PIB de São José dos Pinhais cresce quase 11% em um ano | Fábio Campana

PIB de São José dos Pinhais cresce quase 11% em um ano

Os números do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao ano de 2009, divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atestam o desenvolvimento e o crescimento de São José dos Pinhais. A cidade movimentou um total de R$ 11,511 bilhões no ano do estudo – um aumento de 10,7% em relação ao ano anterior.

O salto no PIB são-joseense é bastante superior ao alcançado pelo Paraná (5,98%) e pelo Brasil (6,83%) no mesmo período. São José dos Pinhais continua sendo o terceiro maior PIB do Estado, bem próximo da segunda colocada Araucária (sede da Refinaria Getúlio Vargas, da Petrobras), e segue em 38º do país.

O cálculo do PIB é feito através da soma de todos os bens e serviços produzidos em determinada localidade. Um dos fatores que influenciam na variação do PIB é o consumo da população. Se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB cresce. Os investimentos das empresas e as exportações também fazem estes números aumentarem.

O reconhecimento deste crescimento socioeconômico igualmente foi comprovado em estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), também referente ao ano de 2009 – o primeiro da gestão do prefeito Ivan Rodrigues. O estudo analisou todas as cidades do Brasil e classificou São José dos Pinhais como a 80ª. mais desenvolvida do país, considerando índices nas áreas de Saúde, Trabalho e Educação.

Nos dados divulgados na última quarta-feira (14) pelo IBGE, a cidade ficou na 19ª colocação nacional no valor adicionado bruto da indústria em 2009, com R$ 5,231 bilhões.

São José dos Pinhais conta com cerca de 18 mil empresas na cidade, sendo 1.419 indústrias (em 2004 este número era de 882). O município possui uma localização estratégica por abrigar o maior aeroporto do Paraná e ser cortado por três importantes rodovias federais.


Um comentário

  1. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 – 12:56 hs

    Não vão erguer uma estátua para o Lerner?

    Examinem o crescimento de São José, antes e depois da vinda das montadoras.

    Lembrando:

    Requião e a thurma do PT, FORAM CONTRA a vinda das montadoras.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*