Paraná tem oito cursos de Direito na lista recomendada pela OAB | Fábio Campana

Paraná tem oito cursos
de Direito na lista recomendada pela OAB

da Banda B

Com oito cursos na lista do OAB Recomenda, Paraná é o terceiro do Brasil

O Paraná é o terceiro estado do país com o maior número de cursos de Direito que receberam o selo OAB Recomenda. Oito universidades e faculdades obtiveram a recomendação do Conselho Federal da OAB, ficando atrás somente de São Paulo, que teve 14 cursos com o selo e Minas Gerais com 11.

A relação das universidades aprovadas na avaliação da Ordem foi divulgada na manhã desta quarta-feira (23) pelo presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante, durante a XXI Conferência Nacional da OAB.


Na sessão de lançamento foi feita a apresentação em detalhes da metodologia utilizada. Dos 1.210 cursos existentes no Brasil, foram avaliados 791 e, desses, 90 receberam a certificação. O critério para a aprovação leva em consideração os índices de aprovação nos três últimos Exames de Ordem e o conceito obtido no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

“Esses números são uma radiografia do ensino jurídico do país”, disse o presidente Ophir Cavalcante. “Não se trata de um ranking. O que se pretende é contribuir com melhoria da qualidade do ensino, que se tenha o compromisso do Ministério da Educação de melhor fiscalizar e exigir mais”, afirmou.

Para o presidente da Seccional do Paraná, José Lúcio Glomb, o desempenho do Paraná deve ser destacado. “Proporcionalmente temos um bom número de cursos que atendem os critérios de qualidade. A importância do Exame reside justamente em incentivar que as faculdades busquem a excelência acadêmica”, disse.

Os cursos do Paraná que receberam o selo OAB recomenda são:

Centro Universitário Curitiba
Universidade Católica do Paraná – campus Prado Velho
Universidade Estadual do Norte Pioneiro –campus Jacarezinho
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus Francisco Beltrão
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Federal do Paraná


5 comentários

  1. tony
    quarta-feira, 23 de novembro de 2011 – 18:38 hs

    Indignado alerta: atenção papais e mamães, os cursos de Direito que pretam são só estes 8. Se os rebentos forem aprovados em outras escolinhas já sabem o resultado. Então fiquem alertas, para depois não se arrependerem.

  2. Tic Tac
    quarta-feira, 23 de novembro de 2011 – 19:34 hs

    Tem que avaliar e exigir melhor nível das escolas mas em se tratando de Ophir que age por conveniência, sei lá…num sei…entende ?

  3. jaferrer
    quinta-feira, 24 de novembro de 2011 – 9:52 hs

    Isto mostra a importância das IES estaduais. O Estado do Paraná não apenas tem um número de IES que abrange todas as regiões, mas também mostra que a qualidade também esta bem distribuída. E olha que não é somente na área do direito, as IES paranaenses são bem ranqueadas como um todo, por isso merecem atenção especial do governo e apoio da população. Com uma boa formação e fomento à pesquisa o Paraná certamente terá papel relevante no senário nacional não apenas na agricultura.

  4. ANTONIO
    quinta-feira, 24 de novembro de 2011 – 13:02 hs

    onde fica o CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA???

  5. ANA
    segunda-feira, 28 de novembro de 2011 – 11:38 hs

    hahahahahahhahahahahha

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*