Secretaria de Saúde de Colombo atenta população sobre DST/AIDS | Fábio Campana

Secretaria de Saúde de Colombo atenta população sobre DST/AIDS

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde com o Programa Municipal DST/AIDS, explica o trabalho que é realizado no município contra a epidemia e seu tratamento. Na manhã do primeiro dia de dezembro foi realizada uma caminhada pelas ruas do Guaraituba, onde foram transmitidas, além de informações para a população sobre DST/AIDS, por meio do carro de som que acompanhou o movimento, foram repassados informações e métodos preventivos sobre a dengue e tuberculose.

A secretária da Saúde, Ivonne Solano, enfatizou a importância do movimento. “É importante mostrar para a população que temos uma equipe especializada e competente para atendê-los. Como sempre enfatiza o prefeito J. Camargo é preferível que nos preocupemos mais com a prevenção do que com tratamento, mas para os dois casos estamos atentos e preparados no município. Podemos ajudar com a prevenção tratar os infectados”, salientou Ivonne.


O coordenador do Programa no município, Tadeu Roger Jr Volski conta que hoje em acompanhamento da patologia em Colombo há 494 pessoas que vivem com o HIV/AIDS. “É importante esclarecer que se a pessoa já usa remédios (coquetel) para AIDS , ela é considerada “pessoa que vive com AIDS”, se a pessoa faz controle e acompanhamento e sua imunidade está controlada, o que justifica não iniciar tratamento com remédios para AIDS, ela é uma “pessoa portadora do HIV”, portanto das 494 pessoas em acompanhamento no setor da AIDS de Colombo, 241 são pessoas com AIDS e 253 são portadores do HIV”, esclareceu.

DST/AIDS

O coordenador enfatiza ainda que os dados são preocupantes, “quando vemos apenas aumentar quantidade de pessoas que descobrem serem portadoras do vírus do HIV, ou seja anualmente são esperados que no mínimo 60 pessoas descubram serem portadoras do HIV em Colombo ficamos preocupados e tentamos de todas as formas agir no problema. A maioria das pessoas que atualmente se infectam com o vírus do HIV são jovens (de 14 a 24 anos) e homossexuais das classes sociais C , D, e E, uma pessoa pode ser portador do HIV e nem saber, por isso é importante nos procurar”.

“O programa assistencial é enfatizado na questão da realização do diagnóstico precoce do HIV e respectivo tratamento, para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da pessoa vivendo com HIV/AIDS. Por isso incentivamos e disponibilizamos para toda a população a testagem para o HIV no município, sendo que possuímos a testagem rápida com resultado em 15 minutos”.

O coordenador afirma ainda que a prevenção é a melhor solução, e que atualmente são realizadas distribuições gratuitas de preservativos em todas as Unidades de Saúde e no CTA Colombo, além de palestras de prevenção, em empresas, indústrias, grupos ou associações, e Escolas do município. Durante a noite são feitas abordagens em casas noturnas e pontos de prostituição, com entrega de preservativos e esclarecimentos sobre a importância da prevenção.

“É enfatizado que o melhor método de prevenção contra DST’s continua sendo o preservativo, hoje em dia existe o preservativo feminino, porém estão disponíveis para a população somente os preservativos masculinos de forma gratuita e irrestrita”, completou Tadeu lembrando ainda que a realização do teste também é considerada uma forma de prevenção.

Teste

Toda pessoa que realiza o teste do HIV, passa por um aconselhamento, consulta onde profissionais habilitados explicam os riscos e as necessidades de prevenção independente do resultado do exame. A testagem rápida para o HIV, com resultado em 15 minutos, pode ser feita no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Colombo.

Serviço

O CTA de Colombo está localizado na Rua José Maria da Silva Paranhos, 513 – Jardim Planalto.

Qualquer pessoa pode fazer o teste rápido que é gratuito e o resultado é sigilioso. Basta agendar horário pelo fone 3606-0730.


Um comentário

  1. MARCIA
    quinta-feira, 30 de outubro de 2014 – 13:47 hs

    O atendimento de telefone de vocês não presta estou ligando a horas e ninguém atende

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*