Previsão econômica? Aposte na sua felicidade. Agarre-se ao pior vaticínio disponível na praça. O pessimista sempre sorri por último. Ri quando acerta. Ri mais ainda quando erra.
Em junho do ano passado, a ONU previra que o PIB brasileiro cresceria 5,3% em 2012. Assim mesmo, com a precisão da casa depois da vírgula. Os fatos não ajudaram. E a ONU refez as contas.
Agora, aposta que o Brasil crescerá apenas 2,7% neste ano que se inicia. Não há, por ora, predição mais pessimista. Dilma Rousseff e Cia., por exemplo, falam em até 5%. Assim, melhor agarrar-se à ONU.
Para a América do Sul, a ONU espera um crescimento médio de 3,6%. Para o mundo todo, 2,6%. Estados Unidos? Uma taxa mirrada: 1,5%. Zona do euro? Coisa mixuruca, praticamente nula: 0,4%.
A ONU antevê dias difíceis: “Depois de dois anos de uma recuperação fraca e desequilibrada da crise financeira global, a economia mundial está à beira de mais uma importante contração.”
Não descarta a hipótese de dias ainda piores: “Os riscos de uma recessão de duplo mergulho aumentaram”. Onde se lê duplo mergulho, leia-se EUA e Europa afundando simultaneamente.
Seja pessimista em 2012. Sempre que tiver de atravessar uma via de mão única, olhe para os dois lados. Não esqueça: para rir no final, você precisa estar vivo.
2 comentários
Bem mais que no tempo do FHC…
ONU?
Que ONU?
Isso ainda existe?
Ah! Sei. Aquele orgão onde quem manda é EEUU FALIDOS!