA..QUE DE UMA OLHADA COM CARINHO AO POVO DE CAMPO MAGRO ..QUE PADECE MUITO DE SEGURANÇA…RÁPIDA AO PEDIDO DE UM SOCORRO……..TEM QUE TER UMA CORPORAÇÃO DA POLICIA MILITAR 24 HORAS…E SE POSSIVEL UMA RONE ..COM RONDAS DIÁRIAS..DIA E NOITE..PARA QUE OS MARGINAIS NÃO TENHAM CHANCES DE REVIDE………….OBRIGADO

  11. COP
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 20:30 hs

    Meu Deus essa medida é a mesma coisa que inventar a RODA, as UPP ou UPS nada mais é que a volta dos módulos policiais da PM, falar que está usando inteligencia, só pode está de brincadeira, estão testando a nossa inteligência pois a unica inteligencia que conheço no Estado é o Tico e o Teco da SESP.
    Sou Bel em Direito e Pós Graduado em Segurança Pública, as Unidades Pacificadores só funcionam se o Estado cumprir a sua função social, como moradia, saúde e educação não existe magica, a criminalidade só domina uma area quando o Estado se ausenta. Vale lembrar que a população tem que ficar atenta pois o Governo está utilizando o discurso da Segurança para angariar recursos Federais e até em bancos internacionais, entretanto esse dinheiro será usado nas campanhas para prefeitos aliados do governo. Esse anos ja está certo para voltar a VTR´S locadas e outras licitações na area da Segurança, como obras e outros meios para desviar os recursos.
    Enquanto isso, enfrentar o problema de frente o Governo não tem capacidade o não tem o menor interesse, enquanto estudamos o fenômeno que aconteceu com a PF, que o primeiro passo foi Valorizar os seus policiais e após usou todo o rigor de sua corregedoria para excluir os maus policiais o governo do Paraná faz exatamente o oposto. Paga mal o seus policiais e ainda utiliza a sua policia com função de Policia Politica, basta observar como os Delegados se comportam em declarações a Imprensa, parecem mais cabos eleitorais do governador do que Delegados de Policia, fato que não aocntece dentro da Polícia Federal, sendo que até hoje não vi o Diretor da PF elogiar a Presidente Dilma ou governo. Isso demonstra a Postura dos Delegados da PF e o peleguismos dos Delegados da Polícia Civil. Será que com uma polícia assim vamos conseguir combater o crime?????? Temos muito que evoluir e não acreditar mais em conversar de politico e promessas.

  12. luiz carlos ferro
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 21:09 hs

    o governador Betoplay só enrola quando fala em segurança, onde ele vai tirar os policiais para as unidades, vai fazer com se faz na operação verão, tirar do interior e deixar mais uma vez a população de cidades interioranas abandonadas a propria sorte. O que falta no governador Betoplay é seriedade, é so ver o depoimento do policial do interior para ver como esta a segurança do parana.

  13. Policial X
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 22:03 hs

    É Sr. Governador, vai formar policiais as pressas? despreparados?
    Chega de política pra tapar sol com a peneira, votei no Sr., at´pedi voto em apoio, mas me enganei, pensei que fosse pelo menos 30% como seu pai, mas pelo jeito neste caso a fruta caiu bem longe do pé.
    Caro governador, como em seu mandato ainda não deu nada aos policiais militares, não adianta depois querer apoio em reeleição, analise com carinho, pois não é o voto somente do policial que fará a diferença, tem também de seu familiar e olha que não é pouco. Quer saber, a diferença, lembre a eleição em que Requião ganhou em 2002 de Osmar Dias, que verá qual é a diferença de maneira geral dos funcionários públicos.

  14. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 23:00 hs

    O simples fato dum governador copiar em seu Estado, algo que está dando certo em outro, já vale elogios.

    Não queiram uns e outros, a solução imediata dum problema que se vive há anos.

  15. cidadã indignada
    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – 23:55 hs

    O nosso governo está de parabéns pela exelente iniciativa…..estou feliz com meu voto…………..

  16. Roberto
    sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 – 0:33 hs

    Paga bem que o resultado vem!!!

