Governo debate industrialização no Litoral | Fábio Campana

Governo debate industrialização
no Litoral

O desenvolvimento do Litoral conciliando a instalação de indústrias e a preservação do meio ambiente será um dos principais temas da reunião do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit) que acontece nesta sexta-feira (9), a partir das 14h30 em Antonina.

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros vai apresentar as perspectivas industriais e comerciais para os municípios do Litoral. Barros vai detalhar os empreendimentos autorizados e em negociação com o governo Beto Richa para se instalar no Litoral, em especial aqueles ligados à indústria do pré-sal. “Será um bom ambiente para o debate, reflexão, troca de ideias que aliem o desenvolvimento e preservação ambiental”, afirma.

Já o secretário de Meio Ambiente Jonel Iurk, que preside o Conselho do Litoral, explica que o Governo do Estado trabalha em diferentes frentes para estabelecer políticas para o desenvolvimento organizado que respeitem a legislação ambiental. “É uma equação delicada mas que está sendo construída com boa vontade de todas as partes”, diz.

Plano Estratégico – O Colit também vai debater os resultados preliminares do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Territorial Sustentável do Litoral do Paraná. Criado pelo governador Beto Richa, o Plano vem sendo desenvolvido por um grupo que reúne técnicos de seis secretarias: Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Planejamento, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Logística e Turismo.

O secretário-executivo do Colit, Marco Ziliotto, explica que nos últimos dois meses foram realizadas cerca de 20 reuniões para reunir dados e informações com o objetivo de consolidar diretrizes para o desenvolvimento sustentável do Litoral. “Estamos executando um plano para os próximos 10 anos. Uma visão de futuro analisando aspectos sociais, econômicos e ambientais”.

Ainda de acordo com Ziliotto o documento será apresentado e discutido com as prefeituras e a população das cidade litorâneas. “ O documento será fruto de uma gestão participativa. Vamos aos municípios para ouvir sugestões e críticas para aprimorar a redação final”.

A reunião do Colit acontece a partir das 14h30 no Camboa Capela Hotel, no centro histórico de Antonina.


2 comentários

  1. Nelson
    quinta-feira, 8 de dezembro de 2011 – 21:43 hs

    Afinal lembraram do litoral.

  2. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 9 de dezembro de 2011 – 5:46 hs

    NÃO PODE!

    O Ibama não quer.

    Santa Catarina, pode,

    No Paraná, NÃO PODE.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*