Conselho de secretários debate Plano Nacional de Exportação no Encomex | Fábio Campana

Conselho de secretários debate Plano Nacional de Exportação no Encomex

O Encontro de Comércio Exterior (Encomex Mercosul), que será realizado em Curitiba nos dias 1º e 2 de dezembro, vai ser sede de mais uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico (Consedic), formado por secretários estaduais de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e presidido pelo secretário paranaense Ricardo Barros.

A reunião terá como tema principal o Plano Nacional da Cultura Exportadora. O projeto, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com os governos estaduais, vai apontar as oportunidades e estimular as potencialidades de exportação de cada estado.


Os documentos e resultados do Plano serão apresentados pela secretária de comércio exterior do ministério Tatiana Prazeres, durante a programação do Encomex.

Ricardo Barros ressalta que o Plano Nacional da Cultura Exportadora vai permitir a criação de mapas estratégicos de comércio exterior e a definição de ações ligadas às realidades regionais.“Cada Estado terá em mãos uma ótima ferramenta para dar apoio, programar ações e desenvolver os seus setores potenciais”, afirmou.

A execução do Plano está prevista para começar em abril de 2012, com ações a serem desenvolvidas até 2014. As metas específicas de cada Estado serão acompanhadas pelo ministério.

Na pauta da reunião também estão debates sobre a exploração do pré-sal e a divisão dos royalties e a crise na zona do Euro e nos Estados Unidos e o seu reflexo no Brasil.

CONSEDIC – Criado neste ano, o Consedic reúne os secretários da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de todos os estados e do Distrito Federal.

As discussões para a criação do grupo surgiram nas reuniões do Fórum Nacional de Secretários de Indústria e Comércio (Fonseic), organizado pela Secretaria do Desenvolvimento da Produção (SDP) do MDIC, e foi apoiada desde o início pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico.

Na agenda de trabalho do Conselho estão ações para o desenvolvimento tecnológico e inovação, micro e pequenas empresas, educação e qualificação profissional, desenvolvimento regional, infraestrutura e logística, sustentabilidade, competitividade, arranjos produtivos locais, agronegócio, mineração, relações internacionais e comércio exterior.

Reunião do Consedic no Encomex

Data – 1º dezembro /

Horário: 14h

Local: Universidade Positivo – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Curitiba


Um comentário

  1. Francisco de Assis
    terça-feira, 29 de novembro de 2011 – 17:32 hs

    É ISSO AÍ .
    CIDADE DE PRIMEIRO MUNDO ( sic ) , SUB-SEDE DA COPA DO MUNDO E PÓLO AUTOMOBILÍSTICO TÊM QUE PAGAR O PREÇO DO SUCESSO. HISTÓRICAMENTE, SEMPRE TEVE UM CUSTO DE VIDA MUITO PRÓXIMO DE OUTRAS CIDADES MAIS DESENVOLVIDAS.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*