  17. M.A.S
    sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 – 1:10 hs

    Vai montar as tais UPS, cópia disfarçada de UPPs.
    Por acaso vai importar PMs.
    Trazer da China, como os fardamentos horríveis.
    SUBSÍDIO nada né.
    Até quando ele pensa que vai nos levar no bico.
    “Ele é filho do melhor governador que o Paraná já teve.”
    “O fruto não cái longe do pé.”
    Nosssssa, quanta frase que não dá para ser usada nesse caso.
    E os módulos.
    “Léozinho, não prometa o que você não pode cumprir”.

  18. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 – 4:49 hs

    Esse anúncio parece coisa de marqueteiro, vejamos:

    1) As Polícias estão SEM PESSOAL;
    2) Segundo o anúncio, “estão estudando” as áreas para implantação… (1 ano e ainda não sabem?)

    Parece factóide, daqueles que Lula e Dilma usam.

    Semana passada, num dos jornais televisivos, uma reportagem chamou minh atenção.

    Tam bém no RJ, a polícia mapeou as áreas de maior incidência de assaltos nos quais eram usadas motocicletas (Curitaba acontece muito).
    Fez barreiras nas principais vias desses bairros, apreendendo centenas de motos irregulares e dezenas de bandidos FICHADOS, procurados, evadidos e/ou portando drogas e armas.

    O resultado foi uma REDUÇÃO desse tipo de crime em 30%.

    Simples, barato e sem propaganda.

  19. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 – 12:44 hs

    Fábio eu acho que entendo de um pouco do que vai no SER dos humanos e não apenas na mente que MENTE.
    Essa foto do Beto por exemplo – me diz que você também não está pondo fé nessa iniciativa. Talvez acabem feito os totens e você já viu esse filme.
    O que tem a foto?
    Está escura. Um pouco sinistra.
    As outras? Beto sempre aparecia como galã de TV. O lado mais belo. O filtro perfeito…
    Pois é.
    Até as mocinhas que votam no beto pela estampa estranharam essa foto.
    Sorria guri.
    Talvez seja apenas um chiste.
    Meu ou teu?!
    Eis a questão…
    Essa nem Freud explica.
    Mas nos dois sabemos…
    Ah! Isso sabemos….
    Quem sabe a nossa história passada vivida nos mesmos tristes tempos estejam de alguma forma nos aproximando?
    Ainda que seja apenas através de uma foto.
    Mas foto vale mais do que o escrito não é verdade?
    E olha que não sou jornalista.
    Sou apena suma radialista comunitária, colunista de sexualidade humana e apresentadora de TV – quando me dá vontade. E confesso a ti: ando tão cansada de tudo que até falar das coisas erradas que vejo – em público – depois de trabalhar em comunidades onde os cadáveres de jovens estavam sempre presentes – já não me agrada.
    MAS UMA GREVE DE FOME EU NÃO DESCARTO.
    Sendo Ducci um médico talvez me vendo morrer dado o abandono a que estou jogada com essas docas do Angeloni ele reaja não é verdade?
    Afinal é ano eleitoral.

  20. Sidnei Belizário de Melo
    sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 – 14:15 hs

    Temos que investir em tecnologia, na Policia Cientifica, hoje utilizamos o teste com luminol, o principal método para detectar manchas de sangue e outros fluídos do corpo, tem muitas desvantagens. A substância é potencialmente tóxica, pode diluir soluções de sangue abaixo do limite de detecção do DNA, pode borrar padrões de manchas de sangue importantes e também resultar em falsos positivos. Na modernidade já se usa a chamada imagem multímodo com infravermelho térmico, pode ser útil na investigação de cenas de crimes.câmera detecta sangue diluído em até uma parte de sangue para 100 de água. Nos testes, a câmera conseguiu fazer manchas e padrões de manchas se destacarem em quatro diferentes tipos de tecido, além de distinguir o sangue de alvejante, ferrugem, refrigerante e café. Também foi possível detectar uma marca d’água invisível que a equipe estampou em um pedaço de tecido. Esse é exemplo que precisamos tecnologia. E além do apoio da policia cientifica, precisamos que os policiais sejam bem treinados para este futuro com resultados positivos para a sociedade. A policia Civil do Paraná deve ser bem remunerada, pois novos desafios aparecerão, e a tecnologia estará do lado de quem dedica 100% a segurança, e não como hoje que a maioria dos policiais precisam de um segundo emprego para viver dignamente. O Governador precisa entender que não adianta projetos, sem antes promover o bem estar dos que irão aplicar a nova forma de segurança.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*