Beto e Ducci abrem Virada Cultural amanhã | Fábio Campana

Beto e Ducci abrem Virada Cultural amanhã

A abertura oficial da segunda edição da Virada Cultural de Curitiba será feita pelo governador Beto Richa, pelo prefeito Luciano Ducci e pelos parceiros da Corrente Cultural, às 10h30 deste sábado (5), no Pátio das Esculturas do MON – Museu Oscar Niemeyer. A solenidade dá início a mais de 24 horas ininterruptas de uma intensa programação artística, começando com a exposição Anita Malfatti, que abre às 11h, tomando conta da Sala Miguel Bakun do MON. A agenda de atrações encerra às 21h de domingo (6), movimentando todo o centro da cidade

A Virada é o ponto de partida da programação da Corrente Cultural, movimento realizado por instituições públicas e privadas para fomentar e difundir a produção artística e promover o acesso da população aos bens culturais. A Corrente Cultural se estende por uma semana, até o dia 12 de novembro, com atividades que também englobam os bairros de Curitiba.

Este ano, a Virada acontece na data em que é celebrado o Dia Nacional da Cultura, tendo como tema “Viva a cultura da paz”. Os organizadores tomaram como referência o manifesto da Unesco “Por uma cultura da paz e da não violência”, que sintetiza ações e atitudes que devem ser adotadas pelas nações para promover a paz, entre elas, a defesa da liberdade de expressão e da diversidade cultural. Outro documento que serviu de base para o lema da Virada foi a Carta Cultural Ibero-americana, que afirma o valor da cultura como base indispensável para o desenvolvimento integral do ser humano e para a superação da pobreza e da desigualdade social.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*