Cinema paranaense hoje no MON | Fábio Campana

Cinema paranaense
hoje no MON

Neste ano, o cinema paranaense de curtas-metragens atingiu número recorde na conquista de prêmios em mostras e festivais no Brasil e em outros países. Foram mais de 50, sendo quatro no exterior. Por isso, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) selecionou nove premiados para serem exibidos hoje (18), às 20 horas, no Museu Oscar Niemeyer (MON), com entrada gratuita.

“A fábrica”, de Aly Muritiba, é um dos destaques da programação do evento. O curta conquistou mais de 30 prêmios, inclusive o de melhor filme de ficção no mais importante festival do gênero da Ásia, realizado na Coréia do Sul, e acaba de ser selecionado para o Festival de Clermont-Ferrand, na França, o maior do mundo na categoria curta-metragem. “Julho” foi premiado em Hong Kong, e “Iaia et Leni” na Suíça. “Vó Maria” e “Ovos de dinossauro na sala de estar” foram vencedores de importantes premiações nacionais.

Para o cineasta e diretor do MIS-PR, Fernando Severo, é importante salientar a qualidade dos trabalhos produzidos por alunos. “É uma nova geração que vem surgindo. Percebemos que o curso de cinema da Faculdade de Artes do Paraná, por exemplo, foi destaque nas premiações, é a escola de cinema mais premiada do Brasil em 2011″, comenta.

Programação
A Greve, de Maurício Ramos Marques
Julho, de João Krefer
O Garoto Barba, de Chistopher Faust
Monique ao Sol, de Wellington Sari
Iaia et Leni, de Eugenia Castello
Decisão Real, de André Senna
Vó Maria, de Tomás Von Der Osten
Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, de Rafael Urban
A Fábrica, de Aly Muritiba

Serviço
Exibição de curtas paranaenses premiados em 2011
Data: 18 de dezembro, às 20 horas.
Local: Museu Oscar Niemeyer – Auditório Poty Lazzarotto (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Curitiba/PR).
Entrada gratuita.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*