ONU estima que Brasil só cresce 2,7% em 2012 | Fábio Campana

ONU estima que Brasil só cresce 2,7% em 2012

Do Blog do Josias de Souza

Previsão econômica? Aposte na sua felicidade. Agarre-se ao pior vaticínio disponível na praça. O pessimista sempre sorri por último. Ri quando acerta. Ri mais ainda quando erra.

Em junho do ano passado, a ONU previra que o PIB brasileiro cresceria 5,3% em 2012. Assim mesmo, com a precisão da casa depois da vírgula. Os fatos não ajudaram. E a ONU refez as contas.

Agora, aposta que o Brasil crescerá apenas 2,7% neste ano que se inicia. Não há, por ora, predição mais pessimista. Dilma Rousseff e Cia., por exemplo, falam em até 5%. Assim, melhor agarrar-se à ONU.

Para a América do Sul, a ONU espera um crescimento médio de 3,6%. Para o mundo todo, 2,6%. Estados Unidos? Uma taxa mirrada: 1,5%. Zona do euro? Coisa mixuruca, praticamente nula: 0,4%.

A ONU antevê dias difíceis: “Depois de dois anos de uma recuperação fraca e desequilibrada da crise financeira global, a economia mundial está à beira de mais uma importante contração.”

Não descarta a hipótese de dias ainda piores: “Os riscos de uma recessão de duplo mergulho aumentaram”. Onde se lê duplo mergulho, leia-se EUA e Europa afundando simultaneamente.

Seja pessimista em 2012. Sempre que tiver de atravessar uma via de mão única, olhe para os dois lados. Não esqueça: para rir no final, você precisa estar vivo.


2 comentários

  1. José Andrade
    quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 – 14:08 hs

    Bem mais que no tempo do FHC…

  2. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 – 15:26 hs

    ONU?
    Que ONU?
    Isso ainda existe?
    Ah! Sei. Aquele orgão onde quem manda é EEUU FALIDOS!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*