O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, acaba de encerrar seu pronunciamento no encontro, do governo francês, preparatório a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20. Curitiba foi a única cidade brasileira convidada ao encontro de Paris e Ducci defendeu a criação da Organização Mundial do Meio Ambiente nos moldes da OMS, OMC e OIT. “Todas as conferências, discussões e órgãos do meio ambiente em escala global devem ser reunidos numa única organização vinculada a ONU”, adiantou Ducci.
A proposta de Curitiba vai fazer parte da “Carta de Paris” que será redigida ao final do encontro .“O desafio de ser sustentável é o que tem nos mantido, em Curitiba, na busca incessante por soluções inovadoras, criativas, financeiramente viáveis e, essencialmente, que envolvam a população”, destacou Ducci.
A criação da organização ambiental, segundo Ducci, deve contar com a participação e assento não apenas dos governos nacionais, mas também das cidades, do terceiro setor e da iniciativa privada. “Todos os segmentos envolvidos devem participar e ter assento na organização. As cidades, por exemplo, estão cada vez mais cientes da necessidade de encontrar soluções integradas para superar os desafios milênio, envolvendo os demais níveis de governo e outros atores”, defendeu.
15 comentários
Esclareça-se – defender não é propor; a idéia é antiga, pois o PNUMA, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, não parece politicamente muito eficaz. Sarkosy relançou a questão ano passado.
É preciso colocar em pé de igualdade, no âmbito da ONU, a questão ambiental ao lado das questões do comércio, saúde, trabalho. A urbanização globalizada vai se tornar problemática, pois, não há como cuidar de cidades maiores do que 1 milhão e meio de habitantes – já começam a se tornar ingovernáveis.
Exemplo disso é Curitiba. Ou estou falando algo de novo e desconhecido e que já começamos a desconfiar ?
Aliás, o enfoque da poluição (anos 60/70), à nível internacional, foi dado pela OMS, Organização Mundial da Saúde, devido aos efeitos gravíssimos dos produtos químicos advindos depois da revolução industrial à saúde pública em vários países, tais os casos, entre outros, de Minamata, no Japão, do BHC nos USA, que quase dizimou a espécie da “águia americana”, aquela da nota de 1 dólar – sabiam ?
Ai!
Ai!
Ai!
Os macacos estão em polvorosa!
Se depender dele, ele vai encher de ciclovias que nao podem ser utilizadas… E os rios de Curitiba todos poluidos, nenhuma ação educacional para a preservação do meio ambiente. Olhando para esses tralhas que ai estão.. Eu até sinto certa saudade do Lerner como prefeito.
Então estamos perdido, gostaria que ele falasse como a prefeitura está detonando o verde da região da rua Paulo Gorski, só muito estúpido para fazer o que estão fazendo com a rua e os bosque, estão enchendo de prédios, a cidade é mesmo dos empreiteiros.
E o BURACO e aquela PISTA cortando parte do Barigui já em exaustão?
O que é aquilo?
Que DIABO de obra é aquele em banhado?
O parque está começando a parecer uma cidade cheia de estradas…
Estranho!
Muito estranho…
Mas dizem que vai ficar bom…
Vamos aguardar.
Calados?
Qual o impacto de tudo aquilo?
Com a palavra os ecologistas.
A ONU JÁ ESTÁ FAZENDO ISTO A SEDE SERÁ NO QUÊNIA….ACORDA…
É bem a mentalidade de governante.
CRIAR órgãos.
Mais um cabide de emprego.
Falta AÇÃO.
Estamos fartos dos Diagnósticos.
Continuando
Temos Ministérios,
Secretarias (Estaduais e municipais) ,
IBAMA, IAP,
Policia Florestal,
ETC.
Ah dá licença!!!!! Primeiro ele precisa arrumar as ruas emburacadas, cuidar da saúde, da educação, do trânsito de nossa cidade para depois ele querer salvar o mundo!!! Cai na real Prefeito!!!Você não conhece nem o nome de seus assessores mais diretos!!!
Dizem que ao retornar à Curitiba, o prefeito vai fazer alguma coisa para diminuir a poluição atmosférica e a poluição sonora na cidade, e se sobrar tempo e autoridade vai até começar os acessos para carros à Linha Verde e, também, a travessia para as pessoas sobre a mesma.
Além disso, como contribuição curitibana ao meio ambiente, trabalhará para um trânsito mais fluido na cidade e aumentará a frequência dos onibus para que só fiquem lotados nos horários de pico.
o Ducci falou em francês? Deveria ser, porque em português nem por aqui a gente entende o que ele fala.
Valeu Prefeito!
Mais uma vez está claro que Curitiba é uma das melhores cidades de se viver, porque tem gente que se preocupa com o meio ambiente.
não é o Beto que esta nesta foto? lá atraz desfalcado?
Nossa Curitiba está muito bem representada, parabéns Curitiba parabéns, Pref. Luciano Ducci.
Pela extinção da ONU, cabide de empregos inútil!!!