Do Blog Caixa Zero
Um projeto fundamental para o trânsito e o transporte de coletivo vai terminar o ano fora da pauta da Câmara de Curitiba. A proposta prevê a proibição de motoristas que exerçam simultneamente a função de cobradores nos ônibus.
No meio do ano, a Câmara chegou a fazer a primeira votação do projeto. Logo em seguida, porém, o vereador Algaci Tulio (PMDB) afirmou que havia um problema de redação.
Desde lá, o vereador Denílson Pires (DEM), autor do projeto, vem tentando emendar a proposta para colocá-la em pauta novamente. Não conseguiu.
Um detalhe: os donos das empresas de ônibus são contra a proposta, que lhes traria mais custos. Dizem que não há problemas na dupla função. E que o ideal é a bilhetagem eletrônica.
No entanto, enquanto a bilhetagem não é 100% eletrônica, os motoristas de micro-ônibus continuam dirigindo e dando troco ao mesmo tempo, sem olhar para a frente enmquanto o carro está em movimento.
Não seria esse um assunto de urgência?
8 comentários
Isso também acontece nos micro-onibus aqui em curitiba, quando o usuário não possui cartão, e deseja pagar em dinheiro.
O fato é que não tem muito o que fazer nesses casos, e não sou contra essa dupla função dos motoristas. Resta saber o que acham disso.
—
Rodolfo Jorge Nemer Nogueira – UFPR Música – Curitiba / Paraná
É que eles tinham coisas mais importantes a votar. Como contratação de novas empresas de publicidade, aumento de salarios (proprios) aumento do numero de assessores (importantíssimos para o andamento do trabalho) e coisas assim. Aí não dá tempo pras coisas menores como cumprir as regras da casa, ter ética, seriedade, e resolver os problemas da cidade.
iiigual a londrina. A mafia do onibus em todo brasil matou celso daniel. O transporte de massa e do lixo e a alma de recursos do pt.
Em outros países os motorista também cobram as passagens. Resta saber se os motoristas que aqui exercem esta função são melhores remunerados.
Sou motorista de ônibus com muito orgulho, é inadmissível esta dupla função. Colocar em risco a vida dos usuários e do proprio trabalhador só por causa dos lucros não dá para aguentar. Nós eleitores e trabalhadores temos que estar atentos nas próximas eleições, saber quem foi contra o trabalhador para nas urnas dar o troco e este senhor que disse ser a favor do motorista dirigir e cobrar acho que nunca nem entrou no coletivo. Vamos pensar antes de se pronunciar.
Nas praças de pedágio, funcionários vendem o Via-Fácil – que substitui eles próprios.
Tempos Modernos – de e com Charles Chaplin ao vivo, colorido e falado.
Pior: Li que a Amazon está acabando com as editoras.
Os jornais ou desaparecem, ou diminuem tiragem ou se concentram nas mãos dum mesmo CNPJ.
É o latifúndio da informação.
Meu povo n fique triste e nem assutado n ok ? Vcs estão por fora. Aqui em Paranavaí quem embarca na linha expresso maringá sentido foz do iguaçu e se não mudou e eu duvido, saiu de Pvaí quem cobra e recolhe as malas é o coitado do morotista ok? São apenas 450 km. Vcs conhece a BR-277 ?
Eu acho uma sacanagem fazer isso com os motoristas. Quem inventou essa medíocre função dupla é um idiota imbecil que pensa com o bolso, não sabe usar a cabeça. Eles não pegam ônibus que nem a gente, não está lá dirigindo ônibus por isso é fácil criar essa lei. Essa função dupla tem que acabar, bota esses merda de gente que criou essa função dupla pra fazer o mesmo tipo de serviço que os motoristas fazem pra ver o que é bom.