Berlusconi deixa governo italiano | Fábio Campana

Berlusconi deixa
governo italiano

Com a aprovação do pacote de reformas econômicas na Itália, Silvio Berlusconi renunciou o cargo como premiê no final da tarde deste sábado (12), conforme havia prometido no início desta semana. O pedido de demissão foi entregue ao presidente do país, Giorgio Napolitano.

Berlusconi, que fracassou em garantir a maioria parlamentar numa votação crucial na última terça-feira (15), prometeu renunciar quando o Parlamento aprovasse a lei, exigida por parceiros europeus para restaurar a confiança dos mercados nas combalidas finanças públicas da Itália.

O chefe do governo italiano reconheceu neste sábado ante um grupo de jornalistas que ficou sentido pelas vaias que recebeu após a votação do Parlamento, que abriu as portas para sua renúncia.

“Foi algo que me doeu profundamente”, disse ele cercado por dirigentes de seu partido, o Povo da Liberdade, pouco antes de se dirigir ao Palácio do Qurinal, sede da presidência da República, onde deverá apresentar sua renúncia.

A saída do premiê abre espaço para a formação de um governo de emergência e promete colocar ponto final em um período marcado por escândalos no país desde o pós-guerra.

A expectativa é de que Napolitano dê a Mario Monti a tarefa de formar um novo governo para fazer frente à crise financeira, que elevou os custos de financiamento da Itália e ameaçou provocar uma emergência em toda a zona do euro. Espera-se que o substituto escolha um gabinete relativamente pequeno formado por especialistas tecnocratas para tirar a Itália da crise.

Como não há perspectivas de novas eleições até 2013, o governo tecnocrata teria cerca de 18 meses para aprovar dolorosas reformas econômicas, além de garantir apoio da maioria do Parlamento italiano. Caso contrário, poderá cair antes mesmo deste prazo.


2 comentários

  1. Zangado
    sábado, 12 de novembro de 2011 – 21:37 hs

    Bunga-bunga pra cá, bunga-bunga prá lá, Il Cavalieri saiu-se bem, já a Italia ficou mal … talvez nem tanto num retrospecto histórico …

  2. Osiris Duarte de Curityba
    domingo, 13 de novembro de 2011 – 5:04 hs

    E EU COM ISSO ???

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*