Escola de SJP recebe prêmio nacional dentro da educação | Fábio Campana

Escola de SJP recebe prêmio nacional dentro da educação

Criatividade e conscientização são palavras-chave que podem descrever o projeto Virtudes e Valores, desenvolvido pelos alunos do primeiro e segundo anos da Escola Municipal Antônio Franco da Rocha, no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais. Esse projeto foi o único do Paraná premiado com o selo “Escola Solidária”, que integra o prêmio nacional “Faça a sua Parte”, parceiro do “Amigos da Escola” e realizado a cada dois anos.

Nesta quarta-feira (30), todos os alunos puderam desfrutar de um circuito de atividades que foram realizadas durante o ano inteiro e que visam mostrar os obstáculos que são enfrentados diariamente e a melhor maneira de contorná-los.

A ideia surgiu a partir do aumento visível da violência e agressividade entre as crianças. “Muitos alunos não conseguem enfrentar suas frustrações, não aceitam regras e limites de convivência. Tais fatos despertaram os interesses da escola na busca de soluções que resgatassem os valores humanos necessários à boa convivência de todos no espaço escolar, promovendo assim o desenvolvimento integral dos alunos”, destaca a responsável pelo projeto, Carla de Alencar dos Reis Martins.

Dentre as principais atividades desenvolvidas foram realizadas palestras para os pais dos alunos, uma “Campanha do Obrigado” com os alunos, a confecção do quebra-cabeça “Diga Sempre a Verdade”, teatrinhos de improviso onde as crianças mostraram suas experiências, dentre outras. Por meio dessas atividades foram levantadas as regras necessárias para que o convívio agradável aconteça. Com isso, foram estimulados os valores humanos e virtudes nas atitudes dos alunos, principalmente nas situações de conflitos que surgem no cotidiano.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*