Fifa teme que denúncia atrapalhe negociações da Copa | Fábio Campana

Fifa teme que denúncia atrapalhe negociações
da Copa

Alguns dos principais funcionários da Fifa temem que a nova polêmica que supostamente envolve o ministro do Esporte, Orlando Silva, complique de vez as negociações finais sobre o formato da Copa do Mundo no Brasil. A revelação feita pela revista Veja.

“Verdade ou mentira, essa história não poderia ter vindo em pior momento”, afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo um alto funcionário da cúpula da Fifa, que pediu anonimato. “Se já estávamos preocupados com o andar do processo, agora o cenário pode ser ainda mais difícil”, disse.

O temor da Fifa, que também enfrenta polêmicas internas de corrupção, é de que todas as decisões que estão pendentes do governo acabem sendo adiadas diante da fragilização do principal interlocutor entre o Palácio do Planalto e Zurique, o próprio Ministério do Esporte.

Nas últimas semanas, os diversos escândalos de corrupção no governo já haviam sido alvo de comentários e preocupações dentro da Fifa. A cúpula da entidade alerta que não tem qualquer posição sobre a veracidade das denúncias e insiste que “todos são inocentes até que se prove o contrário”. Mas o que a entidade teme é que o assunto crie distúrbios em relação ao trabalho que deve ser feito.

Há poucos dias, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, criticou os organizadores brasileiros. Em um evento em Moscou, pediu que os russos “não repitam” os erros do Brasil ao organizar a Copa de 2018.

Na terça-feira, em Zurique, o comitê da Fifa encarregado da Copa de 2014 se reúne para chancelar decisões críticas sobre os locais das partidas, estádios e local de abertura do Mundial. O anúncio oficial será divulgado no final da semana. Nos bastidores, uma série de compromissos legais entre o Brasil e a entidade serão alvo de negociações.

Há duas semanas, a presidente Dilma Rousseff esteve reunida com Valcke, em Bruxelas. Na ocasião, ficou estabelecido que o projeto da Lei Geral da Copa seria modificado. No formato que estava, a Fifa estimava que perderia até US$ 1 bilhão em renda com ingressos, patrocinadores e contratos comerciais.

Dilma aceitou fazer algumas mudanças, reduzindo os prejuízos da Fifa. Mas bateu o pé em uma série de assuntos, como a meia-entrada para idosos. Nesta semana, advogados e negociadores tentariam aproximar as posições, com a esperança de que, depois do anúncio das cidades sedes, a Fifa pudesse finalmente revelar a patrocinadores e empresas envolvidas no evento o formato final da Copa. Com o novo escândalo, a preocupação da Fifa é de que essa negociação fique em segundo plano.


18 comentários

  1. Osiris Duarte de Curityba
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 11:09 hs

    É SÓ MAIS UM … ISTO JÁ NEM MAIS É NOTÍCIA … ETA POVINHO BURRO, QUE ELEGE TAIS OU QUAIS QUE PROMETEM BENEFICIOS PESSOAIS … E O POVINHO (BURRO) AINDA ACREDITA … BEM FEITO !!!

  2. Leonardo Rocha
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 11:49 hs

    Esse PC do B tá mais sujo que pau-de-galinheiro!

  3. Osiris Duarte de Curityba
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 13:53 hs

    É SÓ MAIS UM … ISTO JÁ NEM MAIS É NOTÍCIA … ETA POVINHO BURRO, QUE ELEGE TAIS OU QUAIS QUE PROMETEM BENEFICIOS PESSOAIS … E O POVINHO (BURRO) AINDA ACREDITA … BEM FEITO !!!

  4. OSSOBUCO
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 14:29 hs

    Segundo o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – o ranking da corrupção no Brasil foi o seguinte, medido pela quantidade de políticos cassados por corrupção desde o ano de 2000:

    Ordem – Partido – Nº de cassados 1º) DEM (69);2º) PMDB (66);3º) PSDB (58);4º) PP (26)5º) PTB (24);6º) PDT (23);7º) PR (17);8º) PPS (14);9º) PT (10);10º) PV, PHS, PRONA, PRP (1).

  5. Borduna
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 14:53 hs

    A FIFA sempre soube que isto aqui é o paraíso da corrupção, tanto quanto ela o é. O que acontece é apenas a rotina. Vão agora querer puxar o tapete e fazer doce?

