Pai Maneco, o maior terreiro do país | Fábio Campana

Pai Maneco, o maior terreiro do país

Reportagem da Revista Ideias sobre o terreiro de umbanda Pai Maneco.

“Pensar coisas boas para atrair coisas boas”. Assim Lucília Guimarães, mãe de santo do terreiro do Pai Maneco resumiu a filosofia da Umbanda. Religião que surgiu há 103 anos no Brasil e que ganha cada vez mais espaço e adeptos.

Alguns estudiosos afirmam que ouve uma fusão entre a macumba e o espiritismo de Allan Kardec e com isso alguns grupos ligados ao espiritismo, cansados de seu intelectualismo, migrou para as cores e ritmos vibrantes da Umbanda. “Feitiçaria, práticas mágicas, e claro, o catolicismo se uniram para formar a Umbanda”, diz Diana Brown.

“A Umbanda é a religião brasileira e, ao contrário do que muitos imaginam, foi criada por brancos e não trazida pelos escravos, embora a ligação com os africanos seja muito intensa, já que incorporamos “pretos velhos”, que na sua maioria eram escravos. Ela é livre de dogmas, está se desenvolvendo e a cada dia é mais procurada pela sua simplicidade e eficácia”, garante o jornalista Rodrigo Fornos, que participa há sete anos das celebrações do terreiro do Pai Maneco.

Leia mais na Revista Ideias de outubro.


12 comentários

  1. Joao Carlos Diniz
    domingo, 30 de outubro de 2011 – 14:22 hs

    Esse local tem histórias incriveis de poder e magia…eu lembro do Paranista que frequentou o Terreiro, pediu melhoras pro Time e pro Welligton Paulista, o menino melhorou, hj tá no Cruzeiro, o PRC foi pra libertadores e o paranista arrumou uma namorada por lá,rsrs

  2. Jaime Nakano
    segunda-feira, 31 de outubro de 2011 – 11:55 hs

    O verdadeiro católico não participa disso, pois sabe que não provém de Deus, mas respeita o próximo e suas crenças. Mas não se pode dizer que a umbanda faz parte do catolicismo cujos fundamentos estão expressos nas Sagradas Escrituras.

  3. bancario
    segunda-feira, 31 de outubro de 2011 – 14:58 hs

    uma pena é que pra livrar o Atletico nem macumba funcione,rsssssssssssss

  4. Estatística
    terça-feira, 1 de novembro de 2011 – 11:24 hs

    Ô Bancário: se macumba valesse em futebol o Bahia seria o eterno campeão brasileiro. :)

  5. S Y N F R O N I O.
    terça-feira, 1 de novembro de 2011 – 14:29 hs

    Pai Maneco, nao custa tentar, pois os quias daqui pode ser mais forte do os
    quias Baianos, ajude meu furacao, para que ele nao va para a segundona.

  6. Pamela Cavalin
    terça-feira, 1 de novembro de 2011 – 21:27 hs

    “Umbanda é coisa séria para gente séria” – Cabaoclo Mirim
    Não é apenas magia e feitiços… mas também a caridade, o amor ao próximo, o respeito aos vivos e aos que já se foram para Aruanda….
    É luz, é energia é vida….
    “A Umbanda é paz e amor” – como diz seu hino – “é um mundo cheio de luz”.
    Quando as pessoas tirarem o véu da ignorância que lhes cobre o rosto, não generalizando é claro, vão perceber o quão linda e quão rica em história é nossa religião.

  7. terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 – 17:34 hs

    adorei a materia sobre as entidades dos exus seria muito bom se todos os espiritas adeptos tivessen esses esclarecimentos.

  8. Lailson
    terça-feira, 27 de maio de 2014 – 23:23 hs

    Jaime Nakano, acho que vc deveria se informar melhor antes de dar opinião furada como um fanático teleguiado, a sua “sagrada escritura” começa com uma cobra falante e termina com um dragão de sete cabeças, por ae da pra notar que é uma coisa tão séria qto livro do Harry Potter.
    Católicos fundamentalistas, bah, a que ponto chegamos.

  9. Sara
    quarta-feira, 28 de maio de 2014 – 1:25 hs

    Sr. Jaime. Engana-se profundamente ao afirmar que a umbanda não vem de Deus. Informe-se melhor do que não conhece, antes de julgar. Umbanda é luz, amor e caridade. Está fundamentada nas palavras de Jesus e no exercício do amor ao próximo, fazendo sempre o bem, sem olhar a quem. Ninguém disse que faz parte do catolicismo, e sim que tem, entre.seus fundamentos, muitos princípios similares ( como orações, incluindo o pai nosso que nunca deixamos orar) e o sincretismo com os católicos. Não julgueis para não ser julgado e ame ao próximo como a ti mesmo. Está na bíblia.

  10. Anônimo
    quarta-feira, 28 de maio de 2014 – 14:04 hs

    Como visitante achei muito equilibrado … organizado …envolvente …lindo mesmo.. voltarei em breve…

  11. carmen nascimento
    quarta-feira, 28 de maio de 2014 – 14:05 hs

    Como visitante achei muito equilibrado … organizado …envolvente …lindo mesmo.. voltarei em breve…

  12. Dila Perolla
    segunda-feira, 29 de maio de 2017 – 0:05 hs

    Umbanda é uma religião maravilhosa com todas as energias boas da natureza, é de Deus, é do bem, é amor e caridade e o sr Jaime deveria se informar melhor sobre ela, antes de dar sua versão ignorante sobre o assunto (ignorante no sentido de ignorar), já fui católica e sei o que digo, há 4anos sou fiel da Umbanda no terreiro do Pai Maneco, e só tenho a agradecer todos os bens que recebo conforme meu merecimento.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*