Paraná negocia a instalação de montadora chinesa de caminhões | Fábio Campana

Paraná negocia a instalação de montadora chinesa de caminhões

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (25), no Salão Internacional do Transporte de São Paulo (Fenatran), o presidente mundial da montadora chinesa Sinotruk, Cai Dong, anunciou que a empresa pretende construir uma fábrica no Brasil e que está em negociações com o Governo Federal e com o Governo do Paraná.

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, confirmou que o Paraná negocia com a montadora e que esteve reunido com a direção da Sinotruk no último domingo (23) na sede da empresa em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. “ Fizemos o convite para que a fábrica seja construída no Estado e reforçamos o interesse do governo Beto Richa de criar as condições necessárias para a consolidação do empreendimento”, disse.


Nas próximas semanas a direção da Sinotruk, acompanhada de Ricardo Barros, terá uma audiência com o Ministro do Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel, para dar continuidade às negociações.

Detalhes do empreendimento como valores e geração de empregos não foram confirmados pela empresa, pois ainda dependem dos entendimentos com o Governo Federal, a exemplo do que ocorre nas negociações das montadoras alemã BMW e chinesa JAC Motors.

A empresa – A Sinotruk, conhecida como CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), foi constituída na China em 1935. No início da década de 1980, adquiriu tecnologia de motores Steyr, formando também outras parcerias ao longo do tempo com Eaton, ZF, Jost e Wabco. De 2003 a 2008, manteve joint-venture com a Volvo. Em 2009, a alemã MAN assinou um acordo de parceria estratégica e tecnologia com a Sinotruk, comprando 25% de participação da montadora chinesa.

A empresa já possui em Campina Grande do Sul um centro de distribuição, inaugurado em setembro, onde abriga peças do modelo Howo que é importado desde abril de 2010.


3 comentários

  1. Lucas
    quarta-feira, 26 de outubro de 2011 – 9:57 hs

    NEGOCIA: Baixar as calças!!!

  2. quanta ignorância
    quarta-feira, 26 de outubro de 2011 – 11:00 hs

    |Legal.
    Porque não seguraram a NIssan em SJP?

  3. JOSÉ LUIZ
    quarta-feira, 26 de outubro de 2011 – 11:41 hs

    Lucas,você e seus comentários são despreziveis,o importante é continuarmos estagnados como estavamos.O exemplo da Renoult,não é suficiente.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*