TRE atenderá eleitores no feriado da Proclamação da República | Fábio Campana

TRE atenderá eleitores no feriado da Proclamação da República

De Fernanda Leitóles da Gazeta do Povo

Os eleitores de Curitiba poderão aproveitar o feriado da próxima terça-feira (15), da Proclamação da República, para fazer o recadastramento biométrico. A Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) funcionará normalmente das 8 às 18h30.

Será possível comparecer ao TRE também no sábado (12), no domingo (13), na segunda-feira (14) ou em qualquer outro dia até o fim do prazo. O eleitor terá o título cancelado se não fizer o recadastramento até 20 de janeiro de 2012.

O TRE orienta que os eleitores não deixem para comparecer ao órgão nos últimos dias do prazo, pois deve haver longas filas e o atendimento deve demorar.

A meta é atingir 80% de revisões eleitorais. Se o número não for alcançado, Curitiba poderá ter eleições convencionais em 2012 e não utilizará o sistema biométrico. A meta de 80% foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)e representa o índice mínimo para que o recadastramento seja considerado válido.

A Central de Atendimento do TRE funciona todos os dias – inclusive aos sábados, domingos e feriados. O horário de atendimento vai das 8h às 18h30. O endereço é Rua João Parolin, 55, no Prado Velho, Curitiba. Os telefones da Central de Atendimento ao Eleitor são 3330-8674 e 3330-8673. O TRE afirma ter capacidade para atender 12 mil eleitores por dia.

Os eleitores podem fazer o agendamento via internet. Quem utiliza essa ferramenta tem o atendimento mais rápido, com no máximo 10 minutos de espera.

As pessoas que não agendam o recadastramento pelo site esperam, em média, 20 minutos, de segunda a sexta. Nos fins de semana e feriados, quando a procura no TRE é maior, a espera pelo atendimento pode chegar a 30 minutos.

A Central de Atendimento conta com 235 guichês para que os eleitores possam fazer o recadastramento biométrico.

Números

Segundo o TRE, 767.819 eleitores foram ao TRE até quarta-feira (9). O número corresponde a 58,6% de 1,3 milhão de votantes da capital paranaense. O número incluiu as revisões do título eleitoral, os novos documentos expedidos e as transferências de domicílio eleitoral.

Se forem consideradas apenas as revisões, 702.686 eleitores (53,6%) compareceram ao TRE.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, 9.327 eleitores de Curitiba aproveitaram o feriado de Finados, 2 de novembro, para fazer o recadastramento biométrico.

O movimento do feriado de Finados foi menor apenas do que o registrado em 8 de setembro, dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais – padroeira de Curitiba. Naquela data, 9.782 eleitores foram recadastrados.

Novos prazos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu que todos os eleitores – independentemente do mês de nascimento – poderão fazer o recadastramento biométrico até 20 de janeiro de 2012.

Anteriormente, a informação era de que as pessoas que nasceram entre janeiro e março deveriam comparecer até 31 de outubro. A assessoria de imprensa do TRE informou que a suspensão do prazo ocorreu porque muitos tinham desistido de fazer o recadastramento por causa da data.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*