Da Agência Brasil
Balanço do mutirão carcerário feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre janeiro de 2010 e novembro de 2011, revela a libertação de 21 mil pessoas que estavam detidas ilegalmente em presídios, cadeias públicas e delegacias.
“Eu não conheço que exista coisa semelhante e análoga no mundo”, disse o presidente do CNJ, Cezar Peluso, ao relatar a manutenção de pessoas com penas provisórias vencidas ou tempo de condenação já cumprido.
Entre 2010 e 2011, o CNJ revisou 279 mil processos criminais em 24 estados e no Distrito Federal. Além das libertações, foram concedidos 41,1 mil benefícios, como a progressão de pena, “que não eram garantidos nas execuções penais”.
Segundo Peluso, medidas de ressocialização dos presos como a capacitação para o trabalho e a escolarização, previstas em lei, são exceções nos presídios brasileiros. Apenas 14% dos detentos têm acesso a alguma atividade de trabalho e 8% a estudo.
Atualmente, são realizados mutirões em São Paulo (até agora 60,5 mil processos analisados), Rio de Janeiro (13,9 mil processos) e na Bahia (pouco mais de 7 mil).
O Brasil contabiliza cerca de 475 mil detentos. Desse total, 43% são provisórios. O déficit estimado de vagas é de 147 mil.
8 comentários
A justiça brasileira é mesmo cega. Pois que está na cadeia, boa coisa não fez. E ficam liberando este pessoal e deixando a população honesta preça em seus lares.
Parabéns CNJ, vocês acabaram de provar que bandido no Brasil tem lei, e para o cidadão honesto não!
Ministro Peluso – não me espante !
O Brasil é campeão mundial em muitas modalidades, principalmente, as insuspeitadas !!!!
…no caso de quem vai sair !!!e outra se eles estão saindo de liberdade, eh por que ja pagaram pelo seus erros e todo mundo tem direito de uma segunda chance!!!!!!!!!!!!!!!!
E FOI NESCESSÁRIO O CNJ PARA APURAR ESTA SITUAÇÃO……VERGONHOSA
MAS Q BARBARIDADE…..E NOSSOS JUIZES, NOSSOS TRIBUNAIS
COMO PODEM DORMIR, SACAR O SAL ÁRIO SABENDO
DESTA SITUAÇÃO……QUANTO CUSTA TODA ESTA GENTE
TRANCAFIADA
PARA O DINHEIRINHO NOSSO DE CADA DIA
MAUS BRASILEIROS…PÉSSIMO EXEMPLO
Direitos humanos! Falar nisso aqui no Brasil é piada de mau gosto,
21.000 pessoas em cárcere privado pelo próprio Estado.
O que nós fizemos a esse respeito, acho que deveriam ser indenizados por isso. O que pensa a nossa sociedade? São bandidos mesmo que se danem! A questão é que não temos Justiça, não temos OAB, não temos intelectuais, ninguém se incomoda com isso, só há comoção quando um bandido desses mata alguém conhecido.
Temos os políticos mais caros do mundo, os presos mais caros do mundo.
Ali no Chile, o povo está se matando em movimento pela educação, aqui é Carnaval, Gays, Novelas, Silvio Santos. Big Brother, um verdadeiro sonho de ESCRAVIDÃO.
Este mutirão vai por muita gente altamente perigosa na rua, tem muitos que dependem de avaliação psicológica. Tenho medo que este mutirão seja feito com intuito de abrir vagas no sistema carcerário. Estes 41 mil benefícios, com progressão de pena vai é penalisar a sociedade brasileira!
Que noticia ótima.Vai sobrar vaga para colocar os ladrões de colarinho branco, do mensalão, das ambulâncias, dos desvios de verbas, do dinheiro na cueca, do dinheiro do caixa dois e etc.
É a falência do Poder Judiciário. Preso que não tem dinheiro…não tem advogado. Apenas isso.
Quem tem advogado, não vai para a cadeia.