Plano nacional de exportação será debatido no Encomex | Fábio Campana

Plano nacional de exportação será debatido no Encomex

O Encontro de Comércio Exterior (Encomex Mercosul), que será realizado em Curitiba nos dias 1º e 2 de dezembro, vai avançar na elaboração do Plano Nacional da Cultura Exportadora. O projeto, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com os governos estaduais, busca apontar as oportunidades e estimular as potencialidades de exportação de cada estado.

O Encomex Mercosul é uma parceria dos governos federal e estadual e reunirá representantes brasileiros, de países do Mercosul e outras regiões. Serão dois dias de palestras, painéis, workshops e encontros de negócios.

Os documentos e resultados do Plano Nacional da Cultura Exportadora serão apresentados pela secretária de comércio exterior do ministério, Tatiana Prazeres, durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico (Consedic), que acontecerá durante a programação do Encomex.

“Vamos, junto com o ministério, avançar na confecção do plano. A ideia é debater ações, apresentar propostas e solucionar dúvidas”, disse o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, que também é presidente do Consedic

Segundo Barros, o Plano Nacional da Cultura Exportadora permitirá a definição de mapas estratégicos de comércio exterior e ações ligadas às realidades regionais. “Em pouco tempo, cada Estado terá em mãos uma ótima ferramenta para dar apoio, programar ações e desenvolver setores potenciais. O objetivo é ampliar a base exportadora e, principalmente, incluir os pequenos e médios empresários na pauta da exportação brasileira”, afirmou.

A execução do Plano está prevista para começar em abril de 2012, com ações a serem desenvolvidas até 2014. As metas específicas de cada Estado serão acompanhadas pelo ministério.

ENCOMEX – O Encomex Mercosul será na Universidade Positivo. A abertura contará com a participação do governador Beto Richa, do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, do presidente do BNDES, Fernando Coutinho, e de ministros da Indústria da Argentina, Uruguai e Paraguai. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.mercosul.encomex.mdic.gov.br.

Os participantes terão acesso a informações estratégicas, mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios, logística, inovação e financiamento. A pauta inclui palestras, oficinas, cursos, showrooms e workshops voltados principalmente aos micro, pequenos e médios empresários. Também será apresentada uma ampla avaliação das duas décadas do Mercosul e o planejamento para os próximos 20 anos do bloco econômico.

Ainda estão previstos painéis com a participação de ministros dos países membros do Mercosul e outras autoridades. Haverá estandes institucionais voltados para os empresários que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do ministério para a solução de dúvidas e pendências relacionadas ao comércio exterior.

PARCEIROS – O Encomex é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, junto com os ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e a Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.

Entre os patrocinadores estão o Sebrae, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O encontro tem o apoio da Fiep, Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap), Associação Comercial do Paraná (ACP), Sebrae-PR, Itaipu Binacional e Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*