Secretaria da Cultura realiza seminário sobre economia criativa | Fábio Campana

Secretaria da Cultura realiza seminário sobre economia criativa

Evento gratuito reúne palestras com especialistas e visa desencadear o processo de elaboração do Plano Estadual de Economia Criativa

A competição no mercado globalizado exige novas estratégias. Modelos atualizados de negócios, com o uso de ideias inovadoras e das atuais tecnologias, contribuíram para o surgimento do termo “economia criativa”. Para debater essas questões, a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) oferece o seminário “Economia Criativa”, que será realizado nos dias 09 e 10 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON). A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. Inscrições devem ser feitas no site www.cultura.pr.gov.br, onde também é possível conferir a programação completa do evento.

O objetivo do seminário é desencadear o processo de elaboração do Plano Estadual de Economia Criativa do Paraná, reunindo representantes de instituições do setor público e privado que, de alguma forma, se relacionam com essa área. O seminário faz parte da programação da Corrente Cultural e tem como público-alvo agentes culturais, gestores públicos e privados e estudantes universitários.

A programação inclui uma palestra com Lala Deheinzelin, uma das especialistas mundiais em economia criativa e sustentabilidade. Atualmente ela desenvolve o Programa Economia Criativa para o BNDES e assessora as Secretarias de Economia Criativa e Diversidade/Sustentabilidade do Ministério da Cultura. Outra palestrante é a assessora em economia criativa da Organização das Nações Unidas (ONU), Ana Carla Fonseca Reis, autora do livro “Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, vencedor do Prêmio Jabuti 2007. Ainda participam o diretor de monitoramento da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira, e a secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras.

O seminário ainda vai oferecer paineis, debates e exposições sobre desenvolvimento sustentável, cidades criativas, patrimônio histórico, tecnologia, design, turismo e moda. Entre as entidades participantes estão: Fiep, Sebrae, Agência de Fomento do Paraná, BRDE, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Sesi, UFPR, Aliança Empreendedora, Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, CIFAL, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região da Uva e Vinho (RS) e Instituto de Moda do Paraná.

Ainda dentro da programação do evento será realizado o “Espaço Ideias”, com a exibição de vídeos com boas iniciativas em economia criativa e exposição de trabalhos de empresas paranaenses que se destacam neste setor. O “Espaço Ideias” vai proporcionar interação entre os participantes do seminário e será realizado no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer.

Serviço:

Seminário Economia Criativa.

Dias: 09 e 10 de novembro de 2011.

Local: Museu Oscar Niemeyer, auditório Poty Lazzarotto (Rua Marechal Hermes, 999).

Programação e inscrições: www.cultura.pr.gov.br.

Informações: (41) 3321-4714 / 3321-4727.

Inscrições gratuitas.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*