Pela segunda vez, Curitiba é recordista no país em Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Dos 31 CRAS que tiveram nota 10 em avaliação feita em 2010 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 15 são de Curitiba.
“Com os CRAS, montamos a maior rede de assistência social do país, sempre pensando no bem-estar das famílias curitibanas, e isso é reconhecido pelo governo federal”, afirma o prefeito Luciano Ducci. Na avaliação de 2008, dos 15 CRAS no país que alcançaram a nota máxima, oito eram de Curitiba.O resultado da avaliação foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. A pesquisa reúne informações sobre estrutura física, funcionamento, recursos humanos e atividades desenvolvidas pelos CRAS.
A pesquisa foi feita em 6.801 CRAS em metrópoles e cidades de grande, médio e pequeno porte. No Paraná, além de Curitiba, com 15 CRAS Nota 10, o pequeno município de São João, no Sudoeste do Estado, também recebeu a nota máxima. Os CRAS, coordenados pela Fundação de Ação Social (FAS), são a porta de entrada para os serviços de Proteção Social do Município. Os profissionais da FAS identificam as necessidades das famílias, que são acompanhadas por um técnico de referência e encaminhadas para os serviços e programas sociais de acordo com cada situação.
“Todos os CRAS atendem com qualidade e comprometimento as pessoas em seus projetos de vida. Temos uma equipe multidisciplinar para atender as necessidades individuais de pessoas e famílias de nossa cidade”, diz a presidente da FAS, Marry Ducci.Curitiba tem 45 CRAS em funcionamento, distribuídos pelas nove Regionais da Prefeitura. “É através dos CRAS que a população é inserida em programas, projetos, serviços e benefícios desenvolvidos pela FAS”, acrescenta Marry Ducci.
2 comentários
Oi, bom dia. Coordeno um CRAS em Feira de Santana -Ba. Estou pesquisando a atuação dos CRAS no Brasil. Essa referida pesquisa e/ou resultado está disponivél em algum lugar? Abraço
COMO É AS SALAS DE ACOLHIMENTO NOS CRAS SÃO TODOS OS TECNICOS JUNTOS?