  6. Cajucy
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 16:16 hs

    A FIFA acha que pode tudo. E em podendo tudo, quando se lhe permitem, faz o que quer. Manda e desmanda.

    Aqui, pelo menos por ora, a coisa não está tão simples assim. Dilma tem apertado a corda.

    Se fosse Lula o atual presidente, a FIFA nadaria de braçada…

  7. Revoltado
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 17:14 hs

    O Brasil deveria cobrar alto imposto da FIFA que só esplora os paises sede da Copa.

  8. Deutsch
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 19:14 hs

    Só queria saber quando é que o OSSOBURRO vai fazer algum comentário dentro do contexto da matéria. Acho que ele tem algum cargo comissionado no governo do pt.

  9. OSSOBUCO
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 20:05 hs

    Heil Hitler Deutsch, se vc não entende que essas denúncias vêm da imprensa tucana,o 3º partido mais corrupto do Brasil, que a VEJA não se pode confiar, então vc nunca vai entender nada mesmo!

  10. Divanir
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 20:35 hs

    O OSSOBUCO está revoltado, além de comentar defendendo o PT, deve ter algum carguinho, ou é mais um pobre com internet, que não entende bolhufas de política.

  11. domingo, 16 de outubro de 2011 – 21:06 hs

    Eu pouco estou me lixando pela copa do mundo, estou e preocupado, por doentes aguardando atendimento em corredores de hospitais pubilcos, faltas de sala de aulas e creches, saneamento basico e infra-estrutura para escoamento de nossos produtos agricolas o alto custo da carga tributária, desemprego na maioria dos municipios e o consequente individamento publico por conta desta loucura imposta por nossos governantes Lula&Dilma, pois a conta vai ser paga pelo suor e sangue do trabalhador brasileiro sem dúvida.

  12. Con$orcio BENIN & GOMYDE
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 23:00 hs

    Agora a situação desse ministro do desesporte ficou gravissima depois da reportagem do fantastico….e por quebra alguns carguinhos de paranaenses vao junto tbem

  13. marcos sonhador
    segunda-feira, 17 de outubro de 2011 – 0:33 hs

    O que esperar desse partido, o PcdoB nativo não elegeu nada na capital, mas em contra partida apoiou o prefeito de São Jose dos Pinhais e ganhou a secretaria de esportes, e toda a cambada de Curitiba se arranjou na prefeitura metropolitana, com um secretário do PcdoB, São José ganhou 3 novos ginásios de esportes, várias pracinhas da 3ª idade, sem contar o novo parque no portal “super hiper faturado”, e esta se credenciando para receber jogos da paraolinpiada, de 2016, se for colocar na ponta do lápis só essa cidade ganhou mais verbas federais que todo o resto do Estado juntas,é um tal de toma-la da cá feio de se ver. Afinal tudo pelo esporte nacional. E dá pra ter dúvidas dum ministro desses, cadeia neles.

  14. JF
    segunda-feira, 17 de outubro de 2011 – 2:11 hs

    Tal situação é culpa da influência nefasta dos tucanos e a imprensa marrom que trabalha ao sue favor para desestruturar as reformas nunca vistas antes na história deste país !! Ou talvez seja a influência do espírito do general golbery a rondar os projetos da nova superpotência tupiniquim hein ? huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahauhau !!

  15. SAMURAI
    segunda-feira, 17 de outubro de 2011 – 6:13 hs

    Copa do Mundo no Brasil seria para daqui a dez anos e olhe lá …

  16. ARMER
    segunda-feira, 17 de outubro de 2011 – 8:42 hs

    Parabens OSSOBUCO,Prova que tem visão da realidade,e,não tem memoria curta.

  17. Ernesto
    segunda-feira, 17 de outubro de 2011 – 10:57 hs

    Esse Divanir deve ser mais um riquinho com carguinho em comissão da cota tucana na prefeitura ou no estado. É o aparelhamento político curitiboca.

  18. Ernesto
    segunda-feira, 17 de outubro de 2011 – 16:16 hs

    Quem manipula quem?

    A Veja está fazendo o serviço para a CBF do Ricardo Teixeira, e para o Globo, que comemoram denúncias contra Orlando Silva.

    Orlando Silva e Ricardo Teixeira: escanteado pelo governo, presidente da CBF agora quer dar o troco (André Coelho/Agência O Globo)

    Na Fifa, Orlando Silva é visto como um obstáculo aos interesses da entidade. Jerome Valcke já vinha evitando ter de negociar com ele.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*