Governador e ministro abrem Encontro de Comércio Exterior do Mercosul | Fábio Campana

Governador e ministro abrem Encontro de Comércio Exterior do Mercosul

Com mais de 1,5 mil inscritos, começa nesta quinta-feira (1), em Curitiba, o Encontro de Comércio Exterior (Encomex Mercosul), promovido pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em parceria com o Governo do Paraná. A abertura está marcada para as 9 horas, com a presença do ministro Fernando Pimentel, do governador Beto Richa e de ministros da Indústria da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Em dois dias de palestras, reuniões e debates, serão avaliadas as duas décadas do Mercosul e o planejamento dos próximos 20 anos do bloco econômico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento (mercosul.encomex.mdic.gov.br). Os palestrantes discutirão maneiras de facilitar o comércio entre os países, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá um painel específico sobre as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com uma delegação canadense.


A programação inclui painéis com ministros dos países membros do bloco econômico e de outras autoridades. Haverá ainda estandes institucionais para os empresários que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do MDIC, para solução de dúvidas e pendências relacionadas ao comércio exterior.

O secretário paranaense da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, explica que o evento é ótima oportunidade para que os micros e pequenos empresários tenham acesso a informações e orientações para ampliar os seus negócios em outros países. “Temos esse desafio de aumentar a base exportadora paranaense”, disse. Nessa linha, o Encomex vai apresentar experiências bem-sucedidas de 24 empresas de pequenos e médio porte. Dessas, 21 são paranaenses.

BALANÇA COMERCIAL – Na tarde de quinta-feira (1.º), o MDIC vai divulgar os dados da balança comercial de novembro e do acumulado do ano. Os números serão detalhados e comentados em entrevista coletiva a partir das 15 horas. Os dados preliminares estarão disponíveis no site do Ministério a partir das 11 horas.

PARCEIROS – Esta é a terceira edição do Encomex voltada ao Mercosul. Foz do Iguaçu e Porto Alegre foram sedes do evento, em 2009 e 2010. O evento é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e a Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.

Entre os patrocinadores estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e com o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap), da Associação Comercial do Paraná (ACP),do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae PR), Itaipu Binacional e Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).

PARALELOS – A Encomex também vai ser sede de mais uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico (Consedic), formado por secretários estaduais de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e presidido pelo secretário paranaense Ricardo Barros.

A reunião terá como tema principal o Plano Nacional da Cultura Exportadora. Os documentos e resultados do Plano, até o momento, serão apresentados pela secretária de comércio exterior do ministério Tatiana Prazeres. Na pauta da reunião também estão debates sobre a exploração do pré-sal e a divisão dos royalties e a crise na zona do Euro e nos Estados Unidos e o seu reflexo no Brasil.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) promoverão encontro de negócios com empresários do bloco econômico. O Banco do Brasil irá anunciar os vencedores do Prêmio Proex Excelência.

Serviço:

ENCOMEX

Datas: 1.º e 2 de dezembro

Horário: 9h às 18 horas

Dia 1.º (quinta-feira) – 15 horas – entrevista coletiva do Ministério do Desenvolvimento para divulgação dos dados da balança comercial do mês de novembro e do acumulado do ano

Local : Universidade Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, em Curitiba

Programação completa – mercosul.encomex.mdic.gov.br/programacao


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*