Promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública foi o foco principal da 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social – Curitiba e Região Metropolitana (Consocial), que aconteceu nesta sexta-feira (9), no Centro de Eventos da (Fiep).
A conferência foi promovida pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). A abertura do encontro foi na quinta-feira (8) à noite, no Salão de Atos do parque Barigui. Esta é a etapa preparatória para a 1ªConferência Nacional sobre Transparencia e Controle Social, que acontecerá em 2012.
“O acompanhamento e controle da gestão pública são muito importantes, porque possibilitam uma interação mais forte entre sociedade e governo”, afirmou o secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Horácio Monteschio, que participou do encontro.
Participaram da abertura da conferência o presidente da Assomec e prefeito de Colombo, J. Camargo, a chefe da Controladoria Regional da União no Paraná e membro da comissão organizadora da Consocial, Alzira Ester Angeli, o presidente da Comec, Gil Polidoro, o coordenador da Consocial- Assomec, Osni Mendes, o secretário de Estado de Controle Interno, Mauro Munhoz, que representou o governador Beto Richa e o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães.
Também participaram o conselheiro estadual de Educação, Oscar Alves, e os prefeitos Vilson Goinski de Almirante Tamandaré, Emerson Stresser, de Rio Branco do Sul, Lucimeri Franco, de Bocaiuva do Sul, e o vereador Juliano Borguetti, representando a Câmara Municipal de Curitiba. O secretário Mauro Munhoz foi o palestrante da noite.
Foram discutidos no encontro, entre outros temas, promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para prevenção e o combate à corrupção.
2 comentários
Poderiam trazer gente de mais expressão. Só tem gente superada ou pessoas que não têm representatividade no seu histórico político ou profissional. Que tristeza!
A REGIÃO DA AMEPAR -NORTE DO PARANÁ, TAMBÉM REALIZOU A 1ª CONFERÊNCIA DO CONSOCIAL.
DAS 40 PROPOSTAS APROVADAS A DE LONDRINA FOI A MAIS VOTADA:
PROPOSTA:
CRIAÇÃO DE UMA CÂMARA POPULAR MUNICIPAL DE FISCALIZAÇÃO DOS PODERES LEGISLATIVOS DE TODOS OS MUNICIPIOS DO ESTADO DO PARANÁ, PARA MONITORAR “CUSTO-BENEFICIO” DE CADA VEREADOR COM PRESTAÇÃO DE CONTA ANUAL FORMADA POR REPRESENTANTES DA SOCIEDADE ORGANIZADA DAS REGIÕES: LESTE- SUL – OESTE – NORTE É CENTRO DE CADA MUNICIPIO, COM REPRESENTATIVIDADE DE ACÔRDO COM O NUMERO DE VEREADORES DA CIDADE.
SOLICITAMOS APÓIO PARA QUE ESTA PROPOSTA TAMBÉM SEJA LEVADA PARA A CONFERÊNCIA DE BRASILIA É TRANSFORMADA EM LEI PARA SER APLICADA EM TODOS OS MUNICIPIO DO BRASIL.
INFORMATIVO A SEGURANÇA.