Metrô e ônibus terão mesma tarifa e serão integrados, adianta Ducci | Fábio Campana

Metrô e ônibus terão mesma tarifa e serão integrados, adianta Ducci

O prefeito Luciano Ducci adiantou nesta sexta-feira (7) detalhes da operação do metrô curitibano. Para andar de metrô o usuário vai pagar uma passagem e circular por toda a cidade no sistema da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. O contrato do metrô prevê tarifa única e integração com os ônibus.

Na próxima quinta-feira, 13, a presidente Dilma Rousseff estará em Curitiba para anunciar o volume de recursos que o governo federal vai investir na primeira fase das obras. A capital paranaense pleiteia R$ 1,1 bilhão a fundo perdido. As informações são da prefeitura de Curitiba.

Sul/Centro – A Linha Azul, primeira fase do metrô de Curitiba, está orçada em R$ 2,25 bilhões para obras em 14,2 quilômetros de extensão, desde a CIC até a Rua das Flores no centro da cidade. Serão 13 estações no percurso. A definição pelo início das obras a partir do Sul se dá pela grande demanda de transporte na região. “O trecho CIC Sul – Estação Rua das Flores foi escolhido porque é o que mais transporta passageiros. Hoje temos 400 mil passageiros/dia neste eixo com tendência de ampliação porque é a região da cidade que mais cresce”, disse Luciano Ducci.

O metrô sairá do terminal CIC Sul em superfície, margeando a Linha Verde, no leito da BR 116. De lá, seguirá em direção ao terminal do Pinheirinho e passará a ser subterrâneo abaixo dos 14,2 quilômetros de canaletas que seguem até o centro da cidade.

A pista exclusiva por onde hoje circulam os ônibus será transformada em um grande parque linear com áreas de circulação para pedestres e ciclistas. “As canaletas serão transformadas em um grande espaço de convivência que contará com ciclovias. A cidade tem que pensar nas pessoas, em devolver espaços à população e em promover o uso de meios alternativos e não poluentes de transporte como a bicicleta”, adiantou o prefeito.

Luciano Ducci disse que as obras do metrô comecem já no ano que vem. “Pretendemos ter obras em curso no próximo ano. Os trabalhos devem durar quatro anos e o curitibano deverá estar andando de metrô no segundo semestre de 2016”, afirmou o prefeito.

Conheça detalhes do metrô

Linha Azul – A Linha Azul seguirá o mesmo trajeto da linha expressa do eixo Norte/Sul. No primeiro trecho, na CIC, o metrô virá por superfície, paralelo à Linha Verde. Desde o terminal do Pinheirinho até o Centro da cidade a linha será subterrânea. Na primeira fase (CIC/Sul-Centro) serão 14,2 quilômetros de extensão e 13 estações.

Frota – A frota do metrô na primeira etapa será de 25 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem. Cada carro equivale a um ônibus biarticulado. Hoje a RIT transporta 400 mil passageiros por dia no eixo Norte-Sul. O metrô vai ter condições de transportar 700 mil pessoas por dia num sistema rápido, seguro, sem interferências, não poluente e com menos ruído.

ESTAÇÕES E TERMINAIS

1.Estação CIC Sul -Terminal CIC Sul
2.Estação Pinheirinho – Terminal Pinheirinho
3.Estação Santa Regina
4.Estação Capão Raso – Terminal Capão Raso
5.Estação Hospital do Trabalhador
6.Estação Portão
7.Estação Morretes
8.Estação Santa Catarina
9.Estação Água Verde
10.Estação Bento Viana
11.Estação Osvaldo Cruz
12.Estação Eufrásio Correia
13.Estação Rua das Flores —– primeira fase
14.Estação Passeio Público
15.Estação Alto da Glória
16.Estação Juvevê
17.Estação Cabral – Terminal Cabral
18.Estação Holanda
29.Estação Boa Vista – Terminal Boa vista
20.Estação Cidadania
21.Estação Santa Cândida – Terminal Santa Cândida


5 comentários

  1. Rafael
    sábado, 8 de outubro de 2011 – 15:04 hs

    Valeu PT, valeu Dilma, valeu Gleisi!

  2. Lucas
    sábado, 8 de outubro de 2011 – 16:34 hs

    Muita presunção…como se fosse ser o prefeito até lá!

  3. M.A.S
    sábado, 8 de outubro de 2011 – 23:02 hs

    PIOR QUE TEM GEN TE QUE ACREDITA.
    DEPOIS ME CONTEM NO QUE VAI VIRAR ESTA CIDADE.
    UM VERDADEIRO CANTEIRO DE OBRAS COM LAMA PARA TODOS OS LADOS E RUAS INTERDITADAS A RODO.
    PARA TENTAR RESOLVER O QUE PODERIA SER FEITO SEM ESSAS ESCAVAÇÕES E A PREÇOS BEM MENORES.
    QUALQUER IDIOTA SABE ISSO.
    MAS TEM GENTE QUE INSISTE NESSA HISTÓRIA DE METRÔ EM CURITIBA.

  4. Anônimo
    domingo, 9 de outubro de 2011 – 3:11 hs

    Isso é que é contar com o ovo no … da galinha.

  5. nacim elias sabagg filho
    domingo, 9 de outubro de 2011 – 10:27 hs

    parabens curitiba pela implantaçao do futuro metro e para nosso prefeito e pela nossa ministra do parana que muito lutou por essa obra esperamos em breve mas nao esqueçam do boqueiraosou morador deste bairro

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*