Violência fez 80% da população mudar de hábito, diz CNI/Ibope | Fábio Campana

Violência fez 80% da população mudar de hábito, diz CNI/Ibope

Mais da metade dos brasileiros (51%) reprova as condições de segurança no país e pelo menos 80% da população já mudaram de hábitos diante da escalada da violência. Divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria e pelo Ibope, a pesquisa “Retrato da Sociedade Brasileira: Segurança Pública” revela ainda que 79% presenciaram algum tipo de crime ou situação de violência nos últimos 12 meses.

A maioria dos entrevistados que disseram ter mudado de hábito disseram que evita andar com dinheiro (63%). Outros aumentaram o cuidado para sair ou entrar em casa, na escola ou no trabalho (57%) e evitam sair à noite (54%). Embora seja minoria, 2% disseram ter comprado arma por conta da violência.

Já entre os entrevistados que presenciaram alguma situação de violência ou algum crime nos últimos 12 meses, 67% disseram ter visto alguém usando drogas na rua, 51% afirmaram que presenciaram a polícia prendendo alguém e 41% viram uma pessoa sendo agredida. Segundo a pesquisa, 8% viram alguém sendo assassinado no período mencionando.

As Forças Armadas e a Polícia Federal são as instituições consideradas mais eficientes pela população, com aprovação de 63% e 60% respectivamente. Como o levantamento levou em conta todos os órgãos que servem a comunidade em assuntos de segurança pública, o Congresso ficou na lanterna nesta avaliação, com a aprovação de apenas 23% dos entrevistados.

– A PF tem feito várias ações contra a corrupção e isso, provavelmente, levantou essa percepção de eficácia. Fica um discurso do tipo a PF prendeu e a Justiça soltou – explicou Fonseca.


3 comentários

  1. Divanir
    quarta-feira, 19 de outubro de 2011 – 18:15 hs

    A minoria compraram arma. É uma pena o Estado não garantir a segurança da população e ainda com as campanhas o que conseguem é desarmar a população, pois os marginais continuam armados.

  2. Heriberto
    quarta-feira, 19 de outubro de 2011 – 22:36 hs

    VIolência é termo genérico para dispersar responsabilidades.
    A CRIMINALIDADE é que provocou mudança de hábitos.

    Violência há no esporte, em eventos climáticos, etc.
    Quem utiliza este termo, colabora com as autoridades incompetentes e cúmplices do crime.

  3. Lucas
    quinta-feira, 20 de outubro de 2011 – 10:06 hs

    A violência só não assusta o governo, que não faz nada para reduzí-la!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*