Futura ministra do STF é sabatinada no Senado | Fábio Campana

Futura ministra do STF é sabatinada no Senado

Da Agência Brasil

Indicada pela presidenta Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federal (STF), a gaúcha Rosa Maria Weber, de 63 anos, será sabatinada hoje (6), pela manhã, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Ela ocupará a vaga de Ellen Gracie que se aposentou em 8 de agosto. Rosa Maria será a terceira mulher indicada para um dos assentos da Suprema Corte – a primeira foi Ellen Gracie e a segunda, Cármen Lúcia.

Uma vez aprovada a indicação de Rosa Maria, os senadores se reúnem e encaminham o parecer ao plenário do Senado para nova votação. Com o nome aprovado pelo Senado, a ministra deve integrar a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal compondo o grupo dos ministros Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia, José Antônio Dias Toffoli e Luiz Fux. O todo, 11 ministros integram o STF. O presidente da Suprema Corte é o ministro Cezar Peluso.

Desde 2006 no Tribunal Superior do Trabalho (TST), Rosa Maria é juíza do trabalho há 35 anos e consolidou decisões em defesa dos direitos sociais e das minorias. A primeira função pública dela foi como inspetora do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Sul.

A votação da indicação da futura ministra do STF ocorre no momento em que os ministros da Suprema Corte se queixam de estar sobrecarregados, pois a aposentadoria de Ellen Gracie levou os demais dez integrantes da Casa à acumulação de processos.

Porém, em geral, os julgamentos no STF ocorrem sem todos os ministros presentes. O ministro Joaquim Barbosa, que sofre com problemas de coluna, ausentou-se de algumas sessões em decorrência de tratamento médico.


Um comentário

  1. Questionador
    terça-feira, 6 de dezembro de 2011 – 12:48 hs

    -Parabéns pela nomeação e desejo muito sucesso no novo cargo que ocupará.
    -Para o Poder Judiciário ter suas ações legitimadas em completo e definitivamente, os ministros deveriam ser eleitos pela sua classe com base em sua experiência e currículo e não indicados pelo Chefe do Executivo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*