Encontro nacional de secretários de segurança pública começa em Foz | Fábio Campana

Encontro nacional de secretários de segurança pública começa em Foz

De Samuel Nunes do G1 PR

Começa na noite desta quinta-feira (6), em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, a 41ª reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp). Esta será a terceira reunião do ano. As duas anteriores ocorreram no Rio de Janeiro. Representantes de todos os Estados e do Distrito Federal deverão participar. A secretária nacional de segurança pública, Regina Miki, e a secretária nacional de política sobre drogas, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte, também estarão no evento.

Os representantes estaduais serão divididos em câmaras temáticas que devem criar um panorama da situação em que se encontra a segurança pública no Brasil. Os resultados deverão ser entregues à Miki, que deverá encaminhá-lo à presidente Dilma Roussef.

Das reuniões à prática

Um dos pontos mais discutidos nos encontros diz respeito às fronteiras. Um estudo do governo federal apontou que a maior parte dos crimes nas regiões metropolitanas está relacionada a falhas na segurança que facilitam a entrada de armas, drogas e contrabando. No Paraná, o governo estadual já planeja montar o Batalhão de Fronteira, uma seção especial da Polícia que deve aumentar a segurança no estado.

O Batalhão também deverá contar com o auxílio do governo federal, com as Polícias e Forças Armadas. A previsão é de que as atividades dos policiais já iniciem no ano que vem.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*