Do Blog Caixa Zero
A Assembleia desistiu de votar nesta segunda-feira o projeto que cria o feriado do Dia da Consciência Negra no Paraná. Se fosse aprovado, o Paraná teria feriado anualmente em 20 de novembro.
O clima era de polêmica antes da votação. O deputado Reinhold Stephanes Jr. (PMDB) disse que o autor da proposta, Professor Lemos (PT), estava fazendo os deputados passarem “por um constrangimento”.
O deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do governo Richa na Assembleia, disse que o projeto dava margem para que outras etnias também pedissem seus próprios feriados.
No fim das contas, o projeto acabou não sendo votado por um erro de digitação. O relator do projeto, Evandro Júnior (PSDB), apesar de defender que o projeto é legal, escreveu a palavra “ilegalidade” no seu parecer.
O projeto, com isso, foi adiado por cinco sessões.
13 comentários
Chega de feriado o que e isso…O que falta agora pra ser feriado o dia da consciencia da polaca do albino…Nao tem o que fazer p melhorar a nossa populacao ficam brincando de projetos demagogos..
E o dia da consciência índia, da branca, da amarela, gay, etc., não haverá? Parem com essas bobagens. Não tem mais o que fazer naquela Assembléia?
É, a consciência negra pode muito bem ser comemorada paralelamente ao dia consagrado à Lei Áurea, aliás, derivada mais de interesses comerciais que da magnanimidade do coração duma princesa.
A atuação do Zumbi junto aos quilombolas de Palmares também é muito discutida por estudiosos, afinal, como disse Henfil: “A História é contada por alguém que não estava lá”.
A manchete já é por si racista,não é homenagem a “negros”.trata-se do dia da consciencia negra,como já acontece em diversos estados mt por exemplo.Quanto a Stefanes junior desconheço uma posição em pro- de causas populares,pois ele é da elite refinada,portanto seria surpresa se ele apoiar-se
Negro não precisa de dia, precisa é que nas empresas ele tenha as mesmas chances que o branco…
Quanta invencionice, meu Deus. O nobre deputado não teria assunto mais importante com que se ocupar? Que tal instituir o dia das vítimas de acidentes de trânsito, das mulheres espancadas, dos homossexuais assassinados, das vítimas dos governos corruptos (todos nós) etc.etc. Aliás, dizem os historiadores que escrevem a real história do Brasil colônia, e pós colônia, que o próprio Zumbi dos Palmares utilizava trabalho escravo em seu arraial.
Para o professor Lemos, cada dia de feriado é como outro qualquer. Afinal, como professor ou deputado no final do mês o dele está no banco. Para quem depende do salário diário ou semanal, ou para quem é obrigado a pagar salários ou arcar com toda essa carga tributária, cada feirado é um dia perdido. Já temos anualmente cerca de trinta. Chega de feriados.
Sim, depois cria um feriado para os japoneses, ucranianos, alemães, neozelandeses, havaianos… E depois cria o dia do deputado que não tem o que fazer.
Estive ontem na assembleia e vi o discurso do Dep. Stephanes junior, o que ele quiz dizer é que não se cria um feriado por qualquer tipo de assunto, apesar de ser uma causa muito justa e que além disso foi ele quem criou a lei municipal do dia da consciencia negra e que o Prof. Lemos leva as pessoas no plenário para fazer média e constrangir os deputados.
Engraçado sou ateu e respeito os inúmeros feriados santos neste país. Todo mundo justifica que é pra refletir. Acho que o dia da Consciência Negra deveri ser feriado pra uma grande reflexão desse país preconceituoso. Pq carnaval é feriado ?
Feriado também para brancos, amarelos, mamelucos, índios, vai faltar dias no calendário anual para tanto feriado.
SOU NEGRO, E NO 13 DE MAIO PASSO POR GOZAÇÕES COMO, HJ É COMEMORADO DIA Q VCS FORAM LIBERTADOS…MAS A PRINCESA ISABEL ESCREVEU A LAPIS E HJ EXISTE BORRACHA.
CRIANDO ESTE FERIADO SERÁ MAIS UM DIA DE GOZAÇÕES, ALÉM DE NOS SENTIR INFERIOR, NOS NEGRO NÃO PRECISAMOS DISSO.
O DEPUTADO DEVERIA SOLICITAR OUTRAS PROJETOS Q SERVERIA PARA TODOS, SE ACHA Q VAI FAZER MÉDIA COM OS NEGROS ESTÁ COMPLETAMENTE ENGANADO.
O PT é mestre em dividir para conquistar. Essa questão racial, foi posta em pauta perante a sociedade brasileira para que os PeTralhas angariassem votos dos negros. O espertalhão do deputado petista quer afagar o ego dos negros para ganhar voto deles. É tudo para se manter no “puder” e dele se locupletar!!!